sábado, 6 de agosto de 2022

Careca ao léu no andar de cima

A última semana foi prolífera em destapar carecas ao status quo nacional. Mário Ferreira rejeitou um empréstimo público depois de confrontado com irregularidades no processo, deixando claro que o dinheiro do Estado é amiúde entregue aos empresários que menos dele necessitam. 

Toda a direita se empertigou na assanhada defesa do direito das energéticas a terem lucros extraordinários, deixando claro que não se preocupam com a inflação ou com a economia, como alardeiam, mas antes com a defesa dos setores mais privilegiados com esta crise. Sempre, sempre ao lado dos poderosos, na defesa de que o saque pode ir sempre um pouco mais longe. 

Por seu lado, os arautos da democracia liberal, sempre eufanos na defesa dos direitos humanos, rasgaram as vestes por a Amnistia Internacional afirmar que a Ucrânia também está a atentar contra esses direitos ao escolher estratégias de defesa que utilizam civis como escudo humano em áreas urbanas, deixando claro que a prevenção do sofrimento nunca foi o seu principal valor. A Amnistia Internacional, que condenou a ação Russa desde a primeira hora, deveria, na sua sempre impoluta opinião, fechar os olhos aos atos condenáveis também praticados pelo novo santo do mundo livre. Defesa do "mundo livre" a qualquer custo com as famílias dos outros, para eles, é refresco. 

Semana difícil para o jogo de sombras do qual depende a cobertura das carecas dos moradores do andar cimeiro da cada vez mais piramidal sociedade portuguesa. 


2 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente aos que descobriram recentemente que há países que têm posições imperiais no mundo e que têm práticas absolutamente inaceitáveis e imorais sobre os mais fracos que se resumam à sua hipocrisia e à sua monumental ignorância.

TINA's Nemesis disse...

Comentário que deixei no texto "Sinistras equivalências" de António Barreto no Público:

"O maior pecado do Putin não é ser um déspota, como todos sabem, mesmo aqueles que negam, os EUA e os restantes rastejantes membros da NATO convivem muito bem com déspotas, desde que eles lhes sirvam os interesses. O Ocidente sempre foi assim, Portugal, ou a sua classe dominante, no tempo que andava por esse mundo a pilhar aproveitou-se dos déspotas africanos para lucrar com os escravos de África, os chefes da altura na África tinham um contracto com o reino português, os chefes africanos capturavam aqueles que viriam a ser escravos e o reino português pagava-lhes alguma coisa pelos escravos. E este "democrata" financiado pelo Pingo Doce bem podia mencionar os crimes de guerra, a carnificina, o terror e os nazis armados pelos EUA-NATO-UE, mas não o faz por razões óbvias."

O comentário foi censurado.