terça-feira, 1 de outubro de 2019

Já só faltava o populismo para animar a malta

Populismo é o termo que as elites usam para as políticas de que não gostam, mas que a gente comum apoia.
Francis Fukuyama

Para lá de Lenine, já só faltava outro espectro a assustar as elites liberais que dominam jornais como o Público: o do populismo, desta vez ambiental. Sim, precisamos mesmo de um populismo, de clivagens bem fundamentadas entre povos e elites do poder em todas as áreas fundamentais da vida. Nos anos setenta, Ernesto Laclau de resto dizia que o socialismo é o populismo na sua melhor e mais consequente forma política. E não sou eu que vou discordar, logo agora que precisamos também de um eco-socialismo enraizado nas massas populares.

Entretanto, a técnica convencional de uma certa ciência política é sempre a mesma desde os primórdios da Guerra Fria: ai que os extremos se atraem, totalitarismo, populismo, blá, blá, blá. Esta técnica só sobreviveu e prosperou por razões de poder e não de validade.

A economia política dominante produz tão maus resultados para tantos que as elites só podem de novo recear a juventude do mundo. Agora, os que contestam o capitalismo fossilizado, retirando as implicações políticas radicais que se impõem da melhor ciência, equivalem-se aos negacionistas do clima, vejam lá o despautério. Estão de cabeça perdida.

Com excepções, as páginas de opinião dos jornais já só servem para medir o declínio do chamado extremo-centro. O consenso construído desde o final dos anos oitenta, de Washington a Bruxelas, está a dar de si também na economia política internacional. Afinal, a história pode não ter terminado. Pode, note-se.

31 comentários:

O Eleitorado Morre Mas Não Se Rende disse...

o capitalismo está fossilizado ou em evolução? parece-me mais estar a evoluir para algo

Jaime Santos disse...

A História, como é evidente, nunca termina e o Fukuyama que cita provavelmente usou essa famosa interrogação em modo irónico.

Acho muito curiosa a sua súbita conversão a um eco-socialismo que não se sabe bem o que seja. O programa do PCP, que eu saiba, propõe esse sim, o ressurgimento da grande indústria nacional. Seja o que este socialismo for, não é com certeza ecológico. Aliás, basta lembrar a destruição ambiental no Leste Europeu, sob a batuta do 'socialismo real', para se temer o pior relativamente ao dito 'eco-socialismo'...

O movimento ecologista, João Rodrigues, é um movimento conservador no que a palavra tem de melhor, contrariamente aos auto-intitulados conservadores que querem apenas conservar os seus privilégios. É profundamente céptico relativamente à crença dos socialistas no progresso (e suspeito que o próprio Marx bem lá dentro também o era).

A palavra 'populismo' contém um significado mais ou menos preciso. Designa um modo de estar na política (mais do que uma ideologia) que afirma a primazia da soberania popular sobre todas as instâncias de intermediação democrática, parlamentos e tribunais incluídos. Boris Johnson e o seu Svengali, Dominic Cummings, claramente reclamam-se deste modo de vida, mas o que lhes interessa é a manutenção do poder, como aliás acontece com todos os populistas que, se for preciso, mentem com todos os dentes que têm na boca...

Aconselho-lhe a leitura do artigo 3º da CRP:

Artigo 3.º

Soberania e legalidade

1. A soberania, una e indivisível, reside no povo, que a exerce segundo as formas previstas na Constituição.
2. O Estado subordina-se à Constituição e funda-se na legalidade democrática.
3. A validade das leis e dos demais atos do Estado, das regiões autónomas, do poder local e de quaisquer outras entidades públicas depende da sua conformidade com a Constituição.

A Lei Fundamental, João Rodrigues, é que é soberana, a soberania popular submete-se a ela. Aconselho-lhe aliás a leitura de uma outra obra do mesmo autor que refere, 'as origens da ordem política'.

E veja lá se entende isto, está bem?

Anónimo disse...

A militância anti-capitalista tem toda a legitimidade e o que não lhe faltam são boas razões para se justificar. Os impactos ambientais das economias de cariz capitalista, servem bem essa lógica de combate, obviamente. Mas não vale tudo, que diabo ! Convinha não misturar os movimentos resultantes de uma espécie de ambientalismo panfletário e à la carte com um pensamento estruturado sobre politicas ecológicas. Ou também andarão de cabeça perdida ?

JRodrigues

Aónio Eliphis disse...

