terça-feira, 27 de setembro de 2022

Contra o défice de pluralismo


Foi há pouco mais de um ano que surgiu o Setenta e Quatro, «um projeto digital de jornalismo de investigação que acredita que apenas com acesso a informação livre e credível é possível defender a democracia e aprofundar os princípios da igualdade e da liberdade».

Tal como outras publicações que recusam a ampla trincheira do discurso dominante (sobretudo nas televisões), contribuindo para uma maior diversidade de perspetivas e o pluralismo no debate, o Setenta e Quatro, cujos conteúdos são de livre acesso, depende das contribuições de quem o lê para ser financeiramente sustentável. E por isso necessita, para poder prosseguir para lá de 2022, de 361 subscritores até dezembro. Assinem, é jornalismo de qualidade contra o défice de pluralismo.

2 comentários:

jvcosta disse...

O 74 tem dado um contributo importante, mas o que mais faz falta é um jornal diário. O Observador conseguiu facilmente o financiamento da direita. Será impossível recolher os fundos necessários para um contraponto, já não digo de esquerda, mas simplesmente de informação plural, isenta e objetiva?

Anónimo disse...

jvcosta, dois reparos, para reflexão:

1. nunca, como nos dias de hoje, a população teve tanto acesso a notícias (informação). E o que faz falta é um jornal diário?

2. quanto mais acesso a informação temos mais nos apercebemos que não existe informação isenta. E isso não é objetivo o suficiente?

3. um jornalismo de investigação parece-me uma boa aposta num país tão opaco.