segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

As luvas e os blindados submarinos


Na semana passada, soube-se – com espanto – do arquivamento do inquérito ao negócio de compra dos dois submarinos.

O processo alemão concluiu pela existência de pagamento de “luvas” em Portugal, mas o processo português não conseguiu encontrá-las. Em vez disso, o despacho de arquivamento dá conta de pormenores suficientemente pornográficos que acicatam a curiosidade em ver como foi que o Ministério Público chegou a um desfecho tão decepcionante.

Um dos aspectos escandalosos é que, nem por fraude fiscal, se pôde acusar os – parafreando Ricardo Salgado - três “tipos” da Escom que terão ficado com 15 dos 30 milhões de euros pagos pela firma alemã. Porquê? Porque beneficiaram do Regime Extraordinário de Regularização Tributário (RERT) que os protege de qualquer dessas acusações criminais.

Esses três, que são os principais suspeitos de terem pago as ditas “luvas”, preparavam-se em 2003, 2004 para se lançar em operações semelhantes à dos submarinos, com “carros blindados, fragatas, metralhadoras” (ver minuto 4:00).

E é esse aspecto que me suscitou curiosidade.

Paulo Núncio nasceu em 1968 e é advogado. Formou-se na Universidade Católica em 1992, é militante centrista, pertenceu à sua direcção, foi conselheiro de Paulo Portas, negociou com a troika em nome do CDS. Na década de 90, foi advogado na firma Morais Leitão, Galvão Teles & associados. Esta firma é associada de outra - a MLGT Madeira — Management & Investment - que aparece (ver o livro “Suite 605” de João Pedro Martins) como tendo usado um expediente de clonagem de empresas, com o mesmo nome e números diferentes, criando um "jogo de espelhos" às autoridades. Foi por causa disso que a zona franca da Madeira já foi colocada sob os holofotes das investigações fiscais internacionais, nomeadamente italianas. A MLGT Madeira criou, até Dezembro de 2004, um grupo de 112 sociedades com o mesmo nome, Taggia.

Na revista Offshore Investment Archive, de Maio de 1999, há um artigo assinado por Paulo Núncio, ligado à MLGT Madeira. Núncio desmente.

Em 2002, forma-se o Governo Durão Barroso, com Paulo Portas como ministro da Defesa. É durante o seu mandato, até 2005, que a compra dos dois submarinos é aprovada. O concurso público para a compra dos veículos anfíbios é lançado em 2003. Paulo Núncio surge em 2004 como advogado do fabricante austríaco Steyr (firma mais tarde comprada pela norte-americana General Dynamics).

A 30/11/2004, Jorge Sampaio dissolve o Parlamento. E seis dias depois, Paulo Portas despacha a adjudicação dos Pandur à Steyr. Em Janeiro de 2005, o concorrente finlandês queixa-se judicialmente. Mas a queixa não tem provimento e o contrato é assinado a 15/2/2005, cinco dias antes das eleições legislativas de 2005.

Paulo Núncio esteve nas contrapartidas”, afirmou a 9/9/2014, na comissão parlamentar de inquérito à aquisição de equipamentos militares, Francisco Pita, o dono da empresa Fabrequipa que, em 2006, ganhou o direito de construir os veículos anfíbios Pandur II, (ver 3:03:00).

Pita foi militante do CDS desde 1974, membro da JC, candidato a deputado por diversas vezes, membro do conselho nacional em 1992, mas que apenas se cruzou com Portas na Universidade Católica (“fomos colegas”) e disse não conhecer nem nunca ter falado com ele sobre o contrato e que Portas está “limpo” no caso dos Pandur.

A candidatura da Steyr suscita dúvidas. A Steyr ganha o concurso público associada com a firma GOM (criada por ex-quadros da Bombardier) que – como conta Francisco Pita – não tinha nem experiência, nem fábrica, mas sim um projecto em power-point e um protótipo, mas sem planos fabris. Depois de um telefonema de “um amigo”, os donos da Fabrequipa - um construtor de semi-reboques - põe-se em campo e acabam por assinar um contrato de fabrico com a Steyr. Mas quando se dirige à comissão permanente de contrapartidas (CPC), o seu presidente, o engenheiro Rui Neves, diz-lhe que não pode ser considerado parte beneficiária do concurso, porque quem tem os direitos das contrapartidas era a firma GOM, nos valor de mais de cem milhões de euros. Por isso, Francisco Pita diz que foi “obrigado a comprar a GOM” (ver 33:30).

