quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Luís Aguiar Conraria, um "homem de esquerda" muito peculiar


Luís Aguiar Conraria, professor e economista que gosta de se identificar com a "esquerda desempoeirada", acaba de defender na SIC Notícias que o Governo não deve intervir no valor da atualização das rendas, porque a "subida esperada de 5% nem chega para compensar a inflação". Entretanto, os salários reais têm uma queda esperada de 4,6%. Conraria acha o valor real destinado ao rentistas é sagrado. Os salários, está implícito, podem perder valor real à vontade.

Num contexto em que a inflação e os salários reais evoluem em sentidos contrários, o mínimo que um Governo de esquerda deveria fazer seria intervir para amenizar ou mesmo travar o aumento das rendas. Porque um rentista, pela posse de propriedade, está sempre numa posição estrutural e relativamente mais favorável do que quem vive do seu salário. Seria uma política redistributiva de justiça elementar.

Mas para Conraria, nem pensar. Políticas redistributivas são instrumentos de quem não valoriza a justa distribuição dos títulos de propriedade. E considera-se o excelso professor um homem de esquerda...

2 comentários:

Jose disse...

«Porque um rentista, pela posse de propriedade, está sempre numa posição estrutural e relativamente mais favorável» ... até que deixem de lhe pagar renda ou lhe ponham a propriedade a saque.
Pena nos tribunais e na estrutura por tempo indeterminado!

Anónimo disse...

Antes de intervir nas rendas, penso que o governo deveria intervir no aumento dos ordenados para fazer face à inflacção.