A Ciência não é democrática, é uma Ditadura implacável, e o Ditador são as evidências. Claro que cabe ao Homem - democraticamente - fazer o que lhe aprouver com as evidências, mas este discurso reacionário cada vez mais em voga, de que na Ciênca funciona uma espécia de "meninos à volta da fogueira", ou "consenso democrático", ou ainda "assembleia plural de cidadãos", é uma farsa que provém de pessoas que percebem pouco ou nada de Ciência (ou então vêm das pseudociências a que chamamos "ciências sociais").

O António Costa, o homem do pluralismo e o bom ouvinte, o homem que consegue encontrar os consensos, senta-se à mesa com Galileu Galilei e o Bispo de Roma, para, tentarem chegar a um consenso que agrade a todos, sobre se afinal a Terra é ou não é o centro do universo. No meio está a virtude, já referia a mãe de Costa muito sapientemente. Após várias semanas de debate intenso, fechados num gabinete, lá concluem e decretam, que afinal o Sol é o centro do sistema solar, agradando assim a Galileu, mas que o sistema solar onde o Homem se encontra, é o centro do Universo, agragando assim a Roma. E mais uma vez, no quadro da democracia pluralista, Costa encontrou mais um consenso que agradou a toda a gente. Parabéns Costa! És um génio!

Aónio Eliphis disse...

Interessa todavia mencionar que o problema não reside no capitalismo mas no consumismo e na predação de recursos, considerando que um Tesla é muito mais oneroso, e por isso exige muito mais capital, de que um Fiat velho a gasóleo, e todavia polui muito menos que este e consome muito menos recursos. É perfeitamente possível numa economia de mercado livre respeitar as regras ambientais, haja vontade política para taxar as externalidades. Aqui na capitalista e economicamente liberal Holanda há muita gente a usar a bicicleta, não porque sejam cidadãos ambientalmente conscienciosos, mas porque é muito caro ter e usar carro particular.

Lowlander disse...

Noticias ambientalmente sustentaveis da capitalista e economicamente liberal Holanda onde muita gente usa a bicicleta porque e muito caro ter carro particular:

https://www.bbc.co.uk/news/world-europe-49891449

Anónimo disse...

Já cá faltava o mister multinick para animar a malta

Sem ponta de vergonha aonio etc a trautear uma espécie de anedota que tem o seu perfil. O seu perfil e a sua capacidade cognitiva.

Independentemente da idiotice desta espécie de "humor" medíocre e larvar,sobra no entanto outra coisa.

O rasca.

A convocação da mãe de António Costa por parte do joão pimentel ferreira aonio é a assinatura de alguém que também prima por isto.

Pela rasquice.

Estamos de facto no meio da tralha neoliberal

Jose disse...

«um eco-socialismo enraizado nas massas populares»

Mal posso espera por:
Um dia de trabalho para limpar as praias.
Um dia de trabalho para limpar as matas.
Uma medalhinha por cada kilo de priscas…

Quando os pastores se dizem seguidores de ovelhas, até se me criam alergias!!!

Anónimo disse...

Vê-se que jose está com urticária

A tralha neoliberal está na defesa

JE disse...

Os factos são terríveis quando se confronta a realidade, com o paupérrimo parlapié dos apologistas do status quo.

Mas importa saber quem diz o quê. Não se trata de falar sobre o mensageiro em vez de se abordar a mensagem. Trata-se de ver quem traz a mensagem e de que forma se pode confiar em tal mensageiro. A venalidade da coisa há muito superou a dignidade e a verticalidade a que estávamos habituados

Por exemplo, jose quer que lhe apaguemos o seu passado e que esqueçamos o seu rasto de troikista para além da troika e mais além. A coisa é sobretudo útil nos tempos que correm, em que a propaganda às ideias e o apelo ao voto tentam apresentar o encardido com a pureza do branco mais puro.

Quando confrontado com a barrela suja que tenta esconder debaixo da farpela, jose foge. Responde ao lado com um poema que confirma que a mediocridade narrativa passa também por aí

Mas a coisa é mais funda e bem mais perigosa

JE disse...

