Por vezes, há debate económico na televisão. Contas à vida é um programa semanal na tvi24 moderado por António Perez Metelo e que conta com Pina Moura e Braga de Macedo como comentadores habituais. No programa de ontem, o Ricardo Paes Mamede do Ladrões debateu com Braga de Macedo: Tratado de Lisboa e crise financeira. Está disponível por aqui (clicar em vídeo e depois é só procurar em baixo o último programa de 2 de Dezembro). O Ricardo mostrou este gráfico para ilustrar um ponto importante: a chamada liberdade de circulação de capitais tende a gerar crises financeiras. Não percam.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Correlação não significa causalidade.
Esse gráfico não diz quais os países (bancos) em crise, nem de que forma é q isso está relacionado ou não com a liberdade de capitais.
As duas vão nos dois sentidos; mas há mais sentidos para lá da suposta tedência de fundo.
Só falta mesmo apresentarem uma regressão econométrica..
A crise teve sempre mais a ver com a escolha do regime cambial do que com a liberdade de circulação assim. (!)
Toda a gente sabe que é mais fácil defender um câmbio fixo com restrições à mobilidade; mas tb não quererão omitir que a exportação de capitais em relação a economias menos desenvolvidas "pode" promover o crescimento... ou financiar os défices de correntes a que os "ladrões" querem deitar a mão...
O iluminado Braga de Macedo, o fora de série de Cavaco Silva (PM), jogou um pouco baixo e tentou desqualificar o JR como se este fosse um jovenzinho e puxando um tema lateral ao debate - a água doce e salgada... JR esteve à altura: claro e objectivo.
Desculpem não foi o JR foi o RPM.
Enviar um comentário