terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Redução da pobreza?

Com as sondagens a indicarem o Governo do partido em queda, Sócrates chamou hoje as televisões para clamar pelo progresso social dos seus anos de governação. Segundo dados do INE, a taxa de risco de pobreza - população que vive com menos de 366 euros por mês - reduziu-se de 20% em 2004 para 18% em 2006. Espera . . . 2006? Sim, o Governo Sócrates argumenta que com um ano de governação diminuiu a pobreza em Portugal. Como? Segundo Sócrates graças ao complemento solidário para idosos - a única política social que poderia, de facto, ser invocada. Mas se tivermos em conta que, durante 2006, este complemento abrangeu somente 20 mil idosos (0,2% da população nacional), dificilmente lhe poderá ser creditada uma redução de 1% da taxa de pobreza. Isto para não falar do facto dos inquéritos do INE terem sido feitos entre Maio e Julho de 2006, ainda o ano ia a meio.Mas então como explicar a pequena redução da taxa pobreza de 2005 para 2006? A explicação é puramente estatística. A taxa de pobreza é calculada através da contabilização de todos aqueles que vivem com menos do que 60% do rendimento mediano. Em 2006 este aumentou, segundo os dados do Eurostat, uns medíocres 1,7% , bem abaixo da taxa de inflação. Ora, se tivermos em conta que os aumentos de que os pensionistas beneficiaram - larga maioria da população normalmente contabilizada como vivendo na pobreza - foram, em 2006, à volta dos 3%, observamos que existiu uma convergência do rendimento dos pensionistas com o rendimento mediano nacional. Logo, é natural que a taxa de pobreza caia. Não graças a uma melhoria das condições de vida, mas devido à estagnação do rendimento dos portugueses.

Nota: É comum confundir-se medianas com médias. Quando se fala de rendimento mediano nacional falamos do rendimento que divide 50% da população nacional. Ou seja, um português que tenha um rendimento superior a este estará automaticamente nos 50% "mais ricos".

5 comentários:

Anónimo disse...

60% do rendimento mediano não será a mesma coisa que 60% do salário médio nacional?

João Dias disse...

Ora aqui está em belo exemplo de como aldrabar a realidade com números. Através de um aumento residual das pensões dos mais pobres, fazendo-os convergir (muito ligeiramente) com uma classe média estagnada (entenda-se que a estagnação face à inflação significa perda de poder de compra), tudo misturado dá um combate heróico à pobreza. Este governo é também altamente identificável com uma agenda de desinformação sofisticada, o que revela um "upgrade" em relação a governos anteriores que simplesmente limitavam-se à mentira básica, mais primitiva digamos assim.

Também é curioso falar em rendimento mediano nacional, porque se falássemos em rendimento médio nacional também podíamos desinformar. Por exemplo poderíamos ter um rendimento médio nacional virtual, ou seja um rendimento que traduzindo a média aritmética de rendimentos estaria altamente inflacionado pelo rendimentos dos mais ricos. Isto traduz-se num rendimento médio nacional que estaria acima dos auferidos pela classe média. Também o rendimento mediano nacional aponta excelentes oportunidades de desinformação, além da já mencionada oportunidade de "criar excêntricos" só porque estão imediatamente acima dos 50% "menos ricos" ou "mais pobres" (até nestas singelas palavras existe desinformação), também pode acontecer que a mediana (o valor central) apresente uma maior margem em relação aos valores inferiores do que em relação aos valores superiores, o que seria indicador de uma sociedade com desigualdades vincadas mas que seria um oportunidade excelente para fingir que teríamos uma classe média forte.


P.S.
Para a amostra que se segue de valores:
1;4;5;20;40

o valor médio é:
(1+4+5+20+40)/5=14

a mediana é o "valor central" da amostra:
5

JOSÉ LUIZ FERREIRA disse...

Ganhar no mapa as batalhas que perde no território: eis o vezo e o vício deste governo.

Anónimo disse...

João, acrescento apenas um pequeno facto. Lendo o «destaque» do INE concluimos que o inquérito realizado no ano de 2006, o que agora é publicado, refere-se aos rendimentos das famílias em 2005. Ora em 2005 ainda não existia complemento solidário para idosos.
Este pequeno acrescento serve apenas para realçar a desonestidade intelectual do Primeiro Ministro...
Ricardo

João Dias disse...

Ricardo,

É verdade, acabei de saber isso pela voz do Paulo Portas que aproveitou para, no parlamento, reclamar o heróico combate à pobreza para si e para o seu partido. Se bem que o Sócrates voltou a reclamar para si, dizendo que o inquérito seria referente aos últimos 9 meses de 2005 e portanto governo PS.
Embora tenha ficado claro que o complemento solidário para idosos nada tenha a ver com os dados do INE, fica a disputa entre CDS e PS pela patente do combate heróico à pobreza.

Esta direita é mesmo socialista, todos a ver quem combate mais a pobreza.