quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Robin dos Bosques aterra na Portela…


… com equipa de assessores do FMI e BCE. Ele vem reduzir o défice e a dívida pública quer “eles” queiram, quer não. Está já convocada uma manifestação de banqueiros e alguns economistas para a Rua do Ouro. Teme-se o congestionamento da passadeira de peões [e a notícia, se existisse, continuaria por aí fora].

A campanha a favor da taxa Robin dos Bosques nasceu no Reino Unido. É preciso globaliza-la. Os governos despejaram biliões no sistema financeiro (o português não foi excepção). Os homens do fraque querem agora o dinheiro de volta. Por que havemos de ser nós a pagar sob a forma de redução dos serviços públicos, dos salários, do investimento público, enquanto a banca e os fundos de investimentos continuam a distribuir bónus e lucros?

A taxa Robin dos Bosques é uma taxa de 0.05 % sobre todas as transacções especulativas das instituições financeiras. A taxa é insignificante mas a colecta pode ser gigante. O movimento está a ganhar forma e volume, transcendendo barreiras políticas e ideológicas, ao ponto de já ter suscitado o acordo de Gordon Brown, Angela Merkel, Nicolas Sarkozy, George Soros, Warren Buffet, e muitos outros, incluindo 350 destacados economistas. É isso que é preciso. Campanha pela taxa Robin dos Bosques também em Portugal. Se a taxa se tornar global, ou pelo menos europeia, para que paraíso vão fugir o capital especulativo e os génios da finança que dizem só trabalhar se receberem incentivos milionários?

3 comentários:

Anónimo disse...

Já subscrevi!
Obrigado por divulgarem esta excelente inciativa, tu e o João Rodrigues e o Nuno Teles, etc.!
André Freire

Paulo Jacinto disse...

Acabo de o fazer.
Esta é daquelas iniciativas que toda a divulgação é pouca.
Abraço

Anónimo disse...

Subscrevi agora mesmo. Há que fazer chegar a ideia á comunicação social para que em Portugal também se faça campanha, como diz o Castro Caldas.
Cláudio Teixeira