segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Dois lançamentos, hoje em Lisboa


«Os autores, através de um rigoroso trabalho de pesquisa, respondem às dúvidas que todos os portugueses colocam sobre a viabilidade do Estado Social e o futuro de todos nós. Os autores desmistificam, de forma inequívoca, os mitos que dominam as nossas preocupações. Tudo o que importa saber está sintetizado nestas afirmações em forma de mitos: 1. Portugal tem um Estado Social acima das suas possibilidades; 2. Os políticos usam a despesa social para ganhar eleições; 3. O Estado Social está falido; 4. A prioridade do Estado Social é ajudar os mais pobres; 5. O sistema de pensões é gerador de injustiças, de que são exemplo as pensões milionárias; 6. Não fora o Terceiro Sector e a sociedade portuguesa não teria respostas sociais; 7. Os beneficiários de pensões muito baixas são todos pobres; 8. A cultura de dependência e as fraudes minam o Estado Social.»

Cuidar do Futuro - Os mitos do Estado Social português, de Pedro Adão e Silva e Mariana Trigo Pereira.

«Um ensaio político-filosófico que desmistifica a austeridade e clarifica as alternativas que estão ao nosso alcance. Desde o 25 de Abril que não se registava um aumento da dívida do Estado português tão elevado como nos anos da austeridade. Se o objetivo desta política era desendividar o país e restabelecer a sua soberania, falhou redondamente. É tempo de mudar o jogo, de devolver competências ao país, devolvendo oportunidades aos seus cidadãos: Economicamente, pondo termo à austeridade e promovendo a criação de oportunidades genuínas, acessíveis à população; Socialmente, repudiando o elogio e a prática da precariedade como condição produtiva dos cidadãos; Politicamente, resgatando a força da cidadania e de uma resposta democrática inclusiva e participada. Este é um livro de encorajamento. As saídas dependem das nossas escolhas políticas. Está em causa restaurar a convicção de que o futuro coletivo está nas nossas mãos.»

O Futuro nas Mãos - De regresso à política do bem comum, de André Barata e Renato Miguel do Carmo.

Quis o acaso, ou talvez não, que dois livros sobre o futuro de Portugal e da sociedade portuguesa tenham chegado às livrarias. Serão ambos lançados hoje, em Lisboa. O livro de Pedro Adão e Silva e Mariana Trigo Pereira será apresentado por Manuela Ferreira Leite e Mário Centeno (às 18h30, no El Corte Inglês). O livro de André Barata e Renato Miguel do Carmo será apresentado por Isabel do Carmo e Miguel Real (às 18h30, na FNAC Chiado).

2 comentários:

Jose disse...

'Quis o acaso' que alguns dos treteiros mais qualificados apareçam antes das eleições a manipular números e a garantir a fábrica de milagres que se obtém «resgatando a força da cidadania e de uma resposta democrática inclusiva e participada»...puf...!

Anónimo disse...

Nâo entendo como é que nos dias de hoje todos os livros não saem também em formato EBOOK.