quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Rostos


Bem sei que são as políticas, e não os rostos, que contam. Mas há rostos que nos dizem muito sobre políticas. Lembrem-se que, em plena greve na Ryanair, Ana Godinho decidiu ir a Dublin tirar uma fotografia com a encarnação multinacional da selvajaria laboral. Agora, passa de Secretária de Estado do Turismo, onde dirigiu a triste claque de um sector conhecido pelos baixos salários e pela precariedade, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Será Ministra do trabalho low cost (a baixo custo) e da insegurança social? Se depender desta gente, a pesada herança da troika é para continuar na área mais importante da economia política.

26 comentários:

Jose disse...

A Ryanair tem muito a ver com o trabalho de milhares de portugueses, muito para além dos poucos que emprega … mas as lutas e o 'ser de esquerda' oblige!

Song The Sangue disse...

é provável que a política continue a ser a mesma

Anónimo disse...

Baixos salarios?! Tomara muita gente ganhar o que ganha um trabalhador da ryanair.

Que me desculpe mas isso parece conversa de esquerda caviar que anda apenas na TAP porque sim.
Se calhar digo isto por causa da minha costela de esquerda carapau!

Luis Alves

https://eco.sapo.pt/2018/08/27/quanto-ganha-um-tripulante-de-cabine-na-ryanair-na-tap-e-na-emirates/

https://observador.pt/2018/07/24/ryanair-garante-pagar-mais-do-dobro-do-salario-minimo-a-tripulantes-europeus/

Paulo Rodrigues disse...

O novo governo promete pouco.
Paradoxalmente, interessava agora mais ao BE e PCP que o ps tivesse maioria absoluta.
Não tendo os 4 partidos de direita votos suficientes para derrubar o governo, fica nas mãos do BE e do PCP a continuidade do governo até final da legislatura.
Agora, imaginem o governo a praticar políticas de direita, como é seu costume, de braço dado com o psd/patronato e a esquerda condicionada pela culpa de uma eventual queda do governo e o regresso da paf ao poder.
Se o governo caísse na AR e tivéssemos que ir de novo a eleições, o ps ganharia com maioria absoluta e o problema ficaria resolvido, mas o psd vai abster-se na votação e o ps forma mesmo governo.
Vamos ter mais 4 anos de tancos, golas, Sócrates, greves e manifestações.

Anónimo disse...

O Jose não sabe mas alguém tem que lhe dizer, porque o sentido de decência é algo que lhe é estranho

Ê também isso. Uma questão de decência

A promiscuidade das negociatas sempre foi muito valorizada pela “ empresários” de determinado calibre

Geringonço disse...

Chamem-lhes "socialistas" e "esquerda"...

Anónimo disse...

11 e 02, 11 e 25, 11 e 41

Eis mister multinick em funções

O primeiro faz parte daquele conjunto idiotia de nicks criados em 2010 por joão pimentel Ferreira
Utilizou-ou até â exaustão para boicotar debates e para dar uma de engraçadinho anarca. Era e é um ultra.

Diógenes disse...


Não matem já à nascença, quem ainda não nasceu (tomou posse)...

Aleixo disse...

Parece ser sina…

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, arranja sempre personagens que encarnam as políticas de forma mais papista, que o "CAPITAL"!

Já o Vieira da Silva, lá regressou com direitos de autor de um Código de Trabalho pior, do que o do...Bagão Félix!

P.S.
Nunca percebi a razão, do dito cujo, não ser uma linha vermelha no acordo da "geringonça".

Anónimo disse...

Este Paulo Rodrigues deve ser de facto uma coisa escondida debaixo do tapete
A coisa ficaria resolvida? Com a maioria absoluta do PS? Se não for agora era para a próxima? Portanto mais vale agora que na próxima?
É pá tanto palavreado deste jeito só pode ser mesmo o multinick multifunções a ver se apanha patinhos

Anónimo disse...

"políticas de direita"

e no entanto a reforma do passe foi a melhor medida social dos transportes desde... há séculos

JE disse...

Num dos seus múltiplos comentários com nicks diversos, mister multinick assina com o pseudónimo de "luís alves"

Saindo em defesa duma das piores companhias aéreas, a ryanair

joão pimentel ferreira repete a estratégia a que já nos habituou. Dá links. Que cheiram mal.

