terça-feira, 26 de maio de 2020

Até tu, Wolfgang?


«Se a Europa quer ter alguma hipótese, tem que demonstrar imediatamente solidariedade e que é capaz de agir. Empréstimos adicionais aos Estados-membros seriam pedras em vez de pão, porque muitos deles estão já fortemente endividados»

Wolfgang Schäuble (via Adam Tooze)

18 comentários:

Anónimo disse...

Segundo Adam Tooze, este é o gajo que os Italianos acusaram de dar ordens ao deutsche bank para especular com a dívida italiana.
Os discursos keynesianos dos ordoliberais são um apelo à manutenção do status-quo.
Mais uma vez, Adam Tooze afirma a necessidade de ir MUITO PARA ALÉM do status-quo.

Jose disse...

Solidariedade e não cumplicidade com treteiros demagogos cabem numa mesma política.

Anónimo disse...

Adam Tooze em "Another Sovereign Debt Crisis Looms":
"É tudo menos evidente que a balbúrdia na crise da zona euro foi do interesse dos mercados financeiros em geral."
"A disfunção resultou de uma falha política e, especificamente, da tendência para substituir a política por 'disciplina dos mercados', na incompleta união monetária europeia. Confiar nos mercados foi uma maneira de evitar negociar e impor decisões coletivas."
Temos, portanto, na fotografia, um dos principais responsáveis pela falta de liderança política que agravou a crise da zona euro, um dos principais responsáveis por tanta miséria e tanta vida desperdiçada.

Jose Manuel Silva disse...


Mais um convertido. Nunca é tarde para se reconhecerem, erros passados. Talvez ajude a derrubar o muro "calvinista" dos quatro irredutíveis.

Anónimo disse...

Ele está a avisar a sua gente: "Se vogliamo che tutto rimanga come è, bisogna che tutto cambi".
As mudanças serão as necessárias para que tudo fique na mesma.

Vitor Correia disse...

Hmmm... O "Pai" do nosso Ronaldo (entre muitas outras avarias)? Isto precisa de descodificação.

São disse...

EStou estupefacta!!!!!

Saudações

Geringonço disse...

Pois, "erros" do passado... é mais crimes!

Porque é que estas "elites" tem o direito de destruir a vida de milhões, sabendo perfeitamente que o estão a fazer, e depois não são julgadas pelos actos cometidos?

E sim, Schäuble sabia perfeitamente que estava a punir a Grécia, Portugal e outros "malandros" e "piegas" do sul da Europa!

Se Hitler soubesse que bastava reconhecer os "erros".....

Anónimo disse...

Este é o mesmo que queria a Grécia e países como a Grécia fora do euro, mas não os queria deixar sair de forma organizada, queria sangue e muito sangue, o mesmo que foi derramado por esta Europa fora através das medidas de austeridade. Dá vómitos ver esta gente a falar em solidariedade, são bárbaros e quem entende este tipo de políticos e politicas não são menos selvagens que estes indecentes.

Geringonço disse...

Não será esta a razão da epifania “solidária” do - um dos nossos carrascos - Schäuble?


“Alemanha: é tudo Déjà Vu novamente” - Mathew D. Rose

“A verdade é que até os estúpidos capitalistas da Alemanha estão começando a ligar os pontos: o mercado principal de exportação da Alemanha – e a Alemanha vive das suas exportações – é a União Europeia. A crise económica causada pelo vírus corona vai empobrecer grande parte da União Europeia, especialmente Itália, Espanha e França. Está ocorrendo aos gestores alemães se estes povos forem empobrecidos e endividados – Estado, empresas e famílias – quem comprará as exportações alemãs?”

“Em 12 de Maio, a BDI, principal organização empresarial da Alemanha, pediu solidariedade com os países da União Europeia mais afectados pela actual crise económica… Capitalistas e solidariedade? Alemães desafiando o “mercado livre”? Uma fonte anónima da BDI explicou aos jornalistas: “O dinheiro que damos a outros países membros da União Europeia retornará à Alemanha na forma de pedidos às nossas empresas””

“Portanto, a oligarquia da Alemanha criou um plano ousado. Dê aos PIIGS & amigos 500 biliões de euros e transfira os custos para os alemães que ainda pagam impostos, os 99%, através de uma nova vaga de austeridade, completando uma nova transferência massiva de riqueza para os 1% da Alemanha”


https://braveneweurope.com/mathew-d-rose-germany-its-deja-vu-all-over-again

Anónimo disse...

