quinta-feira, 7 de março de 2024

À mesa do orçamento


Conhecem a Business Roundtable Portugal (BRP)? Se não conhecem, por um lado, não perdem nada, dada a mediocridade intelectual, mas, por outro lado, a política deste capital é poderosa e conhece-vos bem. 

Escrevi sobre esta política aqui há uns tempos para o Le Monde diplomatique – edição portuguesa, num artigo agora acessível a não assinantes, integrado num dossiê – Direitas: neoliberalismo contra abril

Entretanto, a BRP notabilizou-se por ser a voz das queixinhas dos grandes grupos económicos, os que querem sempre menos impostos e mais Orçamento do Estado: ai que os fundos europeus vão para o Estado e não para as empresas, queremos 70% e é já. 

Lê-se e não se acredita, os fundos europeus, que devolvemos à UE com língua de palmo, através de uma economia cada vez mais dependente, não são destinados a cofinanciar as infraestruturas de que as grandes empresas beneficiam? Não lhes dá jeito uma força de trabalho mais formada, formatada e saudável? Não se aproveitam dos resultados científicos gerados em universidades cada vez mais submissas aos seus ditames? 

E poderia continuar, mas acho que a miopia e o antipatriotismo de um grande capital cada vez mais extrovertido são claros para todos os que não estiverem intoxicados pela ideologia liberal. E andam a financiar os vende-pátrias das direitas cada vez mais extremas, pensam o quê? E o nome está em inglês, por amor de Deus...

Sem comentários: