quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A memória é curta?

Uma série de distintos economistas convencionais lançou um abaixo-assinado a favor de uma resposta sistémica coordenada à escala europeia para fazer face à crise financeira (via o imprescindível economia.info). Tudo muito sensato. Entre os dinamizadores estão os conhecidos Alberto Alesina e Francesco Giavazzi, autores do Futuro da Europa, editado entre nós em 2007 (publicado em 2006). O livro é um apelo à continuação da convergência da Europa continental para o modelo anglo-saxónico de capitalismo. A golpes de política europeia e nacional claro. É preciso continuar a partir a espinha aos sindicatos e a erradicar o éthos igualitário que ainda sobrevive em muitas instituições públicas. Não poupam elogios ao dinamismo e à inovação dos mercados financeiros e dos bancos norte-americanos. Instigam os europeus a imitar. Inovem. Os «incentivos de mercado», que geram abissais desigualdades, são elogiados. O paraíso na terra. A crise é também a crise do discurso económico dominante. As suas responsabilidades no que está a acontecer são por demais evidentes.

7 comentários:

João Pinto e Castro disse...

Bem lembrado. Excelente momento para revisitar o livro (há tradução portuguesa) capítulo por capítulo.

Dias disse...

Giavazzi foi conselheiro de Berlusconi e das políticas económicas da UE de Durão Barroso…Que grandes encomendas!

F. Penim Redondo disse...

Quase toda a gente fala da crise de Wall Street como se se tratasse apenas de um acesso de ganância concretizado através de malabarismos à beira da vigarice.
Se assim fosse estaríamos nós bem. Castigava-se os tarados e repunha-se a ordem dos mercados.

O problema é que , por trás dos exageros na concessão do crédito, existe uma crise económica profunda. Não há um equilíbrio sustentável entre a procura, essa sim em crise, e a oferta que cresce exponencialmente.

O trabalho é cada vez menos incorporado durante a produção, que se automatiza constantemente, e torna-se cada vez mais um componente não-repetitivo que se esgota antes (concepção, planeamento...) ou depois (marketing, distribuição..) do acto produtivo.

Nos tempos de Marx os operários eram explorados porque quando chegavam às quatro da tarde já tinham produzido o equivalente ao seu salário e, apesar disso, continuavam a laborar até às sete. Hoje, os "trabalhadores do conhecimento" recebem o ordenado do mês em troca de "software" ou "ideias" ou "imagens" que ficam a facturar para os seu patrões durante anos, mesmo até depois de eles terem sido despedidos da empresa que ficou com as suas criações.

Esta diferença levou à emergência de uma sociedade que tem muita dificuldade em encontrar compradores para as quantidades brutais de mercadorias, físicas e virtuais, que disputam entre si os salários dos trabalhadores.

É por esta razão que o sistema gera constantemente novas formas de ampliar a capacidade de aquisição, a procura, através de esquemas cada vez mais delirantes de concessão de crédito.

Em vez de pagar a quem trabalha, a quem cria valor, de acordo com o que rendeu o que se faz é tentar convencer os cidadãos a gastar já hoje aquilo que se supõe que vão ganhar no futuro.

Enquanto esta contradição não for superada continuaremos a ter "crises financeiras" que não são mais do que sintomas epidérmicos da doença.

Quando esta contradição for superada já não estaremos provavelmente a viver em capitalismo.

Pedro Fontela disse...

:) a mim palpita-me que estes senhores serão dos tais que dizem que nunca existiu liberalismo nos USA...

Wyrm disse...

Saúdo o f. penim redondo pela lucidez do comentário.
Concordo absolutamente.

Anónimo disse...

Perfeitamente de acordo com o comentário do f. penin redondo!!!

enquanto houver a exploração do homem pelo homem, faz todo o sentido continuar a falar de Marx e suas teorias!... e aplicações!!!

Democracia Avançada?!?!

Anónimo disse...

F penim redondo falou bem.
Muito bem.