quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Depressão

1- Cortam-se os 13º e 14º meses de funcionários públicos e pensionistas (menos 14% do seu rendimento, a que acrescem todos os outros aumentos de impostos). Para além do drama que numerosas famílias vão viver, reduz-se a procura agregada e consequentemente o PIB para além do que estava previsto. A recessão de -2% para o próximo ano passa a ser um cenário impossível de alcançar. Uma economia em colapso.

2- Aumenta-se o horário de trabalho meia hora por dia. Transfere-se à volta de 7% do valor criado pelo trabalho para o capital. Num contexto de aumento abrupto de desemprego, os incentivos a contratar por quem pode são menores e os sectores que mais beneficiam são os mais atrasados (mão-de-obra intensivos).

Portanto, as receitas do Estado cairão, o peso da dívida em relação ao PIB aumentará, o país ficará todo mais pobre e o desemprego crescerá em flecha. Pode ser pior? Pode, basta continuar a acreditar que estas são as receitas que resolverão os nosso problemas. Nesta política de buraco, não há fundo. Sábado estaremos na rua. Há alternativa(s).

5 comentários:

dr disse...

Hoje, os portugueses sentem na pele, pela forma mais dura,o estado de desgoverno a que estes políticos nos trouxeram,com as suas mentiras e irresponsabilidades.Chegou a altura de tratar este jardim à beira mar plantado, como dizem, começando por arrancar as ervas daninhas ,que por aqui têm proliferado com a conveniência de muitos.Espero que os portugueses tenham a capacidade,de pôr fim a esta situaçã0 degradante.

Lowlander disse...

Portugal e agora oficialmente a Grecia. Estao os 2 agora no ponto para serem tomados por um qualquer ditador de cariz autoritario.

dr disse...

É um descalabro total.Chegou a hora de Portugal e dos portugueses mostrarem de que fibra são feitos.

Zé Bonito disse...

O aumento de meia hora de trabalho que podia ser um regresso aos princípios mais básicos da sociedade pré- industrial, é, na realidade, uma imbecilidade chocante. Neste momento, grande parte das empresas não sabe o que dar que fazer aos seus trabalhadores dentro do horário normal, por dificuldade em comprar matérias-primas.

L. Rodrigues disse...

Não temos um Governo, mas sim uma comissão liquidatária.