sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O momento em que tudo mudou

Evolução da Euribor a 6 meses. 
Sim, a culpa do que estamos a viver continua a ser da crise financeira. Sim, a culpa continua a ser dos produtos financeiros que, sob o pretexto de proteger os investidores da instabilidade dos mercados, a aumentam exponencialmente. E sim, continuamos a falar de contratos SWAP.

A evolução das taxas Euribor dos últimos anos dá-nos uma visão de contexto do que terá acontecido*:

Entre 2005 e 2008 as Euribor subiram de valores da ordem dos 2%, para valores que chegaram a ultrapassar os 5%. Claro que quem tinha contratos indexados a estas taxas, viu os seus custos aumentar e não é estapafúrdio admitir que alguns gestores públicos que contrataram os SWAP se estivessem realmente a tentar proteger de novas subidas. Mas estes gestores parecem ter-se esquecido da lei popular que estipula que tudo o que sobe, mais tarde ou mais cedo, tem de descer. E essa previsão nem sequer era muito difícil de fazer, a partir do momento em que o mercado começou a funcionar acima da média de longo prazo do mercado que foi de 3,26% entre 1999 e 2007.

Os gestores públicos assinaram contratos que seriam fortemente penalizados no momento em que essa descida acontecesse. É um daqueles milagres do mundo financeiro em que uma descida das taxas de juro se vira contra os devedores e os faz pagar ainda mais pelos seus financiamentos do que se as taxas de juro tivessem subido…

No final de 2008, as taxas de juro colapsaram e as empresas públicas portuguesas ficaram com uma conta astronómica para pagar. Claro que rapidez da descida e os valores atingidos pelas taxas eram difíceis de prever e pioraram muito a situação, mas a verdade é que a probabilidade de descida sempre existiu e o risco foi assumido assim mesmo.

Nada justifica que estas empresas tenham utilizado dinheiros públicos em produtos complexos especulativos. Mas, para além disso, olhando para a evolução dos números, o desfecho negativo nem sequer era assim tão difícil de adivinhar nem por estes gestores, que foram no mínimo incompetentes, nem pelos bancos que lhes proposeram os contratos…


* Continuamos a falar do que terá acontecido porque, como não me canso de lembrar, estes contratos e os relatórios na base da sua análise, continuam a ser classificados e desconhecidos dos contribuintes que os pagam.

5 comentários:

Anónimo disse...

Portugal a 30 anos tem alguém que lhe assegure o financiamento?

Anónimo disse...

Um milagre...facilmente explicável pela eclosão da crise financeira de 2008 e a consequente intervenção dos bancos centrais para estimular a economia através da descida das taxas de juro...

Diogo disse...

«estes gestores, que foram no mínimo incompetentes, nem pelos bancos que lhes propuseram os contratos…»


Não houve nenhuma incompetência. E tanto assim é, que muitos destes gestores irão ser contratados pelos ditos bancos para algum cargo de administração num futuro próximo!

Anónimo disse...

Boas Srs,
Quando falamos de liberalismo, será que é disto que falamos?: http://nyti.ms/15n6IpQ

E se é disto que em última análise falamos, que podemos efectivamente propor para os "regular"(travar)?

Ou estamos mesmo feitos ao bife do egoísmo despótico?

Ao serviço da República disse...

Momento 1: taxas em redor dos 2%
Momento 2: SWAP
Momento 3: taxas para mais de 5%
Momento 4: média +/- média 3,6%
Momento 5: taxas a 0,3%

Também existe uma possibilidade de eu ganhar o euromilhões todas as semanas. Se eu fizer um seguro para todos os sorteios se não ganhar, acho que mesmo assim seria uma medida acertada.

O que sobe também desce...

Mas estaria o autor a pensar que desceriam para estes níveis...?
(Se sim, por favor não me diga os números do euromilhões para eu ganhar alguma coisa com o seguro).

Até acho engraçado que se faça julgamentos de má-fé a quem queria se proteger de um risco (subida das taxas de juro) que até se materializou. E se esqueça que estamos a viver um período como não havia há 80 anos. Mas claro que o autor já estava à espera disto.

Aliás, não fez mais nada do que nos avisar disto mesmo, TODAS AS SEMANAS, faz algum tempo atrás.

Pena é que como não tem credibilidade, ninguém o ouviu. Será que é porque previa estes acontecimentos para a semana seguinte? E como as semanas passavam e nada se passava já ninguém acreditava nele.

Eu também podia vir aqui anunciar um terramoto em Lisboa. Também eu iria acertar (qualquer dia). Mas ao fim de umas semanas quem é que me iria ouvir.

Estes pensadores das desgraças ficam sempre bem porque acabam por acertar sempre, só não se sabe quando. Alguns até só depois de desaparecerem...