segunda-feira, 7 de abril de 2008

O relançamento económico é para quando?

A crise económica com epicentro nos EUA já está a ter fortes repercussões internacionais. O crescimento económico europeu também está a ser revisto em baixa. Externalidades negativas geradas pela irresponsabilidade e miopia que reinam nos mercados financeiros liberalizados. Como se afirma na Alternatives Economiques deste mês: «não há nenhuma razão para que as nuvens negras da finança norte-americana parem nas fronteiras da Europa (. . .) a combinação de recessão nos EUA, forte valorização do euro e pânico financeiro acabarão por nos atingir. A não ser que as autoridades monetárias e governamentais respondam à crise com uma combinação de subtis intervenções monetárias e relançamento orçamental. Isto está longe de estar assegurado». Dadas as orientações de política que ainda são hegemónicas na Europa, eu diria que isto está mesmo muito longe. Para desgraça da economia portuguesa. Vejam lá que agora até o FMI vem aconselhar o BCE a «flexibilizar» a sua política monetária, dando mais atenção às ameaças que pairam sobre o crescimento económico.

3 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Externalidades negativas geradas pela irresponsabilidade e miopia que reinam nos mercados monetários estatizados

Diogo disse...

Meus caros,

Vocês nunca se perguntaram porque é que num momento em que a tecnologia nunca foi tão avançada (como quem diz: a capacidade de produção), as pessoas vivam cada vez pior?

Continuam escravos do Keynes, tal como os blasfemos continuam escravos da escola austríaca?

NC disse...

Diogo,

está a pressupor que a tecnologia é "boa" e que resolve os problemas só por si. Errado. A tecnologia é o que os Homens fazem dela.