sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Como é sempre possível ganhar eleições sem mudar de política

Partilho convosco um vídeo montado na perfeição em que Passos Coelho de 2011 debate com Passos Coelho de 2015. Mais do que a graça, é interessante notar como é possível pegar nos argumentos que serviram para vencer os insucessos da política de austeridade de 2011 (praticada por Sócrates, ainda que a contra-vontade) de modo a serem usados desta feita após 4,5 anos de coligação de direita partidária dos benefícios da austeridade.

O problema da austeridade é um benefício para os maus políticos e um malefício para a população: como a austeridade é ineficaz, é sempre possível dizer que não teve os resultados pretendidos, de modo a ser aplicada mais uma vez, para atingir os objectivos que se pretendia no início.

Algo importante, porque nos arriscamos a que se assista a este debate nos próximos anos.

PS: Tentem não ouvir a música de fundo que só distrai...


9 comentários:

Anónimo disse...

O que se utiliza para justificar a austeridade é irrelevante e cada vez mais vamos ter a noção disso mesmo, o que interessa é que esta seja aplicada, até para os povos incultos o álibi das "leis da economia" tem os seus limites, todo o cidadão minimamente informado já compreendeu os efeitos da austeridade, e isso é inultrapassável, os "moderados" deste país vão ter o seu papel na história afinal de contas não é possível a subversão de uma sociedade sem os seus colaboracionistas.

Jose disse...

O que está em causa é determinar-se o que seja a austeridade.
No meio de tanto disparate, já ninguém sabe onde acaba o racional económico e começa a austeridade.

O que está na propaganda de uma oposição irresponsável e alarmada com a sua própria irrelevância é que tudo que negue tudo a todos é austeridade, sem nenhuma definição do que se espera de cada um para que faça o seu caminho sem que outros o façam por ele.
A Mama Geral é a mãe ideológica anti-austeridade, e daí se parte para tímidos sinais de moderação antiausteritária, apresentados como ciência económica.

Anónimo disse...

Este tal, de José,

deve-se estará a referir aos duartes lima, migueis macedos, 'drs' relvas e tutti quanti gangsters...
Só pode.

meirelesportuense disse...

O triste de tudo isto é chegarmos à conclusão que aqueles que conduziram Portugal à situação em que nos encontramos hoje, através de acção persistente ao longo de 40 anos, aberta ou encapotadamente, directa ou indirectamente, reduzindo a quase nada tudo o que foi conseguido por 2/3/4 anos de Conquistas e Progresso Social, venha a ser premiado nestas eleições!...
-Como é possível que os Portugueses admitam dar o prémio do jogo a quem durante todos estes anos, só olharam para os poderosos, foram por eles apoiados e os apoiaram, foram por eles financiados e os financiaram, roubaram por eles e os ajudaram a roubar, sempre à custa da imensa maioria da população, verificarmos que são os mesmos que eles tanto prejudicaram, porque a maioria é soberana, que os vão recolocar no Governo?!? Com é possível?...Se a Direita ganhar novamente depois de 4 anos de malefícios e cortes sucessivos e que não foram mais longe porque o Tribunal Constitucional os não deixou ir, eu nego-me a voltar a votar neste País. O País não perde nada, mas eu deixarei de ser parte inteira deste País e deixarei de me sentir corresponsável pelo que vier eventualmnete a suceder.
E não vai haver mudança de Política, será a prossecução do caminho que tem vindo a ser trilhado desde inícios dos anos 90, Cavaco, Mota Pinto, Santana, Durão, Passos Coelho. Mas sem qualquer desculpa para aqueles que vierem a ser engolidos por esta caminhada imparável.
E é vergonhoso ver toda esta cambada de apologistas desta Frente a utilizar todos os meios que lhe são acessíveis através de sondagens, de plataformas de Informação, Jornais, Televisões, tudo o que está disponível, com o apoio das Instâncias Internacionais, União Europeia, Agências de Rating, etc...Só tenho pena de não ser Grego.

Jose disse...

A crise agrava-se. Meireles ameaça demitir-se da cidadania!
Elenca os responsáveis pela sua demissão, onde não inclui Guterres nem Sócrates, paladismos da boa givernação, presumem-se injustamento caídos, um no pântano, o outro na cadeia!
O negacionismo é a força sustentadora dos espíritos convertidos à Mama Geral.

meirelesportuense disse...

Em Portugal sempre existirem duas grandes correntes, uma conservadora e trauliteira e a outra querendo mudança e progresso. Querem um exemplo simples? D Miguel e D João IV!...Absolutistas e Constitucionalistas.
-O Meireles está é cansado de ver à sua frente Josés por todo o lado, por isso o Meireles votou a favor da liberdade de Aborto!

meirelesportuense disse...

Eu queria dizer D.Pedro IV.
Mas tanto faz, o que é importante são as ideias e nisso houve muita gente que quis avançar para um futuro mais livre e igualitário, contra os esforços dos reaccionários da época.
Ainda hoje nos meus lados, fruto do trabalho dos Salazaristas, existem inúmeras referências ao Miguelismo e esse proselitismo, está enraizado nas consciências das massas, pessoa que tenha uma galinha -mesmo depenada que seja- receia logo que o Estado lha queira tirar. E a Igreja senhor -falo do meu Deus interior-, a Igreja que renega a liberdade de consciência e tenta subjugar os homens através do medo da Morte!

meirelesportuense disse...

-A Catalunha votou pela Independência!
Abaixo o Absolutismo.

Jose disse...

Meireles, o caso apresenta-se grave.
Não tarda começam as visões de frades de veste arregaçada e arma na mão como no tempo de El-Rei D.Miguel.

Haja esperança que a coisa melhore com o tempo, na medida em que se esbata a esperança da Mama Geral.
Para o caso da galinha é que não vejo remédio pronto. Só reprocessando o ADN, e levará seu tempo.