Outro exemplo concreto é o deste aonio eliphis,um dos centos de nicks de joão pimentel ferreira. Pode-se observar que, pelo menos de certeza desde 2010 usava os mesmos processos neste blog, com a sua habitual táctica multinick. E é em 2010 que resolve criar uma série de nicks em série, que primam pela imbecilidade e que serão usados quando necessário como meio de boicotar o debate. Ainda hoje. Basta estar atento para a idiotice rasca de quem assim procede. E ver a data do cartão de cidadão

Só aquando da vitória do governo troikista resolve aparecer com a sua própria identidade, num processo que tinha como alvo ser reconhecido pelas elites da direita como candidato a um cargo ministerial. O destino de Poiares Maduro fascinava-o.

Entretanto esse mesmo joão pimentel ferreira,nesse ano de 2010 usava as mais das vezes o nickname de "Carlos". Ou o de "caporegime" Fazia fila junto com 2 ou três passarões daquela seita ligada à seita do Mises.

Tais pormenores vão-se conhecendo mercê do enredo que aos poucos se vai desenrolando debaixo dos nossos olhos.

JE disse...

Por volta de 2013 sai uma tese do até então desconhecido do grande público Fernando Moreira de Sá

"Esta é a história digital dos bastidores da chegada de Passos Coelho ao poder e da queda do Governo na rede. Onde se fala de manipulação de fóruns das rádios e TV´s, de condicionamento de debates e se revela como Relvas tentou evitar o pior em reuniões com blogueres, na Presidência do Conselho de Ministros...

O ponto de partida é a tese de mestrado de Moreira de Sá, nota 20, na Universidade de Vigo (Galiza) sobre a importância da comunicação política digital na chegada de Pedro Passos Coelho à liderança do PSD. Consultor de comunicação, Fernando Moreira de Sá, 40 anos, regionalista ferrenho, foi um dos "voluntários" que, nos bastidores, trabalhou a caminhada política do ex-primeiro-ministro na blogosfera e nas redes sociais, estratégia efetuada com recurso a informação privilegiada e campanhas negras contra adversários. Rosto das empresas Comunicatessen e da Callaecia, parceiro da Nextpower (a que estão ligados Rodrigo Moita de Deus, da Comissão Política Nacional do PSD, e João Paixão Martins, filho de Luís Paixão Martins, da LPM), Moreira de Sá vai mais longe e desvenda alguns segredos do caminho que levou Passos Coelho ao Governo...

http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/ascensao-e-queda-de-passos-versao-20=f758352

JE disse...

Já este ano, um tubarão do psd foi apanhado numa rede de perfis falsos. Com o avançar da investigação verificou-se que a coisa era mais tenebrosa do que se pensava. O canalha usava nomes e perfis falsos. Mas não só

O consultor do PSD e o seu falso rebanho, atribuam a outros frases que estes nunca escreveram , faziam "piadas" sobre o caso Casa Pia, utilizavam cartazes forjados, frases falsas atribuídas a políticos, ligações para sites de fake news. E mentiam. Sistematicamente

Descrito como "um dos maiores caciques" do partido, capaz de controlar directamente o voto de 500 militantes, Rodrigo Gonçalves tem sido fundamental para a ascensão política dos líderes. Foi apoiante de Passos Coelho, com quem se incompatibilizou no final do mandato. Apoiou Rui Rio, na mais recente eleição nacional.
O seu currículo recente é uma história à parte: desde controlar os actos eleitorais internos no PSD (transportando militantes em carrinhas para as votações), até dominar as maiores secções locais de Lisboa, com várias acusações judiciais pelo meio.
Em julho de 2014 deixou a presidência da junta por ter sido acusado pelo Ministério Público num processo de corrupção. Foi absolvido da acusação. Mas em Janeiro de 2015 seria condenado, por ter agredido, a murro e pontapé, o seu companheiro de partido, e presidente da junta de freguesia de Benfica, Domingos Pires, de 71 anos. Apesar de condenado, em primeira instância e na Relação, Rodrigo Gonçalves sempre negou ter participado na agressão.
Sobretudo, este episódio não o fez perder poder no PSD de Lisboa. O seu pai, Daniel Gonçalves, foi eleito para a presidência da junta das Avenidas Novas. E foi a partir dali que a família reorganizou a sua base.


João pimentel ferreira tinha feito um tirocínio na Suécia onde aprendera a trabalhar a "coisa"

JE disse...

A esquerda por vezes é muito ingénua.

