segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Complacência


Em entrevista ao Expresso de 23 de Janeiro o economista português Luís Cabral que trabalha nos EUA afirma: “Uma das coisas a que assistimos nos últimos anos foi a captura do poder político pelo sistema financeiro”. E mais adiante … “(…) nos EUA não tenho qualquer dúvida de que o TARP (plano para os activos tóxicos da banca) custou ao contribuinte um valor elevadíssimo e correspondeu a uma transferência de riqueza grande do cidadão americano para o sector financeiro.”
Transferência de riqueza do cidadão para o sector financeiro? Captura do poder político pelo sistema financeiro? Luís Cabral não é conhecido por ser um economista com inclinações “radicais”. Limita-se a constatar abertamente o que só quem não quer não vê.
Chegamos ao ponto em que a “captura” da democracia pelo dinheiro se tornou evidente. O que me admira é a complacência. O encolher de ombros, o consentimento.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não percebo nada disto.
Mas então esse tal Luis Cabral, economista emérito( ao que parece...) a trabalhar nos Estates, levou tanto tempo para ver o que qualquer individuo com dois olhos na testa viu de imediato.!!?
Enfim, os grandes economistas ....são assim.

Politikos disse...

Para além da captura, está por vezes de cócoras... É ver como Belmiro obrigou, em tempos, os deputados a estarem na AR às 8h00 e a forma como ele fala, ainda esta semana, dos políticos... Esta gente além de estar por cima da carne seca nem sequer tem maneiras...