Mas a GOM não existia. “Não tinha fábrica, não tinha trabalhadores, vivia nos escritórios de um advogado”. “Ninguém me obrigou entre aspas a comprar a GOM: a GOM estava lá para ser comprada, qualquer empresário, qualquer industrial, qualquer pessoa normal se aperceberia disso. (...) Servia para quê? Servia para vender os direitos que tinha". (ver 1:11:00).

A “empresa” custou “alguns milhões de euros”. Francisco Pita não diz quanto foi ao certo. Mas pagou a quem? Pita esquiva-se. “Aos donos da GOM. Que eram... Agora vou ter de puxar pela cabeça, porque nunca conheci nenhum. Vou dizer porquê. Eu comprei uma empresa chamada GOM a uma offshore que era dona da GOM” (ver 1:12:15). Mas era fisicamente representada por quem? “Pelos advogados”. Mas quem? “Não vou revelar”. Pita é então admoestado a dizer. “Senhor deputado, não me recordo. Peço-lhe desculpa, não me recordo”. (ver 1:30:00). Os deputados aceitaram.

Paulo Núncio aparece quando a Fabrequipa é pressionada a assinar umas claims que Francisco Pita disse não estarem correctas. “De um lado, estava a empresa que queria assinar as contrapartidas como tinham de ser assinadas e do outro estava eu diria uma força enorme que quase estavam a nos obrigar as assinar as contrapartidas (...) Recordo-me que éramos uma 16 pessoas, ingleses, vieram americanos da KPMG, cada um a ditar da sua sapiência. Da minha parte estava a doutora Paula Cristina Lourenço e Germano Marques da Silva (...) Recordo que, do lado das contrapartidas que tinham de ser assinadas – e que eu não quis assinar – estava o dr Paulo Núncio, actual Secretário de Estado do Planeamento Fiscal que representava na altura, se a memória não me falha, a Steyr. Éramos muita gente. Recusei-me a assinar porque achava na altura que as contrapartidas eram uma coisa séria. E sempre achei. As contrapartidas não podem ser vistas como ‘ok, depois nós cumprimos’. Elas têm de ser cumpridas.

A maioria PSD/CDS recusou a ida à comissão de Paulo Núncio.

A 4/4/2010, o ministério público checo investiga suspeitas de corrupção relacionadas com o caso Pandur II, contratualizados igualmente com a Steyr. A 20/8/2010, o MP português investiga suspeitas de corrupção no caso Pandur II. A 25/1/2011, o juiz Carlos Alexandre decide levar a julgamento todos os arguidos do processo de contrapartidas do caso dos submarinos. A 17/3/2011, o DCIAP pede informações sobre Paulo Portas ao Ministério Público de Munique que acusou dois ex-quadros da Ferrostaal de pagamento de mais de 62 milhões de euros em “luvas” para garantir negócio na Grécia e em Portugal (ver visão 18/12/2014).

A 4/4/2011, a PGR garantiu à comissão de inquérito parlamentar à compra de equipamentos militares, através de ofício classificado de confidencial assinado por Joana Marques Vidal, que "corre termo pelo DCIAP [...] uma averiguação preventiva com o nº 44/11, relativa aos Pandur".

Em Junho de 2011, pela mão de Paulo Portas, Paulo Núncio é nomeado secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

A 17/10/2011, dá entrada no Parlamento a proposta de OE 2012 que integra, encavalitado, a terceira versão do RERT (ver pag338), que concede uma amnistia criminal, mas - ao contrário das duas primeiras versões - sem qualquer obrigação do repatriamento dos capitais em fuga. A nova norma mal é discutida no Parlamento.

E é ao abrigo desse esquema de amnistia que os beneficiários do negócio dos submarinos conseguiram evitar os procedimentos criminais, levando ao arquivamento do inquérito da compra dos submarinos.
 
A 1/10/2014, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) abriu um inquérito à aquisição dos Pandur. O inquérito foi aberto na sequência de terem surgido novos elementos, durante uma averiguação preventiva aberta em 2011, que indiciam a prática de eventuais crimes. Nos dias seguintes, os partidos da maioria fecham a comissão de inquérito

Veremos como serão os próximos episódios.

Actualização: para que escritório Paulo Núncio se tornou consultor após a sua passagem pelo Governo? Morais Leitão, Galvão Meles, Soares da Silva & Associados, onde está igualmente como sócio António Lobo Xavier, ele igualmente militante do CDS. Paulo Núncio dá igualmente aulas do mestrado de fiscalizadade na Universidade Nova de Lisboa e, em 2016, foi distinguido personalidade do ano pela Associação Portuguesa de Fundos de Investimento. O que terá ele feito por isso?