Estes são fontes privilegiadas dos ultra liberais. Assim do género de manipular os factos e de aldrabar os dados


Quais são as fontes?

Uma o "Eco", algo que tem como editorialista um"jornaleiro " de nome António costa ( não confundir com o primeiro-ministro). Num dos seus artigos o João Ramos de Almeida expõe muito bem as qualidades de troikista amancebado com a governação de passos e o seu carácter profundamente anti-laboral

O outro é o pasquim neoliberal dos "comentadores" ultras, "o observador"

E o que dizem ambos sobre a ryanair e os seus salários?

Dizem o que a "empresa" diz. "Esqueceram-se" de confrontar com o que os trabalhadores dizem...ou foi o aonio eliphis que se esqueceu de linkar?

Curiosamente a notícia é, uma de Agosto,outra de Julho, do ano passado.

E coincidiu com a luta laboral na ryanair

Bem oleada a máquina de propaganda

No final do artigo do observador podia-se ler isto:
" a Ryanair avisou que as greves “desnecessárias” podem resultar em reduções da operação no inverno (entre outubro e março) e da frota, assim como no número de postos de trabalho."

Uns bons ultra liberais ou seja uns bons sacanas sem lei

JE disse...

"Sindicato acusa a Ryanair de ter impedido uma inspectora da Autoridade de Condições do Trabalho (ACT) de entrar na sala de apresentação de trabalhadores, no Porto. Em Lisboa, tentou mas não conseguiu".
(disse que não autorizava porque ia causar stress nos tripulantes», relatou Luciana Passos, presidente do SNPVAC)."

"A Ryanair tem estado envolvida numa polémica desde a greve dos tripulantes de cabine de bases portuguesas em Abril, por ter recorrido a trabalhadores de outras bases estrangeiras para minimizar o impacto da paralisação. Além de violar o direito à greve, a companhia low cost ameaçou ainda por telefone com despedimento quem não aceitasse a ordem."

"Já na última greve europeia, em antecipação a esta, a Ryanair enviou um formulário aos tripulantes de cabine a pretexto de «minimizar os transtornos para os nossos clientes». No email, além de tentar coagir os trabalhadores, a empresa perguntava se tencionavam aderir ou não à greve e, indo mais além, colocava uma outra opção no questionário para quem não esteja escalado: se desejava ser voluntário para trabalhar"

"Foi enviada uma carta aos trabalhadores ameaçando os mesmos de que se não fossem voar em dias de folga e que batiam nos dias da greve iriam ser despedidos».

"o sindicato apontou como motivos da paralisação as «ilegalidades» praticadas pela empresa em Portugal, entre elas a falta de pagamento dos subsídios de férias e de Natal; a não atribuição de 22 dias úteis de férias por ano; o não cumprimento integral da lei da parentalidade portuguesa e a não integração do quadro de efectivos de todos os tripulantes de cabine com mais de dois anos de serviço sem perda de retribuição ou antiguidade.

Entretanto, a Ryanair comunicou esta terça-feira, em Faro, que vai encerrar a sua base no aeroporto algarvio em Janeiro de 2020 e despedir cerca de cem trabalhadores, embora mantendo os voos"

" a companhia irlandesa foi acusada de violar o direito à greve por ter recorrido a tripulantes de cabine de outras bases europeias para substituir os grevistas"

"Os pilotos alemães da Ryanair decidiram juntar-se à greve de sexta-feira, que decorre em seis países, incluindo Portugal, para exigir um fim aos abusos da companhia e o cumprimento das leis nacionais."

"Governo «defende lucros da Ryanair» e impõe serviços mínimos
O despacho que declara serviços mínimos para a greve dos tripulantes da Ryanair revela que o Governo tenta «aniquilar o direito à greve» e que não defende os direitos dos trabalhadores, acusa sindicato."

"Temos um governo que para manter cá a Ryanair ataca o direito à greve e cria condições especiais, numa concorrência desleal para com outras empresas. E agora a Ryanair diz aos trabalhadores que, para não serem despedidos, têm que estar disponíveis para mudar toda a sua vida e levar a família para outro País, ou abdicar do seu vencimento nos meses de menor activdade da empresa.»

"CEO da Ryanair, Michael O'Leary, foi chamado para prestar declarações ao Parlamento mas recusou-se a tal, justificando ser um homem de negócios e não um político"

JE disse...

Pelo que o luis alves multinick pimentel ferreira pode meter num certo sítio, o seu ódio de estimação aos trabalhadores

Estamos fartos destes tipos acenando com um "Tomara muita gente ganhar o que ganha um trabalhador da ryanair".

("Pedro", um outro nick de mister multinick, dizia, antes de ser desmascarado, que é melhor ordenados de miséria do que não ordenados

O mesmo "pedro" que para vender a sua ideologia se fazia passar por um pobre trabalhador privado, pobre e mal pago, a bufar contra os sindicatos)

Este agora, o alves, quer fazer-se passar por "esquerda carapau", enquanto bufa contra a TAP, assim deste jeito reptilíneo

Anónimo disse...

"politicas de direita" ?
"Medida social dos transportes"?

Parece que pelo menos desde 1997 que o Partido Comunista Português (PCP) tem reivindicado a implementação de um passe único para os transportes públicos, com um preço mais acessível. O projeto de lei foi na altura chumbado pelos deputados do PS. Estava em funções o primeiro Governo liderado por António Guterres, no qual António Costa exerceu o cargo de ministro dos Assuntos Parlamentares.
Quanto ao processo de implementação do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), embora tratando-se de uma iniciativa do Governo, importa salientar que tanto o PCP como o BE reivindicaram medidas nesse sentido ao longo da legislatura.
Mais, em novembro de 2018, quando o Governo apresentou a medida na Assembleia da República, para ser incluída no Orçamento do Estado para 2019, essa proposta original do Governo previa uma dotação total de apenas 83 milhões de euros e limitava a respetiva aplicação às áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Foi então aprovada uma proposta de alteração do PCP que visava aumentar a dotação total para 104 milhões de euros. E tanto o PCP como o BE apresentaram também outras propostas de alteração no sentido de aplicar o PART a todo o país.

Jaime Santos disse...

Muito mais interessante e certeiro do que o seu comentário é o do Ricardo Paes Mamede, imediatamente anterior.

De facto, os Partidos não fazem análise política, fazem política. Que é exatamente o que o João Rodrigues faz e não há mal nisso. Mas não tente cobrir o Sol com uma peneira.

Seja como for, o PCP poderá agora, depois da morte da Geringonça, que existiu mesmo, apresentar uma moção de censura ao Governo do PS quando lhe aprouver e eu espero que o João Rodrigues a defenda com clareza, em lugar do exagero retórico passado a que não correspondia uma ação política ou sequer propostas consequentes com a dita retórica.

Ou muito simplesmente contribuir para chumbar um Orçamento.

O problema é que é capaz de levar com 4+ anos de Governo da Direita, e aí é que vai ver que de facto, rostos como os de Luís Montenegro são bastante piores que os de Ana Godinho...

E se isso acontecer, não se queixe de que o eleitorado lhe foge ainda mais...

Cuidado pois com o que deseja...

A ministra ficou mal na fotografia disse...

Vá lá, ao menos não acusa o "estalinista" João Rodrigues de adulterar a fotografia...

Jose disse...

Vindas de um elitismo obsceno passando por uma chantagem descarada nas companhias de bandeira, a luta dos trabalhadores das companhias aéreas sofrem nas low-cost um incontornável obstáculo:
as grandes massas que servem são inconstantes e pagam pouco.

Mas se há luta, é sempre muito justa, pa-ta-ti pa-ta-ta...

João Pimentel Ferreira disse...

A dita companhia "selvagem" é a mesma que permite que os pobres possam viajar de avião.

JE disse...

João pimentel ferreira,mister multinick, desaparecido em combate há dias, depois de se terem identificado mais uma mão cheia dos seus nicks, volta, mais uma vez violando a sua própria palavra

Volta e dá as mãos a um tal de jose.

O que é bem significativo.

As alianças sempre,sempre patentes entre os viúvos de Salazar e os ultra-liberais

Uns exemplares óptimos, lolol

JE disse...

Serve esta união político-ideológica-publicitária entre mister multinick e jose todavia para uma coisa. De uma cajadada...

Ora vejamos.

Pimentel ferreira começa por tentar defender os canalhas da ryanair como "uns bons patrões", a pagar bons ordenados, que causariam inveja a muitos portugueses

Já conhecemos a rábula. Ela era utilizada sobretudo por um outro nick de pimentel ferreira, um tal "pedro", abjecto racista, que se apresentava como «um "pobre" trabalhador para fazer exactamente o mesmo papel de lambe-botas do patronato mais sórdido.


Reduzida a escombros o paupérrimo argumentário, o que restava a pimentel ferreira?

Atirar o tapete para o chão no que respeita à pretensa "defesa" dos trabalhadores da ryanair, montar quiçá no diabo e passar para a defesa dos "pobres" que podem assim voar


Pobre pimentel ferreira. De como se demonstra que os seus interesses não são os dos trabalhadores, mas sim dos que os exploram

De como se evidencia que gosta de empresas "selvagens", em que os direitos de quem lá trabalha são espezinhado

Por trás daquela face imberbe esconde-se um ultra liberal.Daqueles que se tem que atirar à cara o que é. Mesmo que os anos já tenham passado por ela como os selvagens passam selvaticamente pela decência.

JE disse...

Mister multinick tem confirmados 5 nicks diferentes neste post. Confirmados, repete-se

Ficamos a saber que até nas questões da defesa do ambiente é uma fraude. A rábula do ciclista é apenas isso, uma farsa. A bicicleta é substituída pelo avião com demasiada frequência, adquirindo a sua pegada ecológica a dimensão disforme de um pantomineiro.

Uma última nota
É também mister multinick que está por detrás de " A ministra ficou mal na fotografia

Repare-se como está atento à foto da ministra, tal qual um verdadeiro poeta quase-quase erótico, a tentar arranjar material para o seu quase-quase

Nada disto no entanto deve fazer esconder a denúncia de como agem estas coisas.A acusação de " estalinista" a João Rodrigues é feita en passant. Mas os efeitos pretendidos estão lá. Infelizmente para ele, desta forma quase-quase que o denuncia logo

JE disse...

Por seu lado e o colega de JPF, um tal jose?

Vê-se que este está particularmente irritado. Porque só alguém que foi tocado nos seus interesses económico-ideológicos reage assim desta forma tão particularmente desastrada

"Elitismo obsceno" dirá jose.

lolol.

Pobre jose. Ver um elitista como jose , daquele género pedante-marialva, a queixar-se de elitismo é uma autêntica pérola.

Então e a sua teoria marialva ( e pedante) com que nos azucrina quotidianamente a cabeça sobre os coitadinhos e os super-machos?

Aquela teoria que foi beber a Bolsonaro e que esconde mal uma abjecta eugenia?


E montado na sua montada, agitando ridiculamente e de forma agastada o seu elitismo obsceno,faz soar o grito de guerra que já soltava quando montava no diabo, ao lado daquele traste do Passos Coelho:

" pa-ta-ti pa-ta-ta... pa-ta-ti pa-ta-ta..."

E junta-se a mister multinick nesta defesa tão acérrima dos interesses dum patronato rasca, ordinário e sebento

JE disse...

E o que terá irritado jose? Para não se ter lembrado que o "elitismo abjecto" se lhe cola à pele como uma segunda pele?

-A denúncia das condições de trabalho duma empresa a que está ligado por laços económico-ideológicos?

-A denúncia de mister multinick, a que o liga uma espécie de amor-ódio-amor tão deliciosamente cristalina

-A denúncia da chantagem por parte dum patronato trauliteiro?


Ou simplesmente o desejo de aparecer montado ( na montada) a gritar pela vinda da troika, enquanto esconjura essa coisa da "Luta"?

E toca a corneta de forma de massa inconstante a pagar pouco:

"pa-ta-ti pa-ta-ta...pa-ta-ti pa-ta-ta..."

Jose disse...

O Cuco, monta no seu JE e … pa-ta-ti pa-ta-ta.

JE disse...

Mais uma vez se repete.

Este espaço é um espaço de diálogo e de debate de ideias.

Não é um local onde jose pospegue as suas atoardas ou as suas sentenças onanistas, fugindo ao que se discute ou aborda.


Fala-se da promiscuidade entre alguns governantes e alguns "empresários" que por acaso são uns sacanas de alto coturno. Desmonta-se a treta de um "elitismo obsceno" que cavalga a "doutrina dos coitadinhos" de jose. E aponta-se para a idiotice do seu pa-ta-ti pa-ta-ta, que acompanha uma palavra ("luta") que ele convoca e que o torna num tocador de corneta pouco audível

Jose (não) responde. Foge montado