Se Wolfgang Schäuble fez essa afirmação -um grande "se", óbviamente- deve ter sido apenas com o claro objectivo de tentar lavar a má imagem que a sua acção imperialista/Germânia teve em relação ao Continente europeu. Quiçá para enganar incautos jornalistas e os seus ingénuos leitores por essa dita "união" europeia fora.

Por outro lado esta vontade de lavar a imagem do inabalável poderio industrial germânico sobre os seus consumidores de estimação, afirmando-se como amiguinha dos "big spenders" do Sul da Europa, é apenas verbo de encher e cheira a esturro.
Não custa nada a Merckel -nas pisadas do seu mestre Wolfgang Schäuble- dizer-se favorável a ajudas a fundo perdido, pois sabe perfeitamente que o seus apaniguados "frugais" nunca irão deixar de dizer "nein", contentem-se com os fantasiosos auxílios em curso. Isto sem falar no seu inultrapassável Tribunal...

Anónimo disse...

Os "frugais" das canecas de cerveja do oktoberfest e os "esbanjadores" da fila do banco alimentar.

Jaime Santos disse...

Isto quer simplesmente dizer que o Wolfgang é um homem inteligente e que mede bem o valor do Mercado Único e da Moeda Única para a Alemanha. O Euro e a UE passam bem sem a Grécia, mas não passam sem a Itália, e depois a Espanha e depois a França, etc...

São sempre as relações de força e o interesse das nações mais poderosas que determinam a solução de problemas como o presente. Ou me engano muito ou os oráculos que preveem o fim do Euro são capazes de ter que esperar mais algum tempo para verem os seus sonhos realizados...

JE disse...

Jose, joão pimentel ferreira ( sob o nick de vitor correia) e Jaime Santos tentam justificar e descodificar a sua leitura de Schäuble. À sua moda,cada um deles

Cheira a mofo. A bolor.A tentativa de branquear o sujo, muito sujo, muito encardido, dum dos principais arautos dos princípios que andaram por aí a pregar.

Deixemos estes tesourinhos deprimentes e saudemos antes a claridade e a sabedoria espantosa de Lampedusa:

"Se vogliamo che tutto rimanga come è, bisogna che tutto cambi".

Tudo tão claro.

Anónimo disse...

Ui!!! O homem não tem um pingo de vergonha na cara... Vem este senhor cantar ditirambos ao pão? Querem lá ver que nos idos de 2008 ao proceder à lapidação do povo grego (e do povo português, e do povo espanhol) este Goebbels das Finanças confundiu o dilúvio de pedras por ele arquitectado com um infinito maná de belíssimo pão caseiro?
E quando este energúmeno dos números procedeu, no seguimento da reunificação alemã, à sistemática destruição do tecido industrial da antiga RDA, será que estaria a semear autênticos oceanos de trigo para que os ex-alemães orientais comessem com largueza o pão deles de cada dia?
É a imagem de marca do sociopata este Wolfgang: partindo da convicta certeza de que o resto dos seres viventes são de uma burrice sem remédio, com uma palavra doce, um piscar de olho e um esgar que faz as vezes de um sorriso, procede à amnistia amnésica de um passado de pulhices. Ó Schauble vai dar banho... ao pastor-alemão, que para esse peditório o pessoal do Sul (os tais que gastam o que têm e o que não têm em putas e vinho) já deu. E muito. Muitíssimo.

Anónimo disse...

JS escreve "...esperar mais algum tempo para verem os seus sonhos realizados...".
Será que são sonhos ou são pesadelos?.

Anónimo disse...

Pesadelos tem Jaime Santos

Acontece sempre que desmontam esta fétida construção europeia, feita exactamente nos moldes em que foi feita e congeminada.

Paulo Marques disse...

Pelo contrário, Jaime, a única certeza é mais uma década de destruição da economia até surgir um Ventura qualquer que mude qualquer coisa menos o sistema económico. E que as promessas vazias de descarbonização, reforma do Euro, EPSR, e quejandos vão continuar a ser uma boa armadilha para idiotas úteis.