quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Inflação ou Inflações?

A discussão em torno das actualizações para as pensões de reformas é central para o combate à pobreza em Portugal. Dezenas de milhares de idosos dependem das miseráveis pensões sociais de invalidez ou velhice do regime não contributivo, cujo valor não chega aos 200 euros (212 euros para os antigos trabalhadores agrícolas). É, por isso, natural que o Governo assegure um aumento das pensões superior à taxa de inflação prevista. No entanto, desconfio que esta não seja a melhor forma de garantir o aumento do poder de compra desta vulnerável parcela da nossa população. O cabaz de compras médio de um pensionista será, provavelmente, muito diferente do cabaz de compras utilizado pelo INE no cálculo da taxa de inflação. Os produtos alimentares, os serviços básicos (água, gás e electricidade) e os medicamentos pesam mais no orçamento familiar. Então, porque não indexar as actualizações a uma de taxa de inflação "para idosos", a ser calculada pelo INE?

4 comentários:

NC disse...

E um índice uma para homens que vivem na selva que se fazem transportar em lianas e que tenham um chimpanzé a seu cargo no agregado familiar. P'ra facilitar.

Rui disse...

Eu tenho bastantes dúvidas em relação ao modo como se calcula a taxa de inflação e depois ela é aplicada nos aumentos não só das reformas como também do salário mínimo.
Tal como é calculada actualmente, parece-me que a taxa de inflação subestima bastante as despesas mais frequentes nos agregados de rendimentos mais baixos, alimentação, casa, água, luz...

Pedro Sá disse...

Talvez, talvez...

Samir Machel disse...

Quando a boa (e óbvia) sugestão do Nuno consegue estas reacções entusiastas dos leitores atentos de um site dedicado à "economia", tal é o melhor indicador à pobreza que chegámos...