sábado, 9 de maio de 2020

"Vai ser um apodrecimento da situação"


O Tribunal Constitucional Alemão declarou as intervenções do BCE, para a compra de dívida pública em larga escala, de duvidosa legalidade à luz do Tratado da UE. Foi até onde nunca tinha ido: intimou o Governo alemão e o Bundesbank a, no prazo de 3 meses, suspender a participação nestes programas (não havendo uma justificação convincente), o que acabará por ter implicações também sobre a intervenção prevista no quadro da presente pandemia.

Irá seguir-se um braço-de-ferro entre os órgãos do Estado alemão porque o Governo e o Bundesbank não querem dinamitar o euro/UE; porém, o Estado de direito fica posto em causa se o Tribunal Constitucional for desrespeitado. Neste caso, a extrema-direita pode crescer muito mais, o que também será uma ameaça ao euro.

É caso para dizer que estamos a assistir ao apodrecimento da UE. Foi isso mesmo em que pensei há oito anos quando me deram a palavra na SIC - Expresso da Meia Noite. Vejam até ao fim, e observem o rosto dos meus interlocutores.

10 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

"...por uma faísca qualquer, vai haver um colapso!"

Eis uma boa alcunha a atribuir ao Codiv-19, "Faísca"

Anónimo disse...

A Alemanha e os países do norte vão ser pressionados a aceitar tudo o que for necessário para que o euro não acabe, quando digo tudo é mesmo tudo, inclusive financiamentos directos aos estados, coisa que até parece não ser permitido pelos tratados. Nem o Sul nem o Norte da Europa têm condições neste momento para sustentar politicas que não têm qualquer viabilidade económico.
O problema de falta de constitucionalidade é transversal a toda a zona Euro, em termos diferentes mas é transversal, e da mesma forma que os cidadãos alemães foram enganados pelo seu próprio governo no inicio da crise das "dividas soberanas", acerca de uma história que não existe nem nunca existiu sobre os "gastadores irresponsáveis" do sul vai agora aplacar esta "ligeira" incongruência.

Jaime Santos disse...

Como dizia o Pedro Mexia, um apocalíptico é um optimista desiludido... O Jorge Bateira está a tentar ganhar um debate que perdeu naquele altura, ainda me lembro do baile que Nogueira Leite lhe deu na RTP.

Os académicos são verdadeiramente pessoas extraordinárias. Lê-lo é como ouvir há pouco nesse mesmo programa que refere o regalo com que um virologista falava do corona-vírus e da pandemia...

A Alemanha tem um excelente motivo para não arranjar um conflito por causa do Euro, TC alemão incluído. A moeda única beneficia-a sobretudo a ela. Recusar os programas de compra de dívida teria a simples consequência de acabar com o Euro e talvez com a própria UE.

Podem os juízes alemães ser tão estúpidos? Claro que podem, mas parece-me que não os ouviremos a dizer 'f*** business', como disse o Sr. Johnson...

Para esse grau de estupidez, é mesmo preciso um político nacionalista, como aliás bem mostra o desastre que se desenrola na RU.

Did you want disruption by electing such people? That's disruption for you...

Começo verdadeiramente a acreditar que de facto, o Jorge Bateira e os seus não têm qualquer plano ou noção do que fazer em caso de saída do Euro. O plano não está escondido. De facto, não há plano... Por isso é que ele não aparece.

Tudo o que os move é o ressentimento dos derrotados... Esperam ter razão sobre ruínas...

Anónimo disse...

Uma das comtradições do neoliberalismo é a exigência de um estado minímo mas, ao mesmo tempo, um estado máximo, no campo judicial.
Para quê?
Para fazer cumprir os contratos, a maior parte obtidos pela rede de influências/corrupção.
Ora, neste caso, o tribunal constitucional alemão virou-se comtra o neoliberalismo, pois o que o bce pretende fazer é comprar ações de empresas privadas (quantas delas insustentáveus) e dívida pública no mercado secundário, beneficiando bancos, que a seguir vão emprestar aos especuladores do imobiliário, para criar bolhas especulativas em cidades europeias.
É de saudar esta intervenção do tribunal, já que o tribunal europeu de justiça tem sido uma peça na engrenagem.

Geringonço disse...

Jorge Bateira, alguma vez mais foi convidado para aparecer na televisão?...

Anónimo disse...

Porra, não há mesmo pachorra para Jaime Santos.

Tudo lhe serve para atacar qualquer coisinha minimamente socialistas.

Até o ultra-liberal Nogueira Leite o comove mais.

Da-se -

Anónimo disse...

Geringonço: Estava a ouvir Jorge Bateira e a pensar exactamente nessa pergunta

Anónimo disse...

Começa JS:

"Como dizia o Pedro Mexia, um apocalíptico é um optimista desiludido... O Jorge Bateira está a tentar ganhar um debate que perdeu naquele altura, ainda me lembro do baile que Nogueira Leite lhe deu na RTP.

Deixemos as pobres frases do pobre Mexia, a que agora JS recorre, e centremo-nos na mediocridade desta frase do mesmo JS.

Infelizmente ela não é só medíocre. É acintosa, grosseira e idiota

Já se lhe disse n vezes. Os debates não se ganham da forma néscia como JS quer fazer crer. Nem por votos nem pelas múmias paralíticas que acompanham quem debate

Percebe-se a frustração de JS. As palavras de JB assumem hoje um carácter muito mais próximo da realidade do que na época de ouro austeritária

E isso deixa-o tão fora de si que temos direito a um exorcizar de um "baile" com Nogueira Leite,só presente nos sonhos húmidos de JS

Ele lá sabe com quem dança

Anónimo disse...

Infelizmente JS continua a chinelar no pé.

Os "académicos", diz. Todos ao molho e fé em Deus, é isso?

Os "académicos" não são todos iguais, como de resto se nota pela expressão de outros"académicos" ao lado de JB. Mas não vale a pena este exorcizar contra os"académicos" como se roído pela inveja ou para os diminuir enquanto interlucotores. Há-os de qualidade, assim como os há como aventesmas

Não valem a pena essas fífias "intelectuais"

Anónimo disse...

Assim como não adianta este estertor final de JS:
"Tudo o que os move é o ressentimento dos derrotados... Esperam ter razão sobre ruínas..."

Isto é um "argumento"?
O que fará mover JS?
o ressentimento dos derrotados ou a inquietude por o poderem ser?

Que pobreza, JS