quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A nova direita

Temo bem que Tony Blair possa ser eleito para a futura Presidência do Conselho da UE. Afinal de contas a direita comanda os seus destinos. E pouca gente representa tão bem como Tony Blair a fé nos «mercados livres» construídos pelo poder político, à força de bomba se for necessário. Além disso, se o cherne consegue chegar a Presidente da Comissão, imagine-se até onde pode chegar Blair. Entretanto, a União vai definhando, entre um Banco Central complacente, e disposto a fazer com que a economia europeia pague o processo de «correcção dos desequilíbrios» norte-americanos, e um conjunto de governos que agem como se tivessem percebido uma das teses fundamentais de Friedrich von Hayek: o modelo neoliberal só é compatível com uma democracia atrofiada e de muito fraco alcance.

4 comentários:

Filipe Castro disse...

'Kim Jong' Blair, como lhe chamaram em Inglaterra depois de ele ter viabilizado as brutalidades que Isreal cometeu no Líbano no verão de 2006, é um fundamentalista religioso de extrema-direita com um discurso moderado para consumo interno.

Anónimo disse...

O que é incrivel é que Toni Blair já praticamente se assume como de Direita. Fiquei espantado quando ouvi um exerto do seu discurso no Congresso da UMP( partido da direita francesa). Afirmava que se fosse Francês, provavelmenente estaria num Governo de Sarkozy...

João Rodrigues disse...

Não sei o que aconteceu, mas esta minha posta foi publicada com o nome do Nuno. Fica assim com pedidos de desculpa.

Anónimo disse...

existe um abaixo-assinado a correr no Reino Unido contra a nomeação de Tony Blair, penso que conta ainda pouco mais de 3 mil assinaturas. Engraçado. Vou ver se podemos assinar (apesar de me aborrecerem-entristecerem os abaixo assinados penso que este tem piada)