sexta-feira, 11 de março de 2016

Economia social


A economia social é uma ideia virtuosa e militante que aponta para uma sociedade alternativa assente em relações económicas de sentido altruísta. As organizações que assim podemos designar evocam um riquíssimo património de ideias e de experiências inscritas no tempo e fundamente embebidas na vida social. A economia social é uma ideia em movimento.

Álvaro Garrido na introdução a um trabalho pioneiro de história da economia social em Portugal: uma história de ideias em movimento (inter)nacional, debruçando-se sobre um arco temporal que vai do período liberal no século XIX até aos anos setenta no século XX. Depois de ler o livro, ficamos a perceber porque é que a economia social não pode ser reduzida a “uma fatigada expressão que se apresenta em repetitivo discurso”, hoje de resto tantas vezes feito com propósitos bem duvidosos do ponto de vista intelectual e político…

2 comentários:

Jose disse...

Economia Social inclui as Misericórdias e a Jonet?

Anónimo disse...

Bora o tipo da Jonet ler mais para ver se aprende mais um pouco, porque as aulas da mocidade portuguesa estão gastas e falidas.

Mas quando o ódio ao conhecimento é uma marca..