terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Estruturas

A CEE, na situação actual, é a CEE do capital monopolista, é o mecanismo de consolidação da dominação do capitalismo americano-alemão na Europa.

Andreas Papandreou [fundador do PASOK], As estruturas da dependência, Le Monde Diplomatique, 1977, republicado em Fevereiro de 2013.

Os passados são mesmo muitos socialismos distantes. E o que é a UE na situação actual, dada a austeridade permanente ou a promoção do comércio dito totalmente livre, o tal proteccionismo das fracções fortes do capital? E o que dizem e fazem os socialistas? Fazem mais do que escrever cartas a constatar o óbvio, a sensibilizar e a apelar à obrigação moral de quem comanda a economia política actual? E quem denuncia e procura superar as estruturas da dependência?

3 comentários:

Aleixo disse...

O problema, reside no podre da democracia representativa:

- a atitude, dos representantes eleitos.

Carlos Camelo disse...

Pois, os do PS não fazem nada mais do que escrever cartas, para depois na volta aceitarem tudo o que lhes for proposto, desde que venha lá de cima, das instâncias da UE. E os da dita "Ala Esquerda" irão, como de costume, obedecer às ordens do aparelho partidário.

R.B. NorTør disse...

Por outro lado, como Churchill terá dito, essa democracia é a pior forma de governo, exepto todas as outras já experimentadas.