quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Poder de mercado

«Há medicamentos de venda livre que estão a sair da fábrica com o dobro do preços por unidade do que em 2005, antes da liberalização deste mercado». A liberalização conduz a uma diminuição dos preços? Quando as empresas detêm poder de mercado que lhes permite fixar os preços (o que acontece inevitavelmente na maior parte dos sectores económicos relevantes), a liberalização pode bem conduzir a um aumento dos preços que alimenta o crescimento das suas margens de lucro. À custa de todos nós.

3 comentários:

L. Rodrigues disse...

Não é a industria farmacêutica um dos exemplos mais acabados de como os dois dogmas neo-liberais, dos direitos de propriedade (intelectual neste caso) e dos mercados livres, são mutuamente exclusivos?

João Rodrigues disse...

Claro. As patentes são uma forma de monopólio, de criação de rendas. Que pode ser justificada. Mas não pela teoria liberal. O mito do mercado de livre convive mal com a realidade.

Pedro disse...

Olá João!
Existe um problema com seu pensamento (espero que vc aceite isso como uma forma de contribuir. E caso eu esteja errado pode falar). Se as empresas farmacêuticas conseguem determinar preços por monopolizarem o mercado, nós temos que encontrar alguma forma de evitar o monopólio e não de incentiva-lo que é o que você faz ao defender o controle centralizado de preços, pois é justamente isso que o controle de preços faz: criar monopólios (ou oligopólios). Isto por um simples motivo: poucas empresas vão conseguir sobreviver aos preços controlados. Qualquer mercado controlado em pouco tempo se estraga.