Esquece-se que o inimigo se serve de tudo, não tem quaisquer contemplações e que é demasiado canalha para se deter perante processos sujos e abjectos

Esquece-se que sistematicamente também aqui neste blog o diálogo e o debate têm sido quantas vezes boicotados e quantas vezes os seus autores têm sido insultados duma forma miserável. Sob a batuta de tipos como joão pimentel ferreira

Por exemplo em Janeiro de 2011

http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2011/01/nao-deixa-de-ser-curioso.html

Estávamos em 2011 e joão pimentel ferreira já actuava da forma como agora ainda actua. Já recorria aos mesmos métodos. Já se duplicava e já assumia diferentes tonalidades ideológicas para assim fazer passar a sua ideologia repugnante e fazer o seu trabalhinho em prol da canalha

Estávamos no início de 2011. No ano das eleições ganhas por Passos Coelho. Onde os boys se afadigavam também aqui neste blog. E onde já pontificava joão pimentel ferreira.

Só aqui no link referido acima joão pimentel ferreira surge como "caporegime", como um "anónimo" estudante de 18 anos e como الرجل ذبح بعضهم البعض ولكن الخيول باهظة الثمن

Os insultos de caporegime são de tal monta que uma série dos seus comentários acabarão por ser removidos por um gestor do blog

Mas atente-se num outro pormenor importantíssimo

Repare-se no paleio de um anónimo de 25 DE JANEIRO DE 2011 ÀS 17:55. E do mesmo anónimo de 26 DE JANEIRO DE 2011 ÀS 04:06. E do mesmíssimo anónimo de 26 DE JANEIRO DE 2011 ÀS 07:15

Leiam-se os seus comentários e os comentários que versaram as idiotices que o anónimo de 18 anos escreveu

Veja-se como entra a matar, insultando os demais e depois amansa o seu discurso pela necessidade de vender o seu peixe principal. Como inicialmente insulta Castro Caldas e depois daquela forma enjoativa e desonesta faz as declarações que faz sobre este.


Pense-se um pouco e repare-se se este padrão já não é do nosso conhecimento. Se não estamos fartos de aturar "jovens" inocentinhos a passar por ainda mais jovens e inocentinhos do que de facto são. Ingénuos para além da decência, mas que não se coíbem de mandar os seus bitates profundamente ideológicos

Este padrão é ou não reconhecível?

Não é o usado sistematicamente por joão pimentel ferreira para fazer engrossar a sua voz e para fazer passar a sua "mensagem" a um outro nível de percepção?

JE disse...

João pimentel ferreira sabe o que faz. Já fora industriado quando estava a tirar uma espécie de curso para aprender estas técnicas de camuflagem .

Não ver que este tipo faz parte de um cartel profundamente empenhado na manipulação e na fraude pura e dura, ao serviço dos projectos da tralha neoliberal pode ser extremamente perigoso.

Foram coisas como esta que alisaram o caminho para a vitória eleitoral de um traste chamado Passos Coelho.
E que sonham com o regresso dos pafistas trauliteiros.

São coisas como esta que se afadigam em períodos pré-eleitorais ou em períodos "quentes" da política portuguesa. Como foi o caso da aprovação de determinadas leis fundamentais para a tralha neoliberal, como a legislação laboral.

Quem não se lembra do papel de fdp representado por "pedro" mais os seus trejeitos de ódio aos funcionários públicos?

Quem não se lembra da defesa acérrima das PPP que estavam em processo de ponderação,como no caso da Fertagus, e em que um tal "vitor" ou um tal "marco" se constituíram pontas de lança do processo de defesa dos interesses privados e da sacanice da tralha neoliberal?.


Tudo marionetas de falsos perfis, manipuladas sob a batuta de um tipo sediado na holanda, mas que tem as suas devidas ligações com a respectiva tralha nacional

A sua identificação, denúncia e acusação fazem parte de um serviço público em prol da democracia

JE disse...

Debrucemo-nos agora sobre as asnices do dia do aonio eliphis pimentel ferreira

Adivinha-se desde logo o carácter pedante e narcísico do sujeito. E a propensão irresistível para a idiotice


Dirá mister multinick:

"A Ciência não é democrática, é uma Ditadura implacável, e o Ditador são as evidências".

Quem diz isto é quem, num dos seus livrecos, faz publicidade à sua veia de "cidadania participativa, poesia lasciva, ocultismo e filosofia" . Uma espécie de "Bíblia (sic)

https://www.amazon.com/Vera-Veritas-Portuguese-Pimentel-Ferreira/dp/1471010074

Tudo cousas muito científicas, como se constata


JE disse...

Quem faz este discurso "científico" em prol da "ciência" ( do ocultismo?) é quem andou montado na segunda derivada numa tentativa tão idiota como suja para nos tentar apresentar Passos como o campeão da luta contra o desemprego

Quem faz esta profissão de fé na ditadura blablabla é quem mostrou que nem sequer sabia ler um gráfico

Aqui:
De como João pimentel tentou meter à força 700 000 portugueses na rua da betesga:

https://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2017/10/pressoes-ha-muitas_30.html

De como joão pimnetel ferreira foi obrigado a reconhecer que os seus encadeamentos lógicos afinal eram uma fraude ( ele dirá que foram um "erro de cálculo):

https://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2017/11/da-relativizacao-politica-e-mediatica.html

JE disse...

Dirá aonio etc

"funciona uma espécia de "meninos à volta da fogueira", ou "consenso democrático", ou ainda "assembleia plural de cidadãos", é uma farsa que provém de pessoas que percebem pouco ou nada de Ciência (ou então vêm das pseudociências a que chamamos "ciências sociais").


A pergunta impõe-se. Aquela pseudociência referida por aonio etc refere-se à poesia lasciva? Ao ocultismo? À filosofia?

E a referência aos "meninos à volta da fogueira" exprime o quê? O seu ódio à boa poesia, que não cabe nas idiotices da pseudo-poesia erótica do pimentel ferreira? O seu rancor com a alegria dos meninos? O seu racismo patibular por étnias que não sejam as do centro da Europa?

E o"consenso democrático" o que representará para este tipo? Tal como a "assembleia plural de cidadãos"?
O seu ´posicionamento anti-democrático face a questões da vida democrática? A sua confissão que a tralha neoliberal não gosta destas coisas da democracia e que prefere a via chilena de pinochet ao debate plural e democrático?

JE disse...

Tenta depois pimentel aonio etc mostrar quem é António Costa

Algo que já todos ( ou quase todos sabemos).Mas o processo é rasca, à neoliberal da casta de Passos Coelho em campanha eleitoral

Pelo que para boçalidades dessa ordem já demos

Tenta depois o aonio pimentel etc convencer-nos da bondade do Capitalismo. Daquela forma empenhada como já tentou convencer-nos da bondade da política social dos nazis e da revolução económica que pinochet operou no Chile

Ora para mais boçalidades de ainda maiores dimensões também já demos.

Tanto mais que ao extremismo mercantil de um papa-hóstias dos mercados, se alia a subtileza intelectual dum aldrabão ignorante.
Ao que parece "um Fiat velho a gasóleo" confirma que "o problema não reside no capitalismo"

Estamos mesmo no reino da trafulhice. Mas daquela da idiota

À mister multinick

Aónio Eliphis disse...

Olha o Cuco ganhou nick! Parabéns, pelo menos confirmamos o que já se sabia, que a metralhada de mensagens vinha toda do mesmo teclado.

@Lowlander
A Holanda tem cerca de 17 milhões de pessoas numa área perto da do Alentejo, é normal que haja tráfego rodoviário, e muito dele caótico, mas a repartição modal alocada à bicicleta (modal share) aqui, é muito superior à portuguesa e de muitos outros países do mundo. E não é pelo facto das pessoas serem amigas do ambiente, é por uma questão de custo, de acordo com o príncípio económico da elasticidade-preço da procura.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Elasticidade_pre%C3%A7o_da_procura

Anónimo disse...

Temos então que este comentário inicial do eleitorado que se rende não é outro senão do multinick em putrefação?

Semisovereign People at Large disse...

ESTA teve graça mais as piriscas com erro

«um eco-socialismo enraizado nas massas populares»

Mal posso espera por:
Um dia de trabalho para limpar as praias.
Um dia de trabalho para limpar as matas.
Uma medalhinha por cada kilo de priscas…

Quando os pastores se dizem seguidores de ovelhas, até se me criam alergias!!!

como criar um eco-socialismo popular?

JE disse...

Aonio pimentel ferreira eliphis "people of Dutch" acha graça a uma pilhéria do seu amigo jose.

O mister multinick cala-se e segue em frente, assobiando para o ar com as piriscas no semi


Infelizmente para ele mais um nickname desmascarado, criado no longínquo ano de 2010. Tal como a idiotice idiota daquele tipo do "eleitorado que não se rende" aí em cima patente.

Também criado no tal ano de 2010. E que tanto jeito deu à tralha neoliberal

Confere

JE disse...

"Freeing ourselves from the toil of producing unnecessary and harmful commodities would free us to shorten the workday, to enjoy the leisure promised but never delivered by capitalism, to redefine the meaning of the standard of living to connote a way of life that is actually richer, while consuming less. We can all build a beautiful world to pass on to our children while leaving space and resources for the wonderful life forms with which we share this amazing blue planet. That’s the potential of ecosocialism"

Richard Smith

Tradução do Google:

Livrar-nos do trabalho de produzir mercadorias desnecessárias e prejudiciais libertar-nos-ia para encurtar a jornada de trabalho, aproveitar o lazer prometido, mas nunca entregue pelo capitalismo, redefinir o significado do padrão de vida para conotar um modo de vida que é realmente mais rico, enquanto consome menos. Todos nós podemos construir um mundo maravilhoso para transmitir aos nossos filhos, deixando espaço e recursos para as maravilhosas formas de vida com as quais compartilhamos este incrível planeta azul. Esse é o potencial do ecossocialismo.

Richard Smith

Há bastante mais e o original está aqui. Já foi citado mais do que uma vez

http://links.org.au/degrowth-green-capitalism-ecosocialism-richard-smith

Anónimo disse...

O soberano é o povo e o soberano faz a lei; é isto que diz a CRP, que é, ainda, a lei máxima do país.

Anónimo disse...

O princípio económico da elasticidade ê assim tão elástico como a elasticidade do conhecimento em ocultismo do parolo cientifico?
Ahahah

Anónimo disse...

Mais um tiro num nick do multinick. E este andou por aí tanto tempo. Está a ficar sem munição

Lowlander disse...

No seguimento das noticias ambientalmente sustentaveis da capitalista e economicamente liberal Holanda onde muita gente usa a bicicleta porque e muito caro ter carro particular:

https://www.bbc.co.uk/news/world-europe-49891449

Apesar da noticia ate se focar mais no sector agricola intensivo da Holanda descobrimos no entretanto que afinal na Holanda tambem ha carros apesar de ser muito caro ter carro particular...

"A Holanda tem cerca de 17 milhões de pessoas numa área perto da do Alentejo, é normal que haja tráfego rodoviário, e muito dele caótico,"

Vai-se a ver, ate existe uma rede da redes de estradas mais densas do mundo para esses tais carros particulares, demasiado caros para comprar:

https://en.wikipedia.org/wiki/Road_transport_in_the_Netherlands

E que ate, pasme-se (!), ha transito nessas estradas com carros particulares, demasiado caros para comprar:

https://en.wikipedia.org/wiki/Road_transport_in_the_Netherlands#Congestion

Mas nada temam, a Holanda e afinal exemplo a seguir, eles sao muitos o que dilui a poluicao per capita e tambem andam de bicicleta.

Com base neste magnifico argumento podemos (para alem de limpar as maos a parede) tambem por exemplo ficar descansadissimos com a politica ambiental por exemplo.... hmmmmm.... Chinesa, sim a China porque nao? O maior poluidor global em termos brutos para o observador menos sofisticado.
Mas eles tambem sao muitos (muitissimos) e tem uma taxa de motorizacao muito inferior a qualquer economia desenvolvida, incluindo a portuguesa logo a diluicao da poluicao per capita e ainda maior, e fartam-se de andar de bicicleta, logo, pela logica da batata do Mister Multinick, sao um exemplo ambientalmente sustentavel a seguir.





E engracado que

Anónimo disse...

Lowlander, o pimenfel multinick é um papagaio candidato a môr da tralhenta quadrilha neoliberal after the raise and fall of rabbit steps e tudo o que sai daquela cafeteira está fortemente contaminado.
Quanto à China, para lá das nacionalizações que a quadrilha lhe ofereceu e que as tenho atravessadas na garganta, ainda a veremos a liderar processos de mudanças paradigmáticas.

Aónio Eliphis disse...

@Lowlander
Quer que 17 milhões de pessoas se desloquem todas de bicicleta?
O que interessa nesta questões é a repartição modal?
Sabe o que é? Ou precisa de um desenho?
https://romamobilita.it/sites/default/files/immagini/infografiche/kitschflags.jpg

Anónimo disse...

Aonio eliphs jrodrigues pimentel ferreira está atrapalhado

Repartição modal?A ultima vez era a inexistência de carros.

Mais uma com a precisão científica do ocultismo, não é mesmo?


Saia agora um desenho para que o coitado do multinick mister saiba como se calculam áreas

Lolol