segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Da cegueira

«Substituir a análise individualizada por uma análise sistémica baseada na área do euro revela bom senso por parte da S&P. Significa que a S&P, apesar de todos os seus defeitos, não perdeu completamente o contacto com a realidade e, finalmente, se juntou ao clube dos que pretendem analisar uma crise sistémica... de forma sistemática. Esta quebra metodológica, que rejeita a tese da culpabilidade dos devedores como explicação para a crise, devia interessar a Portugal. Mas, infelizmente, não interessa a Gaspar e, aparentamente, também não interessa a este governo que quer ir para além da Troika.»

Vale a pena ler na íntegra este post (e também este) do João Galamba no Jugular, sobre os fundamentos que levaram a Standard & Poors a descer o rating de diversos países europeus (incluíndo o da França e de Portugal) na sexta-feira passada. É curioso constatar que quem, como o ministro Vítor Gaspar, usava o argumento dos «riscos de contágio» para justificar as políticas de austeridade, venha hoje recusar a análise sistémica da S&P, que sublinha a natureza crítica do próprio euro, constatando acrescidamente o óbvio: «um processo de reforma unicamente assente no pilar da austeridade corre o risco de se tornar auto-destrutivo, à medida que a procura interna diminui, em linha com a quebra da confiança dos consumidores em relação ao emprego e ao rendimento disponível, erodindo a receita tributária».

O que é a cegueira? Não ver, não querer ver ou fingir que não se vê?

3 comentários:

Maquiavel disse...

Que este Governo é cego já se sabe: seguem os dogmas neoliberais, e väo-se socorrendo da conjuntura para arranjar as justificaçöes. Se até aqui foi "para subir na notaçäo", agora deve ser "entäo, se näo fosse a austeridade, estaríamos, QUIÇÁ, abaixo de lixo". Algo assim.

Entäo o Reino Unido manteve-se, mesmo com os indicadores económicos *todos* piores que a França... claro, afinal estäo fora do malfadado Euro.

Curioso... a Irlanda está no malfadado Euro mas também manteve! Pois é... coincidência... numa análise sistémica, se a Irlanda caísse arrastaria o país mais exposto à divida irlandesa... o tal que até tem os indicadores indicadores todos piores que a França, mas que mantem a notaçäo máxima!!!

Cegueira, meus caros, é näo ver que a estratégia da Merkel é meter os limites ao défice nas constituiçöes dos países esbanjadores ANTES de lançar as eurobrigaçöes (que resolveräo de vez a crise da dívida, e ela sabe-o). Veremos se consegue... a S&P pregou-lhe esta partida!

Anónimo disse...

A Quadrilha Selvagem continua alegremente a governar este país.

Anónimo disse...

E qual é a coerência de João Galamba?
Onde estava quando esta "cegueira" começou?
Acaso só agora nasceu para a realidade portuguesa, ou o oportunismo político vale por si?

E vocês? Dão espaço a esta malta para andar a branquear as coisas, ou estão decididos a denunciar TODOS os intervenientes que gravitam em torno desta situação que não começou agora?