quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

E se importássemos milhares de óculos como estes?


O desemprego é uma compulsão para a desvalorização geral de um país e para a desgraça. Mas é uma força poderosa e terrível para revelar a essência do mundo. As palavras dos discursos, as caras que os proferem calmamente, de forma instruída, surgem com novas interpretações. As imagens comesinhas da televisão parecem ganhar traços cínicos e perigosos. O desemprego é uma energia negra que tudo consome.

Por isso, se torna tão actual rever este filme de Carpenter, de 1988, sobre o mundo por detrás do mundo e tudo o que nos leva a ser como somos. "THEY LIVE" mesmo entre nós e passam diariamente mensagens que, inconscientemente, passamos a sentir como inelutáveis. "Reformas estruturais", "reduzir salários", "viver acima das possibilidades", "temos de fazer os que os mercados querem", "não há alternativa".

Pelo menos, até que um dia ganhamos um novo olhar sobre o mundo. E por isso, é tão importante descobrir esse par de óculos.

Para quem não tenha paciência, ver a partir do minuto 32.

Feliz Natal e um 2015 clarificador.

2 comentários:

menvp disse...

É PRECISO DIZER NÃO AO NAZISMO-DEMOCRÁTICO... E... SIM AO DIREITO À SOBREVIVÊNCIA!
.
.
Leia-se:
Ponto nº1:
- é preciso dizer NÃO àqueles que pretendem determinar/negar democraticamente o Direito à Sobrevivência de outros.
.
Ponto nº 2:
Todos diferentes, todos iguais!...
-> Isto é: TODAS as identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta!...
{nota: Inclusive as de 'baixo rendimento demográfico' (reprodutivo)!... Inclusive as economicamente pouco rentáveis!...}
-> Uma NAÇÃO é uma comunidade duma mesma matriz racial onde existe partilha laços de sangue, com um património etno-cultural comum.
-> Uma PÁTRIA é a realização de uma Nação num espaço.
Resumindo: os 'globalization-lovers' que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa!
.
.
.
P.S.1.
Nazismo não é o ser 'alto e louro', bla bla bla,... mas sim... a busca de pretextos com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros!
[nota: para além dos hitlerianos, existem outros... um exemplo: os 'HOLOCAUSTERS' MAIS MASSIVOS DA HISTÓRIA (na América do Norte, na América do Sul, etc) são precisamente aqueles que buscaram/procuraram pretextos para negar o direito à Sobrevivência de Identidades Autóctones... nomeadamente, e em particular,... aqueles que argumentam que a sobrevivência de Identidades Autóctones prejudica a economia]
.
P.S.2.
Separatismo-50-50.

disse...

lembro-me do Manuel João Vieira, que nem aprecio, ter citado no Eixo do Mal especial a propósito dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, John Carpenter e They Live; volta não volta o filme passa no Syfy, e lembro-me sempre do encontro inicial entre o protagonista principal e o padre proscrito a dizer ao 'herói' que tinha mãos de operário, as 'indirectas' ao capitalismo e à sociedade de consumo… Eles vivem mas nós vamos sobreviver-lhes e vamos mudar a história João (José Luís Albuquerque)