terça-feira, 22 de março de 2016

Não mudem de pensamento

Estou a assistir à emissão da SIC Notícias em contínuo sobre os atentados em Bruxelas. E a mensagem passada é a habitual:

"A melhor forma de combater o terrorismo é viver com naturalidade, voltar à vida" (Nuno Rogeiro disse-o talvez por outras palavras). "Não podemos ter medo, não podemos ceder ao inimigo, porque o seu objectivo é criar medo, as pessoas ficam reféns desse medo e mudam a sua forma de pensamento" (Cândida Pinto disse-o, talvez por outras palavras). "Cada vez que explodem bombas, aparecem pessoas com explicações, com causas sociológicas, quando o essencial é condenar os atentados" (Nuno Melo, deputado do CDS, disse-o talvez por outras palavras).

Ou seja, a ideia geral é a de que teremos de viver com o terrorismo. Não pensemos no que pode estar por detrás do terror, porque os seus actos não têm qualquer justificação. Deixemos tudo como está. Não mudemos as nossas convicções. Não questionemos a eficácia do combate ao terrorismo com violência. Não questionemos a ideia de que a guerra se combate com guerra. Não questionemos a razão por que morrem os nossos vizinhos nem por que morrem os vizinhos de quem nos ataca. Não questionemos as causas da morte de todas estas pessoas. Vivam a vossa vida, não saiam de casa, enquanto nós tratamos de tudo... E se voltarem a explodir mais bombas, voltem a pensar o mesmo.

10 comentários:

Anónimo disse...

Sim, a mensagem é essa: "não pensem, não vale a pena." Tem toda a razão.

Justiniano disse...

O joao ramos de almeida quer, verdadeiramente, colocar questões!? Há muitas outras questões, certo?

Anónimo disse...

Se acha que um apelo a viver a vida e a não ceder ao medo é um convite a não questionar os políticos ou a reflectir sobre o mundo, está profundamente doente.


Miguel Duarte

Anónimo disse...

"Ou seja, a ideia geral é a de que teremos de viver com o terrorismo. Não pensemos no que pode estar por detrás do terror, porque os seus actos não têm qualquer justificação."


e este tipo de raciocinio aplica-se, de certa forma, ao terrorismo prepetrado pelos banksters...
os banksters destroem a economia mas como não há alternativa dizem-nos que temos viver dentro das nossas possibilidades, e portanto, caluda!


e já agora, mandem o Nuno Melo para o Iraque combater o estado islamico, e enquanto lá anda ele que procure bem pelas armas de destruição maciça!!!


Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o que escreveu é a miséria intelectual em todo o seu esplendor.

Anónimo disse...

Exemplos de uma classe política a nível europeu, mas preocupada no "politicamente correcto", mais preocupada em sobreviver com a sua "europa" e suas regalias ... do que a representar o comum cidadão europeu que, à força, paga todas essas inutilidades, ou mesmo nulidades, políticas.

fernanda disse...

Claro, voltar á normalidade, tudo bem; mas não deixa de ter implícito um convite a não colocar em causa as políticas externas desastrosas que a Europa e os Estados Unidos têm levado a cabo. Ninguém se pergunta seriamente como é que o chamado estado islâmico consegue sobreviver, quem lhe garante a logística e cria corredores seguros onde pode circular; e não perguntam porque tinham de descobrir que a barbaridade não começa nem acaba com os terroristas. Também ninguém parece perceber que esta teatralidade criada a volta dos atentados so serve para incrementar o pânico e não percebem que deveriam criar uma qualquer forma de cooperação informativa no sentido de uma muito maior sobriedade noticiosa. Claro que este meu comentário poderá ser criticado com o argumento da liberdade informativa e do pluralismo, mas sobre isto também há muito a dizer. porque frequentemente não passa de um verbo de encher, ou seja, de pura retórica.

Anónimo disse...

E´ minha opinião que esta´ a ficar claro que para a atitude Imperialista da Hegemonia Global, a Europa e´ o Espaço Ideal para segundo Teatro de Operações Belicistas a seguir ao Medio Oriente.
Me parece que depois de ter nascido em 1939
Ainda com as cinzas do terrorismo que foi a guerra civil de Espanha estava a entrar no terrorismo ainda maior que foi a 2ª Guerra Mundial, mas sempre acompanhado com o terrorismo económico. E entre terrorismos menores, veio o terrorismo chamada Guerra da Coreia. E que para além do terrorismo Pidesco veio o terrorismo da Guerra Colonial em pleno terrorismo da Guerra Fria. Agora não me posso furtar a este terrorismo de novo tipo. Vou acabar os dias que me resta neste triste e vil terrorismo. Isto e´ que foi viver a´ grande e a´ francesa, Em?! De Adelino Silva

Anónimo disse...

Muito bom texto!

A.Silva

Justiniano disse...

Questões, olhe questões!! Por toda a imprensa, de quem questiona, como clamava por, o caro ramos de almeida.
Até o Ferreira Fernandes, no DN, coloca questões e oferece algumas respostas. Mas, percorra-se a imprensa que, ao que parece, está cheia de gente que pensa e coloca questões. Ao repto do caro ramos de almeida, muitas questões e algumas respostas. Não sei, sinceramente, se o caro ramos de almeida gostará das questões ou das respostas que a maioria da imprensa oferece. Talvez ainda venha, ocaro ramos de almeida, a preferir o tom apaziguador e descogitante da Candida Pinto e do Nuno Rogeiro!!
Convém, por vezes, pensar antes de pedir qualquer coisa!!