quinta-feira, 2 de julho de 2020

Na Universidade Pública, SA ter opiniões é um problema

Numa faculdade que depende dos interesses privados para sobreviver (mesmo sendo pública), não é lá muito boa ideia ter ideias desalinhadas com a doutrina oficial.


8 comentários:

Anónimo disse...

O que devia ser proibido era o financiamento privado das escolas públicas, que as condiciona a dar ênfase aos mantras que mais beneficiam esses mesmos privados, precisamente as baboseiras neoliberais.
Como dizia Bill Mitchell em 29/6/2020, "Os economistas mainstream ignoram largamente a história e a cultura. Os modelos económicos dos manuais neoliberais assumem que os axiomas dos mercados livres aplicam-se universalmente no tempo e no espaço."
Ou seja, o neoliberal não aprende com os erros, nem analisa as crises passadas.
O neoliberal apenas defende a religião dos oligarcas: a religião da acumulação.

Jose disse...

Nova School of Business & Economics (Nova SBE) is the leading business school in Portugal and one of the best business schools in Europe in the areas of Economics, Finance and Management.

Tem todo o aspecto de se dedicar ao estudo de um sistema de economia capitalista. É de toda a aparência financiada por agentes activos em tal sistema.

Haveria de recrutar estudiosos e agentes de outros sistemas para poluir a formação requerida pelo que visam servir?

Jaime Santos disse...

Não, o problema não é os privados financiarem instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas. O problema é que houve quem achasse que deveria fazer o papel de comissário político em vez de defender a liberdade de expressão que é uma condição fundamental para que exista um ensino livre...

Se o mecenato não fosse permitido, então a prestação de serviços por parte de instituições de ensino às empresas também não o deveria ser por maioria de razão. Não me parece que o Ricardo Paes Mamede concorde com isto.

Parece óbvio a qualquer pessoa de boa fé que Peralta, lá porque assina como Professora Universitária, não vincula a Instituição a que pertence. Mas se calhar não seria má ideia ter escrito isso mesmo, para não ferir a susceptibilidade de certas pessoas que parece que têm uma mente muito literal...

Anónimo disse...

Não é só na SA que há problemas. Boa parte do que seja setor privado costuma ter certos entraves psicológicos (e de outra natureza mais restritiva que estão implícitos) à liberdade de expressão. Poucos ousam ultrapassar esses entraves.

Em última instância, como fica a liberdade de expressão dentro das empresas?

Anónimo disse...

"O problema é que houve quem achasse que deveria fazer o papel de comissário político em vez de defender a liberdade de expressão que é uma condição fundamental para que exista um ensino livre" Jaime Santos no seu costume.

Mas o problema é que vai haver comissários políticos e os mecenas vão sempre escolher e impôr quem está disposto a fazer de comissário político. Esse é o poder corruptor do dinheiro.

PSG

Mexilhão disse...

Parece-me que quem emite opiniões tem direito a indicar a instituição a que pertence por uma questão de credibilidade junto dos seus destinatários leitores. Obviamente que alguns "mecenas" que financiam a instituição podem não ficar agradados e pressionar tal instituição...

Anónimo disse...

A Nova é um escola que defende o sistema económico chamado miséria.

É vergonhoso como essa anedota se chama faculdade.

Deviam perder a capacidade de poder atribuir diplomas.´

É uma escola conhecida pela sua falta de rigor científico.

O que essa escola representa é miséria e incapacidade de gerar riqueza.

JE disse...

Duas linhas a acompanhar uma notícia ...

e RPM deixa histérica a falange

Jose faz o seu papel habitual. Tal como andou por aí a dizer baboseiras ternurentas sobre o Mexia, agora salta em defesa da não poluição do "estudo da economia capitalista"- Uma forma mansinha,mansinha de afirmar que essa coisa do TINA também se aplica ao ensino universitário

Resquícios das saudades dos tempos em que só existia a União Nacional ou dos tempos austeritário-troikistas e mais além?


João pimentel ferreira também tenta passar anonimamente como rebolucionário. Pensa que funciona como vacina. Se disser disparates em série, pode ser que considerem disparatados quem denuncia os mantras neoliberais.

E temos direito a idiotices em estado vegetativo sobre o sistema económico chamado miséria ( ele quer dizer neoliberalismp), ou sobre a anedota ( ele quer dizer Passos?), ou sobre diplomas ( ele quer de certeza referir-se a Relvas), ou sobre falta de rigor científico ( ele quer-se referir a si próprio),ou sobre a incapacidade de gerar riqueza ( ele quer-se referir às PPP na saúde)

Mas desta forma tão patetamente oca, que é confrangedor avaliar como nem Bill Mitchell o safa