11 comentários:

Anónimo disse...

Já tivemos submarinos, o Vera Cruz, o Santa Maria e o Principe Perfeito, os CTT/TLP, só sobrou Cabora Bassa, os Retornados e a TAP.

Está indo tudo embora, mas ainda vamos arranjando outras complicações.

Anónimo disse...

Entretanto a esquerda à esquerda do PS discute pela enésima vez quem é verdadeiramente de esquerda (quem são os "puros"), as dissidências, as uniões, os partidos, os movimentos, os abaixo-assinados, os manifestos, ... Após quatro anos de austeridade ainda discute o programa eleitoral (ou mais propriamente, os princípios programáticos de um pré-programa eleitoral), se concorre com um partido ou com um movimento, as alianças, ...
Ou seja, prepara-se para mais uma vez dar tiros nos pés e não querer ter poder, não querer governar. Só quando tiver poder e governar, casos como estes deixarão de existir ou, pelo menos, serão investigados e punidos até às últimas consequências.

Anónimo disse...

Um muito bom texto.

Portas,os submarinos, núncio, a camarilha do PP...mas com a cumplicidade sempre presente do seu parceiro de coligaçao, o PSD.E com cavaco a dar a cobertura necessária na necessária legislação

Fede.Fedem.

De

António Geraldo Dias disse...

Na década de noventa do século passado a disciplina de Comportamento e Desenvolvimento Organizacional já explicava como as formas organizacionais/empresariais tendiam para estruturas cujo modelo de funcionamento as aproximava do modelo tribal/mafioso do controlo estratégico das organizações sem transparência nem prestação de contas (accountability)-os primeiros escândalos da Enron evidenciaram como todo o sistema de controlo e auditoria é permeável ao crime económico sem que uma resposta de regulação lhe apertasse a malha,antes pelo contrário as actividades económicas criminosas branqueamento/tráfico de capitais atingem níveis alarmantes em ligação com a crise sistémica e os novos "regimes de acumulação"sem democracia - que afectam e travam todas as formas de controlo democrático da economia: a crise institucional é isso em grande parte...a democracia ou o que resta dela exige face ao descalabro das formas organizacionais/institucionais uma resposta social à corrupção fiscal/forense/criminal contra o crime económico de banda larga e alta intensidade distinguindo claramente da criminalização dos pobres que só acumulam pobreza no interior de um ciclo de reprodução alargada da corrupção- a acumulação de riqueza patrimonial segue um padrão em que o o capital e o roubo da maioria da população são sustentados por práticas que promovem a Ilegalidade e a Injustiça a Economia paralela e o Estado paralelo.

Unknown disse...

scary movie

Anónimo disse...

Quem Protegeu o CDS/PP? Pelo andamento da carruagem, vai-se sabendo que o BES/GES se encontrava no olho do furação. Ainda está para se saber porque não foram considerados arguidos os militantes do CGS/PP que num dia depositaram mais de um Milhão de euros nos balcões do BES. Quem era Jacinto Leite Capelo Rego?

Dias disse...

Que teia!
E por favor, não me venham falar mais do Sócrates...

Unknown disse...

A base de dados http://offshoreleaks.icij.org/search
deu bastante trabalho a fazer mas ajuda a quem gosta de saber com quantos paus se faz uma canoa(submarino), quem são os amigos dos amigos nos paraísos.

Antonio Rodrigues disse...

Esta situação de José Socrates,, tem fio para pegar...mas só foi levantado nesta altura para encobrir a situação dos submarinos e o Paulo Portas..não me lixem este governo a mando do poder capitalista..europeu ,mesmo sabendo que na Alemanha, houve julgamentos com prisões.e na Grecia, querem encobrir alguem cá em Portugal ..porque é que nas reuniões da Familia ..Espirito Santo,se discutiu que de 30 milhões foi baixando,,de pagamentos cá em Portugal...eu chamo a isto Ditadura capitalista=corruptos..

taawaciclos disse...

No final o mais importante é que os irresponsáveis escravos tugas continuam a votar na Tróica de Portróical (PSD/CDS/PS) e o resto que se lixe! Mais impostos menos impostos, mais BPN menos BES, et cetera... A carteira do escravo tuga é funda!

José Azevedo disse...

Preciso de saber se (e quando) a Fabrequipa vai pagar as indemnizações aos trabalhadores. Há alguma informação sobre isso?