sexta-feira, 25 de março de 2011

A crise no centro do euro

(imagem de gui castro felga)

A chamada crise do euro é, geralmente, vista, exclusivamente, como uma crise cambial. Mas esta crise é também uma crise da dívida soberana – e mais do que isso é uma crise do sector bancário (…) A Alemanha imputa a crise aos países que perderam competitividade e acumularam dívidas. Em consequência, a Alemanha coloca todo o peso do ajustamento sobre os países deficitários. Mas isto ignora grande parte de responsabilidade da Alemanha na actual crise monetária e bancária, e mesmo na crise da dívida soberana. Quando o euro foi introduzido, esperava-se que gerasse convergência entre as economias da Zona Euro. Em vez disso, gerou divergência (…) a Alemanha tem resgatado os países altamente endividados como forma de proteger o seu próprio sistema bancário (…) a União Europeia irá sofrer algo pior do que uma década perdida; terá que suportar uma divergência crónica, em que os países excedentários avançam e os países deficitários são arrastados pelo peso da dívida acumulada (…) para criar condições de igualdade teriam que ser eliminados os prémios de risco dos custos de crédito para os países que cumpram as normas. Isto poderia ser possível através da conversão da maioria da sua dívida soberana em Eurobonds.

Estes são os excertos que me pareceram mais significativos do artigo de George Soros, um importante especulador. Para que não se pense que são só os economistas de esquerda que identificam a natureza regressiva desta Zona Euro ou a míope posição de comando das elites alemãs e que propõem reformas que poderiam fazer parte da agenda política de uma aliança das periferias, elemento que Soros não refere, talvez por conhecer bem os hábitos das elites locais, como também não refere explicitamente, talvez por opção ideológica, a questão da regressão salarial, que está no centro dos problemas da Zona Euro, por exemplo. Quando se assiste aos elogios de Merkel a Sócrates, usados como argumento de pré-campanha, e se vê o farsolas Passos Coelho à procura do mesmo tratamento, percebe-se que não é com gente desta, não é com o bloco político proposto pelo capitalismo de supermercado, que sairemos do buraco apontado por Soros. Sobre Sócrates, aliás, o título do El País deveria levar o PS a reflectir: “Sócrates, el socialista neoliberal devorado por la crisis.”

12 comentários:

Bilder disse...

Mas já não se fala no sismo que causa o tsunami!

http://senhoresdomundo.blogspot.
com/2010/05/ditadura-do-rating-capitalista.html

pjorge disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pjorge disse...

Até ao final deste ano (2011), Grécia e Irlanda levam o mesmo caminho da Islândia e declaram OFICIALMENTE falência.
Ferozmente Portugal segue em 2012, falhando o pódio, e Espanha e Bélgica lutam em 2013 pelo 5º lugar.
Em 2015 estarão reunidas as condições necessárias para a inevitável queda do EURO, em paralelo com a queda do Dólar, altura em que por obra da mão divina estaremos a comprar o pão a 1 euro.
Por esta altura os norte americanos também passam as passas do Algarve, e nova moeda "Amero", inicialmente prevista para substituir o Dólar Americano, o Dólar Canadense, e o Peso Mexicano, vem em auxílio da Europa, e o ciclo recomeça novamente, apenas com um burlão diferente...

pjorge disse...

http://equalmoney.org/

manuel patrocinio disse...

Pagamos altissimos prémios de risco no pressuposto de não cumprimento se isso for falso isto é se cumprirmos, deveríamos deixar de pagar quando as amortizações e juros vencidos equivalessem a pequeno risco digamos á taxa alemã.

Anónimo disse...

Passos Coelho é farsolas (menos do que pinócrates) mas essa histórias das "elites" alemãs é para rir. Muitos alemães comuns pensam assim e as "elites" dos outros países. O resultado é bom. O desemprego desce desde Novembro de 2008. repito 2008. Por causa de boas práticas como as do Kurzarbeit e outras. A cantilena do corte dos salários é uma semi-ilusão. Eles sobem, e bem.


Jorge Rocha

so dep disse...

Please inform me it worked proper? I dont need to sumit it again if i shouldn't have to! Both the blog glitced out or i'm an idiot, the second choice doesnt shock me lol. thanks for an ideal weblog! Anyway, in my language, there usually are not a lot good supply like this.

gccf disse...

Please inform me it worked proper? I dont need to sumit it again if i shouldn't have to! Both the blog glitced out or i'm an idiot, the second choice doesnt shock me lol. thanks for an ideal weblog! Anyway, in my language, there usually are not a lot good supply like this.

gulf coast claims facility disse...

Hello, I noticed a 3 of your interesting posted posts and wished to ask in case you would be keen on reciprocal pages? Team have weblog about alexis texas ass! Anyway, in my language, there usually are not much good source like this.

gccf claims disse...

Wonderful learn, I simply handed this onto a colleague who was doing some research on that. And he actually purchased me lunch because I discovered it for him smile So let me rephrase that: Thanks for lunch! Anyway, in my language, there should not much good source like this.

bp claims process disse...

Hi, i learn your blog often and that i personal an identical one and i was simply questioning if you get numerous spam comments? If that's the case how do you forestall it, any plugin or something you may recommend? I am getting so much lately it is driving me mad so any help is very a lot appreciated. Anyway, in my language, there will not be a lot good supply like this.

bp claims disse...

I used to be on the lookout for essential information on this subject. The information was necessary as I am about to launch my own portal. Thanks for offering a lacking link in my business. Anyway, in my language, there should not a lot good supply like this.