domingo, 13 de janeiro de 2008

O destino da terceira via

Era previsível, demasiado previsível: Tony Blair foi convidado para «trabalhar» como consultor estratégico da J. P. Morgan, um dos maiores colossos da finança mundial. Diz-se que irá ganhar um milhão de libras por ano. É a recompensa para quem sempre se mostrou, enquanto governante, «extraordinariamente relaxado» com a acumulação de riqueza em poucas mãos. A economia e a sociedade britânicas que apanhem os cacos de um regime macroeconómico essencialmente assente no endividamento e na especulação financeira. O «socialismo moderno» acaba sempre no bolso de uma qualquer multinacional. Na Grã-Bretanha, na Alemanha ou, daqui a alguns anos, em Portugal.

4 comentários:

F. Penim Redondo disse...

Um milhão de libras por ano ? só ?

O Graneleiro, perdão, Granadeiro da PT ganha, segundo a Visão, 185.000 ao mês o que, pelas minhas contas dá mais de dois milhões ao ano.

É injusto.

Luis Gaspar disse...

Excelente. E ainda poderia referir-se os preços das casas no RU, que subiram dramaticamente durante aquele que já é conhecido como o período asset-based keynesianism, expulsando toda a classe média, jovem, britânica, licenciada, para fora de Londres. Este é um mecanismo fantástico para aferir da legitimidade daqueles ditados comuns hoje em dia, de que não interessam os ricos, mas apenas os pobres. A existência de ricos tem efeitos visíveis na existência dos pobres.

Pedro Sá disse...

Já cá faltava o preconceito contra os salários altos.

O Puma disse...

De facto

o ar que se respira esta cada vez

mais irrespirável