domingo, 18 de setembro de 2011

Planos

A integração europeia não teria arrancado como arrancou sem o empurrão imperial dos EUA no pós-guerra, decisivo sob todos os pontos de vista. Agora a desintegração europeia não será evitada se não se seguir o conselho norte-americano: “O secretário norte-americano do Tesouro, Timothy Geithner, exortou hoje os ministros das Finanças da Zona Euro a darem mais estímulos à região”. O míope centro europeu, que pode contar com periferias subalternas, recusou a sugestão de um governo norte-americano que quer tudo menos a desintegração europeia, obra da austeridade, claro. Continuaremos sem um mecanismo político decente de reciclagem dos excedentes dentro da Zona Euro, não se vislumbrando por aí qualquer plano Marshall...

1 comentário:

António Carlos disse...

"O secretário norte-americano do Tesouro, Timothy Geithner, exortou hoje os ministros das Finanças da Zona Euro a darem mais estímulos à região"
Alberto João Jardim, qual visionário, manteve/aumentou os estímulos à economia Madeirense muito antes das declarações de Timothy Geithner. Infelizmente os "mercados", aliados aos ultra-neo-liberais e aos economicistas (políticos ocasionais que privilegiam uma visão técnica à visão política), querem agora interromper o seu esforço heróico esquecendo-se que "o dinheiro há-de aparecer" (Mário Soares dixit) e "há vida para além do défice" (Jorge Sampaio dixit) e da dívida (digo eu).