sábado, 9 de fevereiro de 2008

Mdiplo - o jornal de toda a esquerda

«Uma entrevista a Carvalho da Silva abre o dossiê português da edição de Fevereiro «Sindicalismo e globalização: novos desafios». No mês em que se realiza o Congresso da CGTP, propomos uma reflexão sobre o sindicalismo, o trabalho e a democracia em tempos de globalização neoliberal. Para além da entrevista ao Secretário-Geral da CGTP, o dossiê inclui os artigos «Sindicalismo e democracia na era da globalização», de André Freire e «O sindicalismo na encruzilhada», de Elísio Estanque.

A contagem decrescente para as eleições presidenciais norte-americanas marcará a actualidade durante o ano de 2008. A impopularidade de George W. Bush, confirmada pelas eleições primárias, põe a claro as contradições do espaço político conservador e da sua influência nos Estados Unidos. Johann Hari inscreveu-se num cruzeiro organizado pela revista conservadora National Review para recolher fundos e descreve o que viu e ouviu na reportagem «Cruzeiro no Titanic da direita americana».

A mercantilização da saúde e o seu impacto negativo no acesso dos doentes aos cuidados de saúde, no trabalho dos profissionais da área e na qualidade da medicina constituem o tema de «Rumo a uma medicina a dez velocidades», de André Grimaldi, Thomas Papo e Jean-Paul Vernant. Embora centrado no exemplo francês, este artigo traça um pano de fundo que, nas suas linhas essenciais, vem sendo aplicado em diversos países de uma forma crescentemente preocupante para quem sustenta a necessidade de assegurar a viabilidade dos serviços públicos de saúde.

Mário de Carvalho reflecte sobre a relação do Portugal dos dias de hoje com a sua história em «Sobre lanzudos e malandrins».

Estes são alguns dos principais destaques do número de Fevereirodo Le Monde diplomatique - edição portuguesa, que já chegou às bancas. O sumário da edição bem como o Editorial estão acessíveis aqui».

Sem comentários: