terça-feira, 15 de maio de 2012

Ser ou não ser?

Zona Euro afirma vontade “inabalável” de manter a Grécia na moeda única. Dado que se insiste na austeridade fracassada, o título devia ter sido outro: Zona Euro afirma vontade “inabalável” de continuar a empobrecer a Grécia na moeda única. A natureza pouco credível das ameaças alemãs ou holandesas de “expulsão” é revelada quando as coisas apertam. A Grécia ainda tem, segundo a bloomberg, 510 mil milhões de razões, uma economia suíça. Tem de as usar para convencer o centro a abandonar uma política económica que já fez recuar o PIB grego em cerca de 20%, dado que a sua saída do euro implicaria um incumprimento maciço e o início do caminho argentino. Isto dá margem de manobra a um futuro governo progressista liderado pelo syriza que queira renegociar tudo. É claro que agora a dívida grega a credores oficiais é muito maior, indicando que a intervenção externa só serviu para socializar as perdas dos credores privados do centro. De qualquer forma, as coisas são como são feitas: a política de austeridade destrói um euro disfuncional desde o início porque baseado numa separação inédita entre tesouro e banco central. Recupero excertos de um artigo que um economista e historiador monetário destacado, Charles Goodhart, escreveu em 1998: “sempre que estados (como nos EUA ou na Austrália), cantões, länder e assim sucessivamente se juntaram numa unidade federal mais larga, os principais poderes e competências políticas, orçamentais e monetárias emigraram para o nível federal. A Zona Euro não será assim”. Não foi assim, não é assim e provavelmente não será assim...

2 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto a saída de um qualquer país da zona euro implicar riscos consideráveis para os restantes, estes vão desenvolver esforços para que todos se mantenham na moeda única, é este o conceito de solidariedade, é esta a mentira desta suposta união. Quando se pensa na democracia e no bem estar das pessoas como uma disfunção penso que está tudo dito.

Anónimo disse...

para que todos se mantenham na moeda única, é este o conceito de solidariedade, é esta a mentira desta suposta união. Quando se pensa na democracia e no bem estar das pessoas como uma disfunção penso que está tudo dito.
SEPEDA MOTOR INJEKSI IRIT HARGA TERBAIK CUMA HONDA