quinta-feira, 13 de julho de 2017

A produtividade, ora aí está

Com dez anos de existência, o Ladrões de Bicicletas está prestes a atingir os 10 mil seguidores no facebook (no final de junho eram mais de 9.700 e com um total de «likes» superior a 9.800). Em termos de visualizações, o aumento registado desde o início de 2016 é expressivo: de um primeiro semestre, nesse ano, com uma média mensal de 84 mil visualizações, passa-se para um valor médio de 158 mil nos primeiros seis meses de 2017. Quase o dobro portanto, num tempo em que - com um Governo apoiado por uma maioria parlamentar de esquerda - não surpreenderia uma redução no número de visitas.

Mas há ainda um outro aspeto curioso: a tendência de queda no número médio mensal de «posts por ladrão». De facto, se nos primeiros seis meses de 2015 cada larápio publicava em média quase 6 posts por mês, esse valor que reduz-se para metade (3 posts) no primeiro semestre de 2017. O que significa que a produtividade meliante, apurada através do número de visualizações, tem aumentado de forma muito significativa.


Está aqui, aliás, uma boa metáfora dos equívocos e das obsessões que tantas vezes dominam o debate sobre o «fator trabalho» e a produtividade (a ponto de se achar, por exemplo, que para o aumento da dita se devem «suprimir feriados»). De facto, quem continua a pensar que os ganhos de produtividade dependem, exclusiva ou fundamentalmente, do «fator trabalho» (e portanto do número de horas ou da quantidade de «peças» que o aumento de tempo permite produzir), terá mesmo muita dificuldade em conseguir explicar o gráfico aqui em cima.

7 comentários:

Anónimo disse...

Excelente achado e excelente trabalho

Jose disse...

A publicação de comentários está com um produtividade miserável.

Anónimo disse...

Boa metáfora, precioso título e excelente blogue, mas com um miserável comentário pelas 9:22 (a miséria costumeira).

Anónimo disse...

Boas notícias estas.

Repare-se contudo no ar incomodado, enfastiado, diria mesmo mais, inquieto, do das 9 e 22.

E de como, impotente perante os factos, resolve fazer a dança do ventre e mostrar o seu umbigo.

" Comentários"? Os seus "comentários"?

Aqueles arremedos de slogans manhosos a aparecerem pela mão do dono a reivindicarem o direito à publicação presto e célere?

Será da idade ou é mesmo intrínseco?

Anónimo disse...

Caro "anónimo das 9h22", os comentários estão ao nível da presente peça.
Porém, no que diz respeito à tolerância e ao respeito pela opinião alheia, 50% demonstram um apurado sentido de gang.
Vou tentar visitar mais vezes o blog, a ver se entendo que ocasião faz estes ladrões

Anónimo disse...

Ainda bem que o anónimo vai sparecer por cá.

Pode ser que aprenda alguma coisa.

E que aprenda a peça ou as peças que por aqui andam

Mais a qualidade intrínseca de quem aqui posta.

Mas e vou citar o próprio comentador das 9 e 22. Deixe-se de pieguices sobre o gang e sobre os comentários.

Anónimo disse...

Boas novas, estas, trazidas por Nuno Serra.

O alargamento a mais pessoas deste espaço de debate é, a todos os títulos uma boa notícia. Tanto mais que também é um blog de economia política que vai contra a doutrina oficial regimental. Ou seja, é também uma fronteira de combate.

Quanto ao classificar dum blog pelos comentários aí expressos é uma nova variante que se regista com curiosidade.Ainda mais quanto os comentários em causa se reduzem a dois ( se se falar em 50 % parece mais, não é?) E se dirigem a alguém que ainda por cima tem nick registado nesta casa.

Mas as coisas são como são. E esperemos que agora o anónimo que anda à procura de ocasiões não se venha queixar que 25% dos comentários o têm como alvo.

E aproveite antes o tempo para ler o que é substantivo