quarta-feira, 30 de março de 2016

Leituras: Revista Crítica - Económica e Social (n.º 6)


Já se encontra disponível, para download gratuito, o n.º 6 da Revista Crítica - Económica e Social. Num ensaio inédito, Viriato Soromenho Marques regista a preocupação «quanto ao caminho europeu, ao desenvolvimento das regras e formas de actuação da sua governação, e apresenta uma alternativa substancial, um federalismo democrático que contradita a opção que tem vindo a predominar». Sendo certamente discutível, essa solução constitui um contributo detalhado para a necessária reflexão sobre a Europa.

Na secção dedicada ao Orçamento de 2016, Eugénio Rosa identifica traços de «continuidade do Orçamento actual com o de 2015 quanto ao Serviço Nacional de Saúde» e outros autores discutem diferentes aspectos do OE (Alexandre Abreu, João Ramos de Almeida, João Rodrigues, Nuno Serra e Ricardo Paes Mamede). Na segunda secção, analisa-se «a espanholização da banca portuguesa», com artigos de Pedro Adão e Silva, Ricardo Cabral, Francisco Louçã, Alexandre Abreu e Mariana Mortágua, sendo «identificado o problema, as contradições na banca europeia, a estratégia do BCE e a vulnerabilidade do sistema financeiro nacional». Finalmente, a última secção inclui «análises do risco de uma crise financeira», com artigos de Manuel Carvalho da Silva e Ricardo Cabral.

A revista encerra com uma nota de Bagão Félix sobre o «simbolismo e impacto do referendo sobre a participação da Inglaterra na União Europeia». Boas leituras!

Sem comentários: