domingo, 1 de junho de 2008

Pensamento radical

A Monthly Review é uma das principais revistas marxistas da actualidade. A sua longevidade (foi fundada em 1949, entre outros, pelo economista político Paul Sweezy e teve no seu primeiro número uma contribuição de Albert Einstein intitulada «why socialism») deve-se em grande parte ao facto de sempre ter entendido o marxismo com uma caixa de ferramentas para compreender a realidade de um sistema capitalista em evolução permanente. Sem dogmatismos ou ideias feitas. Parafraseando Lukács, ortodoxos quanto muito só no método. Está desde o início na secção in(formação) deste blogue. Há muitos anos que lemos e discutimos os seus artigos. Estes procuram juntar o melhor do artigo académico e de divulgação. Profundidade e vontade de chegar ao grande público. Esta revista pode agora ser lida em português na Internet. Isto graças à iniciativa da Zion edições. Podem fazer o download gratuito do primeiro número aqui. De referir também o início da Shift: uma nova publicação «teórica mensal de pensamento crítico radical». Em português e por portugueses.

2 comentários:

Anónimo disse...

há outras revistas economicas online dentro da linha de pensamento economico deste site ( e mesmo de outros) que possam recomedar e que sejam, saliento de leitura gratuita?
Obrigado.

João Rodrigues disse...

Pode encontrar bons artigos em qualquer uma das revistas que estão na rúbrica in(formação) na barra direita do blogue. A Alternatives Economiques (em francês) é para mim a melhor revista de divulgação de economia. Tem alguns artigos on-line. E pode ser comprada em Portugal em boas papelarias. A Dollars and Sense está quase toda on-line. A American Prospect tem bons artigos de economia on-line (Robert Kutner e Dean Baker por exemplo). Veja os think-tanks de política económica: Economic Policy Institute ou o levy Institute ou centros de investigação como o Political Economy Research Institute. Há muita coisa aí. Talvez faça em breve uma rubrica sobre isto.