quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Isto não é propaganda

Para quem é simpatizante do PCP, os resultados eleitorais foram amargos. Este vídeo é uma resposta política pronta e que adoça um pouco. Contrasta com o estilo de propaganda durante a campanha e indica, com genuinidade e proximidade, como o grau de enraizamento social, de classe, é, para lá de questões de identidade, o elemento central da maior ou menor força do partido, tendo em conta, por exemplo, que comunista praticamente não entra na comunicação social. 

Este enraizamento é associativismo, movimento sindical, poder local democrático, intelectual colectivo, hegemonia. É organização confiante dos subalternos, quando hoje quase tudo conspira para a sua desorganização desconfiada, para a sua invisibilização.

Este enraizamento é análise do capitalismo semi-periférico em Portugal e das suas contradições específicas, é proposta pragmática, capaz de dar os toques de política com impactos estratégicos neste contexto histórico, mas também é slogan apropriado e propaganda eficaz por essas velhas e novas redes afora; é imaginação de um outro país, de uma ideia de comunidade soberana, capaz de fazer mover gente comum. É cultura no sentido mais amplo e profundo da palavra.

E é, claro, avaliação da relação de forças em cada momento, filosofia da conjuntura, para usar uma expressão famosa. É autonomia estratégica, o que não se confunde com auto-suficiência. É recusa de geringonças, de modismos, respeitando as palavras e os seus significados. Mas também é capacidade de identificar novas forças, temas, contradições, sendo fiel a uma certa ideia de unidade democrática que mergulha na história e que tem de ser permanentemente reinventada: MUD, CDE, governo de esquerda.

É talvez disto, que é complexo e logo é mais do que adição, que se há-de fazer o partido mais forte. E haverá mais. Como estou convencido que o PCP é condição necessária para qualquer alternativa digna desse nome para este país, espero que consigam definir a melhor estratégia para estes tempos. A história por cá não terminou, até porque o PCP também não.

37 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez...muito bom

Jaime Santos disse...

Qualquer pessoa que tenha ouvido falar da ascensão da FN nos antigos feudos comunistas só pode ficar preocupada com o declínio do PCP, sobretudo agora que Partidos de Cariz Neo-Fascista chegaram à AR. O PCP pode sofrer de muitos defeitos mas se há coisa que não é, é xenófobo...

Agora, vir falar de comunidade soberana a propósito de um Partido que se reclama da herança do marxismo-leninismo e do legado da URSS só pode dar vontade de rir. A soberania, para os lados do PCP, é interpretada como ilimitada e pronta a ser exercida pelos representantes da classe operária, a vanguarda constituída pelos seus quadros, naturalmente.

Soberania, João Rodrigues, foi aquilo que foi exercido pelos Portugueses a 6 de Outubro, como tem vindo a ser ao longo dos últimos 44 anos, desde que os Portugueses votaram pela primeira vez livremente para a Assembleia Constituinte, a mesma que uma certa Esquerda se lembrou uma vez de cercar.

Soberania, João Rodrigues, é a larga maioria do povo português continuar a votar em Partido Europeístas que defendem que com todos os seus defeitos, esta UE é melhor que uma qualquer comunidade de nações em que os fortes dominam os fracos pela força das armas se necessário (lembra-se do Comecon?)...

E se isso desagrada à tal comunidade soberana que votou no PCP, os restantes 90 e tal por cento dos Portugueses só podem mesmo encolher os ombros e dizer, paciência...

Anónimo disse...

Já não há paciência para este pobre Jaime Santos mais os seus persistentes clamores sobre a soberania

Que afinal não o é quando se debruça sobre o Brexit

JE disse...

Pobre Jaime Santos

O mesmo paleio um pouco enjoativo, a mostrar que as almas pantanosas dos europeistas estão confinadas a esta cega-rega repetitiva

Lá está a URSS. Acrescenta-se o cerco à Assembleia. Falta uma citação pseudo-erudita de que é timbre.Mas depois do fiasco sobre Voltaire, o amigo JS não se expõe hoje a cenas patéticas e degradantes

JE disse...

Volta JS mais uma vez com a cena da soberania.

Mas também com umas ligeiras correcções.

Voltou-se de novo para a soberania nacional, logo ele, que tem por aí defendido a perda da dita soberania
A favor de Bruxelas, claro. E dos interesses que Bruxelas serve

Claro que com todos os defeitos.Claro que com o domínio dos mais fortes pelos mais fracos

Quem não se lembra da Grécia?

Ou do próprio JS a fazer propaganda deliciado às "grilhetas de Bruxelas"

Ah, essa alma de escravo

JE disse...

Claro que JS fala na força das armas...

"esta UE é melhor que uma qualquer comunidade de nações em que os fortes dominam os fracos pela força das armas se necessário"

Claro que a memória de JS está centrada no umbigo dos seus interesses


O pobre não vê a força das armas, dos mais fortes que dominam os mais fracos.

Quantos exércitos europeus intervieram no Iraque?Ou na Líbia? Ou na Síria?

Ah, isso não serve. Isso é fora do espaço europeu.Não conta, como um idiota nos tentava impingir há algum tempo.

Os mortos fora do nosso espaço não são mortos, são vitimas colaterais.

JE disse...

Para rematar e a propósito de uma espúria comparação com a subida da FN em França ( como se sabe tal situação tem sido de debate frequente até por aqui), uma última nota a pedir alguma atenção para o repetir-se um pouco acefalamente o que a comunicação social diz e os "comentadores" pregam

E remeto para um comentário de Vitor Dias:

"Ontem a noite, na SIC Notícias, José Miguel Júdice lavrou uma sentença que carece de ser imediatamente desmontada. Afirmou ele qualquer coisa parecida com isto: «É significativo registar que onde o Chega tem maiores votações é precisamente onde o PCP tem mais força- Évora, Beja e Portalegre».

Ora, sobre isto, impõe-se dizer o seguinte :

1. Como é sabidos os boletins de voto não são acompanhados da fotografia e nome do eleitor pelo que tudo o que se diga sobre deslocações de voto são meros palpites ou conjecturas, com mais ou menos credibilidade do ponto de vista político e sociológico.

2. Em Évora, o conjunto PSD+CDS perde 4.807 votos o que chega e sobra para explicar os 1645 votos do Chega.

3. Em Beja, o conjunto PSD+CDS perde 4.936 votos o que chega e sobra para explicar os 1.313 votos do Chega.
4. Em Portalegre o conjunto PSD+CDS perde 3.967 votos o que chega e sobra para explicar os 1.704 votos do Chega.

5. E, por fim, para rematar só dizer que no conjunto dos distritos de Évora, Beja e Portalegre PSD+CDS perdem mais 3.484 votos dos que a CDU perdeu"

LUÍS GONÇALVES disse...

Só farsa...a seguir tragédia! Como se Europa, União Europeia e Zona Euro digam respeito ao mesmo paleio dos marxistas!

Anónimo disse...

Hoje em dia, os fortes dominam os fracos pela força da dívida. Dizer "não se endividassem!" será como acusar os Checos de, em 68, não terem mais tanques que os Russos...

Abraham Chevrolet disse...

Sossegai!
O fesultado do PCP em 2019 é numericamente igual ao alcançado em 2002, 12 deputados.
Desde então as notícias do desaparecimento daquele partido têem sido muito exageradas...

Anónimo disse...

Estou a pedir-lhe uma resposta, João Rodrigues. E gostava de perceber o seu ponto de vista acerca disto

Quando escreve que "Contrasta com o estilo de propaganda durante a campanha", quer dizer exactamente o quê acerca da campanha destas legislativas? Desta vez, a campanha desta vez pareceu-me sinceramente mais desenvolta, mais ágil, com cartazes e postados nas redes sociais mais directos e programáticos. Acha que não é um caminho?

Aleixo disse...

A captura da vontade do colectivo, pela hegemonia autista dos dirigentes,

fortalece a fulanização das propostas de "Trumps e Compª"e,

fertiliza "lutas de camionistas"...
expondo a falta de coerência da suposta representação reivindicada.

Não é mais possível reivindicar representação...não REPRESENTANDO.

Não havendo coerência e credibilidade nos Colectivos,

o consenso é desconsiderado e a primazia, fica por conta dos "Trumps" !

Força Força Camarada Vasco disse...

O resultado de 12 deputados em 2002 não conta com a diminuição de votantes em todos os distritos por envelhecimento do eleitorado e falta de renovação das hostes mais jovens

Anónimo disse...

O PCP e os Verdes com ele estão a ser substituidos por outros partidos, é só pra quem não quer ver.

Anónimo disse...

115 mil votos a menos, é obra.

Paulo Rodrigues disse...

O PCP está numa encruzilhada.

Uma das estradas aponta para a china, onde o partido irmão domina tudo, partido esse que está a tentar fazer da china a maior potência mundial e que trará (ou não...) ao PCP os "amanhãs que cantam" que nunca cantaram.

Outra estada aponta para o prometido colapso do capitalismo europeu, a serpente que está a engolir a própria cauda e que dificilmente conseguirá ultrapassar a próxima crise. Soma-se ao feliz acontecimento o infeliz caos que o eventual colapso da UE trará a todos nós, comunistas incluídos.

Outra estrada aponta para o relativismo do senso comum de uma classe trabalhadora anestesiada por um sistema de marketing global, que promete a ascensão à classe média (embora na realidade seja a classe média que caminha para a classe mais baixa), fazendo com que o apelo à luta de classes do PCP seja pouco menos que um incómodo.

A última estada aponta para a extinção em massa em curso, pela crescente incapacidade do planeta em produzir alimentos para toda a população, devido à destruição de solos férteis, pelas alterações climáticas (provocadas ou não pelo homem) e que acabará com todas as ideologias, comunismo incluído.

Mesmo assim, é bom ter princípios, que é coisa que o PCP tem, de facto, ao contrário de alguns artolas, iniciativos e demais charlatões que agora vão ter assento no parlamento.

Mesmo não partilhando da ideologia do PCP, foi pena que o partido tenha sido castigado pelo suporte dado ao ps durante a última legislatura.

Anónimo disse...

Um amigo de infância que sempre estimei enquanto foi vivo, quadro sindical do PCP e Presidente de junta de freguesia falava dos ciganos e dos pretos que habitam os bairros sociais de Almada de forma imprópria para uma pessoa de esquerda. Essa mesma pessoa gabava-se do papel reacionário que tinha tido nas agressões às feministas que tentaram realizar uma manifestação no Parque Eduardo VII muitos anos atrás.
Nos congressos do PCP realizados em Almada, todos pudemos assistir às ovações de pé às delegações da monarquia socialista da Coreia do Norte e às delegações pletocráticas do MPLA.
No nosso Parlamento, nós temos assistido às votações do PCP, acompanhado pelo CDS, contra a eutanásia, a favor das touradas e contra a dignificação dos animais.
Em Almada, eu tenho feito voto útil na CDU para impedir o PS e o PSD de chegar ao governo da nossa CM, o que não foi alcançado nas últimas eleições de 2017.
Nas autárquicas, em Almada, a CDU ultrapassava os 20 mil votos. Nas últimas legislativas não chegou aos 12 mil.
Na forma como vota nas leis da República, o PCP desliza para uma irrelevância histórica. Mas só se pode queixar do seu conservadorismo e, até, reacionarismo, em questões de modernidade que parte significativa do nosso eleitorado mais esclarecido já não perdoa, embora os engula nas autarquias.

Anónimo disse...

O eventual colapso da UE e o caos programado?

Como assim?

Isso parece conversa daquele charlatão

Anónimo disse...

Essa de pedir respostas assim deste modo tão improdutivo, como o do anónimo das 9 e 05 ê francamente um abuso

Anónimo disse...

Pois ê

Parece que o aldrabão do pimentel Ferreira não larga o blog

A última foi este choradinho idiota sobre o voto útil. Com os ciganos à perna mais os pretos

Isto é paleio daquele racista do “ Pedro”, um nickname do pimentel ferreira

Ainda por cima um comentário vindo da Holanda

JE disse...

Vale a pena analisar com algum pormenor um "comentário " execrável de alguém que se apresenta como "anónimo"

O "anónimo" das 16 e 11

A estória bárbara e ao jeito das fakes news à bolsonaro começa assim:

O sujeito em causa tem um amigo. Um amigo de infância. E que sempre estimou enquanto foi vivo.

(O pobre coitado já morreu. Eliminada uma testemunha incómoda na estória do das 16 e 11)

JE disse...

Temos assim um amigo estimado pelo "anónimo " das 16 e 11

E esse tal amigo era "quadro sindical do PCP e Presidente de junta de freguesia

Curioso. Começamos a ver um padrão. Quem assim escreve tem um amigo estimado. Que até é PC, delegado sindical e presidente de junta

A estória continua:
"falava dos ciganos e dos pretos que habitam os bairros sociais de Almada de forma imprópria para uma pessoa de esquerda. Essa mesma pessoa gabava-se do papel reacionário que tinha tido nas agressões às feministas que tentaram realizar uma manifestação no Parque Eduardo VII muitos anos atrás."

Quer dizer, o tal amigo estimado era, perdoe-se a força do vocabulário, um verdadeiro filho da puta racista e ainda por cima reaccionário e até batia nas feministas

Quer dizer o tal amigo estimado era um fdp com todas as letras. o que não o impedia de ser um amigo estimado do anónimo que estimava amigos assim. Apesar de algumas destas pulhices serem de há muitos anos atrás, tal pulha continuava a ser um estimado amigo do anónimo


A bota não joga com a perdigota. Porque todos aqueles qualificativos racistas, contra ciganos e pretos não são do uso dos comunistas. Nem agressões a feministas.


Mas repare-se. Tais qualificativos -negros, ciganos- já são do uso por exemplo de um tal "pedro", aqui desmascarado com este tipo de vocabulário abjecto.

Começamos a ver um padrão.

O tipo estimado pelo "anónimo" era um verdadeiro fdp. Mas tinha todas as "qualidades" que a direita abjecta e a tralha neoliberal odeiam. Ou seja, era do PCP. era delegado sindical, era autarca (presidente da junta)

Ora bem. Quem é que aqui tem expressado o ódio a estas coisas? Um ódio visceral contra os sindicatos , contra o pc e tem contribuído para difamação de tudo o que não lhe beba as águas do esgoto passista?

Nem mais. Esse tal "pedro"

Que se começa por apresentar como sendo um estimado amigo dum tipo que não passa de um racista abjecto e de um canalha. E que curiosamente é delegado sindical, blablabla e blablabla

A coisa já deixou há muito de ser entre a bota e a perdigota.Estamos ao nível da canalhice pura e dura

JE disse...

O filme à bolsonaro continua

"Nos congressos do PCP realizados em Almada, blablabla e blablaba monarquia socialista da Coreia do Norte e ... pletocráticas do MPLA.
No nosso Parlamento, nós temos assistido às votações do PCP, acompanhado pelo CDS, contra a eutanásia, a favor das touradas e contra a dignificação dos animais".

Para além dos "predicados" já expostos, parece que temos também que considerar a coreia do norte e o mpla. Mais a honra perdida dos animais (????) e a eutanásia.Ah e o votar aolado do CDS

(Parece ou não um papagaio neoliberal com o seu saco a despejar o dito saco? Enchido nalguma viela de má fama na Holanda)

Pois é...

Mas apesar de todos estes males, apesar do "amigo" fdp muito estimado pelo "anónimo", apesar da coreia e do mpla, apesar dos animais e da eutanásia, apesar desta enumeração de "patifarias" que só podem mesmo sair da cabeça perturbada dum desabrido pafista, dizíamos nós que o tal "anónimo" das 16 e 11, apesar de tudo isto, vota útil CDU em Almada

Atente-se bem. Para não deixar que PS e PSD cheguem ao governo da "nossa" Almada
( admire-se este pormenor "realista" da "nossa" Almada. Faz ou não lembrar as fake news de Bolsonaro?)

Pois é. Mas essa de votar útil para impedir que o PSD chegue ao governo da "nossa" Almada é uma idiotice. O PSD desde 1989 que não tem mais do que 21,5% ficando sempre bem atrás do PS

E é pelo receio do PSD que este tipo vota útil em Almada?

Nem a bota com a perdigota nem a sacanice ambulatória. Tudo isto e mais a idiotice de marca

Então e o voto útil contra o PS?
Este não tem um amigo dedicado do "anónimo" que afinal é um fdp. Nem todas as malfeitorias atribuídas à CDU

O que se chama a isto?

JE disse...

O comentário do "anónimo, assim desta forma tão semelhante ao palavreado racista abjecto do "pedro", termina com aquele tom apoteótico de um neoliberal a fazer publicidade esganiçada contra "o mal":

"Na forma como vota nas leis da República, o PCP blablabla irrelevância histórica. Mas blablabla conservadorismo blablabla reacionarismo, em questões de modernidade blablabla eleitorado mais esclarecido já não perdoa, embora os engula nas autarquias."

Alguém será tão idiota que engula esta trampa aqui produzida pelo "pedro", um nickname de mister multinick? Quem mais usa este vocabulário racista aqui já documentado? Quem mais é idiota que tem a presunção que estas asnices passem incólumes? Quem mais tem a pretensão de difamar e caluniar?Quem mais passa aqui ao tempo a fazer um trabalho sujo e a boicotar um debate sério e frontal?

Mister multinick engole tanta coisa nas autarquias...

E quer que nós engulamos esta sua estória de cano de esgoto?

Está confirmado. Só mesmo de mister multinick

JE disse...

Há mais dados que ficarão para depois.

Curiosamente mister multinick não é responsável apenas pelo comentário "anónimo " aqui denunciado

Para além daquele idiota nick, saído da criação de 2010 ( basta ir ver o que escondem as jumentices do "força,força" ), há mais.

Sob anonimato e não só

Estranhamente ( ou talvez não ) um que vem também da Holanda é o de um verdadeiro rebolucionário", conhecido por papaguear toda a história do neoliberalismo na Argentina. Daquela forma de matraca.

Mas de uma forma tão idiota que tem a assinatura por baixo.

Tal como o já aqui denunciado "infeliz caos que o eventual colapso da UE trará a todos nós", com que pontua este comentário feito de generalidades bárbaras idiotas que confirmam a quem pertence

Anónimo disse...

Tanto vezo do "amigo" e ainda capaz de o estimar "enquanto foi vivo"? Admirável

Anónimo disse...

O anónimo das 16,11, agora anónimo das 11 e tal, amante do ciclismo, saúda os excelentíssimos Ladrões de bicicletas e, em particular, o João Rodrigues, por abrir este seu espaço a uma discussão útil e conveniente entre quem não sente qualquer satisfação com a irrelevância crescente do PCP na democracia formal do nosso país. Ganhar as eleições em apenas dois concelhos do Alentejo é em si uma grande irrelevância.
Sou republicano e, por isso, não gosto de monarquias, mesmo que venham com algum rótulo de socialista.
Sou contra toda e qualquer forma de escravatura. Por isso me incomoda as novas formas de escravatura nos campos do Alentejo, como a que sofrem os motoristas de matérias perigosas.
Sou progressista e, por isso, apoio a eutanásia como libertação do ser humano das restrições à sua liberdade por condicionalismos de índole religiosa.
Não aprecio espetáculos apoiados no sofrimento animal e considero que a maioria dos espetáculos violentos contra os animais devem ser desautorizados e, até, proibidos para uma sociedade mais fraterna e tolerante também com os animais.
Se há pessoas de esquerda que pensam de forma diferente, estão no seu direito. Mas depois não se admirem que, em França, o crescimento eleitoral da Sra. Le Pen se esteja a fazer também com eleitorado que antes votava no PC francês.
O mundo está em mudança permanente, nem sempre no sentido do que gostaríamos. Se aqueles que se julgam revolucionários, progressistas ou o que mais caracterizar ser de esquerda não souberem interpretar aquelas mudanças, vão-se tornando irrelevantes na influência que podem ter nas opções eleitorais que mais apreciam.
Não tenho nenhum prazer masoquista e ver o PC a ficar irrelevante no plano eleitoral. Antes pelo contrário. Eu próprio procuro não ficar irrelevante perante as circunstâncias.
Mas não tenho dúvidas de que irão ficando irrelevantes perante a evolução histórica da humanidade todos os que se opuserem à eutanásia, que continuem a gostar e a defender as touradas, que não defendam um Declaração Universal dos Animais bem como de toda a Natureza, e que não se oponham claramente contra todas as novas formas de escravatura.
Lamento se irritei alguns "camaradas" de outros partidos.

Anónimo disse...

O anónimo das 16,11, agora anónimo das 11 e tal, amante do ciclismo, saúda os excelentíssimos Ladrões de bicicletas e, em particular, o João Rodrigues, por abrir este seu espaço a uma discussão útil e conveniente entre quem não sente qualquer satisfação com a irrelevância crescente do PCP na democracia formal do nosso país. Ganhar as eleições em apenas dois concelhos do Alentejo é em si uma grande irrelevância.
Sou republicano e, por isso, não gosto de monarquias, mesmo que venham com algum rótulo de socialista.
Sou contra toda e qualquer forma de escravatura. Por isso me incomoda as novas formas de escravatura nos campos do Alentejo, como a que sofrem os motoristas de matérias perigosas.
Sou progressista e, por isso, apoio a eutanásia como libertação do ser humano das restrições à sua liberdade por condicionalismos de índole religiosa.
Não aprecio espetáculos apoiados no sofrimento animal e considero que a maioria dos espetáculos violentos contra os animais devem ser desautorizados e, até, proibidos para uma sociedade mais fraterna e tolerante também com os animais.
Se há pessoas de esquerda que pensam de forma diferente, estão no seu direito. Mas depois não se admirem que, em França, o crescimento eleitoral da Sra. Le Pen se esteja a fazer também com eleitorado que antes votava no PC francês.
O mundo está em mudança permanente, nem sempre no sentido do que gostaríamos. Se aqueles que se julgam revolucionários, progressistas ou o que mais caracterizar ser de esquerda não souberem interpretar aquelas mudanças, vão-se tornando irrelevantes na influência que podem ter nas opções eleitorais que mais apreciam.
Não tenho nenhum prazer masoquista e ver o PC a ficar irrelevante no plano eleitoral. Antes pelo contrário. Eu próprio procuro não ficar irrelevante perante as circunstâncias.
Mas não tenho dúvidas de que irão ficando irrelevantes perante a evolução histórica da humanidade todos os que se opuserem à eutanásia, que continuem a gostar e a defender as touradas, que não defendam um Declaração Universal dos Animais bem como de toda a Natureza, e que não se oponham claramente contra todas as novas formas de escravatura.
Lamento se irritei alguns "camaradas" de outros partidos.

Anónimo disse...

Coitado. Do anónimo joão Pimentel Ferreira

O criminoso volta sempre ao local do crime. Se é por burrice ou desespero não sei. Quiçá pelos dois?

O coitado foi apanhado com as calças nas mão.

E agora vem tentar limpar a trampa que debitou?

Coitado. Do joão Pimentel ferreira

Ainda por cima com esse paleio da treta, a tentar reescrever a estória do pantomineiro?

Mais palavras para quê?

Só alguém muito Pimentel Ferreira poderia ter a veleidade de pensar que não o toparam à légua.

E que deste jeitinho tão em oração poderia fazer o seu trabalhinho e apagar as suas marcas de ... encartado.

Assinado: JE

JE disse...

Ora bem

Volta mister multinick, o anónimo das 16 e 11 , agora também anónimo das 16 e tal...

E volta para quê?

Para debater agora a irrelevância crescente do PCP. Isso mesmo, uma grande irrelevância, assim repetida e adjectivada

(Isto depois duma pequenina cena circense para agradecer ao Exmº blog e a João Rodrigues)

Ora bem (de novo).

Quem fala em irrelevância e em grande irrelevância e depois perde tempo com tais irrelevâncias e grandes irrelevâncias é porque é tolo.
Ou porque mente e não se trata de algo irrelevante.

Tolo? Ou medo pela irrelevância que o não é?

Apostava nas duas

JE disse...

E o que vemos a seguir para espanto geral?

O que vemos a seguir é este espectáculo feito à volta do umbigo do multinick anónimo

Vamos citar:
"sou amante do ciclismo, sou republicano, sou contra toda a forma de escravatura, por isso não gosto da escravatura nos campos do Alentejo, não gosto da escravatura dos motoristas de materiais perigosos no Alentejo, sou progressista, por isso apoio a eutanásia, não aprecio espectáculos apoiados no sofrimento animal e considero que deviam ser desautorizados os espectáculos, para uma sociedade mais fraterna e tolerante também com os animais"

Mas o que é isto?

Um anúncio publicitário a pedir casamento?

Mas o que temos nós com tudo o que este multinick anónimo diz que é?

Que idiotice é esta?

Não só porque tal faduncho em torno das qualidades do pobre multinick anónimo não interessam para nada ( só para os candidatos ou candidatas ao namoro)

Mas também porque falta qualquer credibilidade a quem se pinta a si próprio com estas cores tão de água de malva

JE disse...

Pelo que se pode serenamente dizer ao pobre multinick anónimo:

Pode o tal sujeito ser amante do ciclismo ou do jogo de saltar à corda, pode ser republicano ou oligarca, pode ser a favor da riqueza de meia-dúzia ou ser ultra liberal, pode gostar da escravatura fora dos campos do Alentejo ou pode gostar da escravatura dos motoristas de materiais perigosos à excepção do Alentejo, pode ser adepto do clube mises ou ser adepto do clube dos poetas quase-quase, pode gostar de abortos ou pregar contra o aborto, pode apreciar espectáculos apoiados (?) no sofrimento humano ou pode querer que se autorizem espectáculos para uma sociedade mais violenta para os humanos e fraterna para os abortos...

Que paleio incrível e patético de fuga, tão idiota como cobarde, a deste multinick anónimo


Tanta coisa para não dizer aquilo que é objectivo, de acordo com as suas próprias palavras:

E o seu "amigo"?

Cadê o tal estimado amigo do multinick anónimo, aquele verdadeiro fdp com as qualidades do tal racista "pedro", e que contrasta assim tão fortemente com este rosário de beatices do pobre anónimo?

Onde está? Sumiu? Sim ,aquele amigo de infância (um verdadeiro fdp) sempre estimado pelo multinick anónimo?

JE disse...

Temos mais:

"Se há pessoas de esquerda que pensam de forma diferente blablabla depois não se admirem blablabla o crescimento eleitoral blablabla com eleitorado que antes votava no PC francês blablabla O mundo está em mudança permanente, blablabla julgam revolucionários blablabla caracterizar blablabla interpretar blablabla vão-se tornando irrelevantes
Não tenho nenhum prazer masoquista blablabla ficar irrelevante blablabla. Antes pelo contrário. Eu próprio procuro não ficar irrelevante perante as circunstâncias.Mas não tenho dúvidas blablabla irrelevantes perante a evolução blablabla todos à eutanásia, que continuem a gostar e a defender as touradas, que blablabla defendam um Declaração Universal dos Animais bem como de toda a Natureza, e que blablabla não se oponham claramente as novas formas.

Tanta coisa, tanto disparate idiota só para o multinick anónimo justificar que vota CDU por uma questão de voto útil, para derrotar o PSD ( não vale rir) e o PS em Almada ( não vale dar gargalhadas)

JE disse...

Uma nota mais:

Dirá o multinick anónimo:
"Lamento se irritei alguns "camaradas" de outros partidos."

Outros partidos? Que outros partidos? Mas então o multinick anónimo tem partido? E vota útil CDU atraiçoando o seu próprio partido? E são seus camaradas, perdão "camaradas"?


Pobre multinick anónimo. Mais um tiro no pé de um aldrabão encartado a confirmar tudo aquilo que já se disse sobre joão pimentel ferreira

João Pimentel Ferreira disse...

O PCP a partilhar vídeos do seu canal do facebook, a maior empresa capitalista americana do mundo moderno, com lucros na ordem dos mil milhões de euros por ano. Boa Camaradas! Já o Ladrão das bicicletas está alojado - gratuitamente, viva o socialismo - nos servidores do Big Google.

Anónimo disse...

Pobre pimentel Erdogan Ferreira

O coitado acaba de publicar que é a luta digital que será a arma do futuro

E agora neste assomo de incontida fúria , qual Erdogan holandês descontrolado, a querer a mijinha só para o dito.

Já repararam como acusa os demais quando ele usa e abusa do blog?

A que se chamam estas coisas que vivem à custa dos demais?

Quem terá inventado o alfabeto que este tipo usa?

Quanta raiva espúria. Hein camarada Erdogan aonio eliphis Ferreira?

Anónimo disse...

Ah um pormenor. O camarada que tinha um estimado amigo que era um verdadeiro ..., assim como aquele abjecto Pedro racista, acabou por assumir o seu verdadeiro rosto. É esse aí de cima, embora de há bué