quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Para uma melhoria da representação política: notícias

A imprensa tem estado a dar bastante relevo ao nosso livro (André Freire, Manuel Meirinho e Diogo Moreira, Para uma melhoria da representação política. A reforma do sistema eleitoral, Lisboa, Sextante, 2008), o qual deve estar já a chegar às bancas. É um bom sinal para que o debate sobre o tema, em geral, e a(s) proposta(s) vertida(s) no livro, em particular, possa ser alargado (quer ao nível das elites, quer ao nível da população em geral) e aprofundado. Podem, obviamente, comprar o livro directamente à Sextante: é possível comprá-lo já, apesar de ainda não aparecer no catálogo online…

Das notícias saídas na imprensa, recordo vários artigos saídos no DN (5/11/08 e 6/11/08), no Público (6/11/08), no SOL (8/11/08), no JN (10/11) e na Visão (20/11/08). E, ainda, a revista Plenitude (5/11/08), que eu não conheço.

Destes, destaco dois que me parecem particularmente esclarecedores e rigorosos: em primeiro lugar, o da jornalista São José Almeida, no Público (“Boletins de voto vão ter nomes dos deputados” – eu dificilmente faria melhor em página e meia do jornal), e, em segundo lugar, o da jornalista Sónia Sapage, na Visão (“Dar rosto ao voto. Travar o divórcio entre eleitos e eleitores, sem círculos uninominais”).

Na rádio, em 4/11/08, a TSF também deu a notícia.

Mas, para quem quiser uma visão mais aprofundada do estudo, chamo a vossa atenção para a entrevista que eu e um dos meus co-autores, o Professor Manuel Meirinho, demos à jornalista Mónica Peixoto, da Rádio Europa Lisboa, e que está disponível em podcast (a versão integral, de cerca de uma hora, que passou nessa emissora).

Sem comentários: