terça-feira, 1 de maio de 2012

Hoje não é dia do colaborador...

Todos nós, quando nos levantamos da cama, de segunda a sexta, não o fazemos para ir colaborar. Não chegamos ao fim do dia cansados por termos estado a colaborar. Não é a nossa colaboração que enche de orgulho – ou de frustração. Grande parte do que somos, fazemos e representamos está no nosso trabalho. Por isso, somos trabalhadores. No fundo, é isso que se celebra no 1.º de Maio. E para que possa ser festejado é feriado. Um feriado que homenageia o trabalho no seu sentido mais nobre, o trabalho que não é apenas fonte de rendimento, mas também de realização e de prazer. E de respeito. A isso chama-se trabalho. Nunca colaboração.

Manuel Esteves no Negócios. As palavras são importantes e as lutas dos trabalhadores pelo trabalho com direitos, pelo respeito, fazem-se com elas. Tal como acontece por toda a imprensa, também neste jornal a palavra colaborador enxameia as notícias sobre o mundo do trabalho. Hoje, pode ler-se no sítio, por exemplo, que um jornal espanhol vai despedir um terço dos 600 colaboradores...

2 comentários:

Miguel disse...

Esta questão das palavras é realmente pertinente nos dias que correm. O 'léxico autorizado', como lhe chamou José Vítor Malheiros:
http://versaletes.blogspot.com/2012/02/o-lexico-autorizado.html?spref=fb

Anónimo disse...

O trabalho é e tem de ser um espaço de realização e de prazer, numa sociedade capitalista o rendimento nunca é um aspecto menor.