quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Obsessão por números, má análise política e ditadura da novidade

Vamos mesmo continuar a discutir o efeito dinâmico da sondagem diária do JN, obtida apenas com uma renovação de 150 inquiridos por dia numa amostra total de 600 pessoas? As preferências dos eleitores podem ser mas voláteis durante o período da campanha eleitoral, mas é impossível que apresentem flutuações tão grandes de dia para dia.

Ao longo do tempo, a variação dos números de uma sondagem é sempre resultado da convergência de dois efeitos: o efeito da margem de erro e o efeito da evolução efetiva das preferências eleitorais. Por se tratar de um período de tempo tão curto, a evolução diária é provavelmente mais fruto da margem de erro da sondagem (que, já agora, é a maior de todas as sondagens, ultrapassando os 4%) do que da mudança do padrão eleitoral. Dito de outra forma: para distinguirmos uma mudança do padrão eleitoral do efeito da margem de erro temos de aguardar alguns dias. Dizer que um partido "caiu 0,5% nas eleições de voto" de um dia para o outro não significa nada.

Analisar flutuações diárias é um exercício espúrio. De tudo isto só se pode retirar uma conclusão: a análise política relevante não se compagina com a ditadura da novidade e da "última hora" imposta pelas televisões e pelos jornais online. Se querem dizer alguma coisa a partir das sondagens diárias, digam isto.

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem.

Anónimo disse...

Exactamente! A assertividade da critica às narrativas dominantes no espaço público é a grande mais valia do LB. Lamenta-se que por vezes resolvam "suspende-la". Compreende-se que possa ser uma postura instrumental, em nome de fins que consideram importantes. Mas à honestidade intelectual como principio não são permitidas tais concessões.

Cump.

JRodrigues

Anónimo disse...

Este tipo fala em honestidade?

Este aldrabão a falar em honestidade?

E agora aqui tão histérico e frequente, depois de terem sido identificados os outros nicks?

Não larga o blog ao ao

JE disse...

Ouvir um tipo como jrodrigues falar em "honestidade" é sinceramente uma ofensa ao sentido de honra de quem lê este blog

Ouvir esse mesmo tipo falar em "honestidade intelectual" é sinceramente uma ofensa não só ao sentido de honra mas também uma ofensa ao intelecto de quem lê este blog

Para mais explicações é favor ler os comentários do post de João Rodrigues: "Para lá da jardinagem"