sábado, 23 de outubro de 2010

Factos e valores

Recupero dois artigos de George Monbiot no The Guardian. O primeiro indica-nos que Portugal não está sozinho: a austeridade é a expressão do capitalismo de desastre por toda a Europa. A crise é sempre uma oportunidade, já dizia Milton Friedman. Uma oportunidade para aprofundar a captura do Estado e colocá-lo ainda mais ao serviço da acumulação por expropriação de bens comuns. Os factos são mesmo muito importantes, mas sem os valores a esquerda está perdida, como bem argumenta George Monbiot no segundo artigo. Monbiot parte de uma distinção importante entre valores intrínsecos e valores extrínsecos. É claro que Hillary Putnam, um dos mais importantes filósofos da ciência, há já algum tempo que alertou para o colapso da dicotomia factos/valores. Isto está tudo entrelaçado na realidade...

Adenda: a tradução do primeiro artigo de Monbiot está disponível no blogue As minhas leituras graças à generosidade de José Luiz Sarmento.

2 comentários:

José Luiz Sarmento disse...

Foi através de outro blogue que cheguei ao primeiro destes dois artigos. Achei-o tão importante que o traduzi e publiquei. A tradução está no meu blogue, à disposição de quem a quiser utilizar.

João Rodrigues disse...

Obrigado José Luiz Sarmento.