quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Domingo: Conferência do Projecto Ulisses

«Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha têm sido identificados como os PIIGS e foram submetidos a um tratamento de choque após a eclosão da crise em 2008. Têm sido considerados como os doentes da Europa e apontados como a razão da fraqueza do euro. Muitas medidas ad hoc foram testadas para endireitar as economias destes países, mas até agora não houve um plano abrangente e multifacetado para o seu desenvolvimento, que devia vir de dentro e envolver a União, os governos, o cidadãos e grupos da sociedade civil destas regiões. Este é o objetivo do Projeto Ulisses.
O Projeto Ulisses é uma rede, um movimento e um modelo de desenvolvimento para os países periféricos e do sul. O nome vem do herói grego que viajou através destes países e é um símbolo de versatilidade, engenho e criatividade – as ferramentas de que precisamos para criar uma periferia europeia mais desenvolvida e dinâmica.»

A conferência do «Projecto Ulisses: Dez anos para relançar a Integração Europeia através dos países periféricos» decorrerá entre as 15.30h e as 20.00h do próximo domingo, na Sociedade de Geografia de Lisboa (Rua das Portas de Santo Antão, 100, junto ao Coliseu). E conta com intervenções de Rui Tavares (Deputado ao Parlamento Europeu); Guy Standing (Universidade de Bath); Sandro Mendonça (Economista, ISCTE); Elísio Estanque (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra); Yanis Varoufakis (Economista, University of Texas at Austin); João Seixas (Universidade de Lisboa); Emilio de Capitani (Universidade L'Orientale, Nápoles); Ana Costa (economista, ISCTE); Stuart Holland (Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra); Jan Fagerberg (Universidade de Oslo); Ronan O'Brien (investigador independente, Bruxelas) e José Reis (Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra).

Sem comentários: