quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sempre a ajudar...

Estava previsto que fosse 5% de quebra no PIB. Estava. Agora já vão nos 7%, só em 2012. A depressão grega aprofunda-se, graças ao que alguns manipuladores ainda designam por “ajuda”. As elites europeias não param de ajudar o continente e de revelar toda a sua presciência com ideias do calibre da “austeridade expansionista”, desde 2010. Qual 2010, qual carapuça. Desde pelo menos 1992, como assinala Jean-Paul Fitoussi, um economista keynesiano que há 20 anos que não diz outra coisa: o chamado Consenso de Washington foi inscrito nas estruturas do euro determinadas em Maastricht e isso teve impactos muito negativos em termos de crescimento e de emprego. Isto para que não se recorde com saudade os inventados bons tempos em que havia estadistas da estatura de não sei quem.
Entretanto, nos Estados que permaneceram soberanos, como o Reino Unido, onde a mais a mais intensa austeridade desde os anos setenta foi uma escolha ideológica apenas determinada internamente, as consequências económicas de Osborne, denunciadas por economistas keynesianas britânicas com memória histórica, estão à vista: uma nova contracção do PIB, uma situação como não se via há 50 anos. No actual contexto, a austeridade não é expansionista mesmo para quem teve a suprema sensatez de não aderir ao euro, podendo desvalorizar e descer as taxas de juro para compensar os impactos recessivos evidentes das escolhas no campo orçamental. É claro que, ao contrário do que acontece com os “Estados” que se endividam numa moeda estrangeira, como a Espanha, as taxas de juro da dívida pública britânica têm até agora baixado. É sabido que quem emite dívida na sua moeda nunca fica insolvente e isso acalma os nervos e as pulsões autodestrutivas dos mercados. Está lá sempre o Banco Central para o que der e vier.

Uma das ironias da situação actual é que as forças de mercado, supostamente o grande ácido corrosivo dos Estados, estão a fazer com que a noção de soberania nacional ganhe uma nova saliência política e com esta tudo o que moda pós-nacional e globalista tinha decretado extinto ou obsoleto. Dani Rodrik avança algumas explicações económicas mais ou menos convencionais para a necessária resiliência dos Estados num novo trabalho acabado de sair.

Sem comentários: