terça-feira, 8 de outubro de 2019

Manuela Silva

Faleceu a economista Manuela Silva. Faleceu uma notabilíssima economista política e moral. Este blogue curva-se perante a memória de uma economista cidadã de planos ousados e rigorosos, encarnando sempre, mas sempre, a opção pelos mais pobres, prática infelizmente rara numa disciplina cada vez mais ao serviço dos mais ricos.

O ISEG, onde ensinou, publicou uma nota biográfica, escrita por Carlos Farinha Rodrigues, um dos discípulos desta pioneira dos estudos sobre pobreza e desigualdade no nosso país:

“O legado da intervenção de Manuela Silva, como economista, como professora Universitária e como católica profundamente marcada pela doutrina social da igreja, marcou profundamente o ISEG, os seus alunos e os colegas com quem trabalhou. A sua visão de uma economia ao serviço das pessoas, a necessidade de um desenvolvimento socioeconómico sustentado e inclusivo permanece como um dos pilares da missão do ISEG e, em particular, do ensino aqui ministrado”.

Adenda. A Associação Portuguesa de Economia Política emitiu um comunicado, lembrando, entre outros aspectos da vida rica de Manuela Silva, o facto de ter sido Presidente do 2º Encontro de Economia Política que teve lugar em Coimbra a 1 e 2 de Fevereiro de 2019.

4 comentários:

lidiasantos almeida sousa disse...

UMA PERDA PARA A HUMANIDADE.

lidiasantos almeida sousa disse...

cometário simples não dormi toda a noite com tantas emoções.

Anónimo disse...

Eis dois comentários idiotas de rajada

A direita caceteira é assim. E também com isto tenta sabotar o debate de ideias

Anónimo disse...

Boa Tarde,

de facto, pensei que já não existiam pessoas tão imbecis.....

Cumprimentos

Manuel Cardoso