segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Hoje


«Devemos a José Afonso um conjunto de canções e pensamentos que mudaram o curso da música em Portugal. Insatisfeito com as formas e práticas da canção de Coimbra, atento aos contextos sociais e políticos do país real, foi criando uma obra que abriu e alargou horizontes, juntando à criação musical objetivos de luta. Primeiro contra o regime, depois em favor da criação de um modelo de sociedade. Através dos arquivos da rádio e televisão da RTP, entre entrevistas, atuações e reportagens, José Afonso fala-nos de si, das suas canções e de como estas refletiram as suas ideias. Juntando parceiros e nunca perdendo uma noção de rumo este é um percurso central na história da música portuguesa ainda hoje vivo e pungente tanto pelas memórias das gravações do próprio José Afonso como pelas versões que outros continuam a criar a partir da sua obra».

No dia em que Zeca Afonso completaria 92 anos, a RTP transmite, a partir das 21h00, o documentário inédito «José Afonso: Traz Outro Amigo Também», da autoria de Nuno Galopim e de Miguel Pimenta, seguido de um concerto filmado no Capitólio, «O Cantinho do Zeca», com direção artística de Agir. A não perder.

3 comentários:

Gancia disse...

Grande poeta e grande compositor. Doutor da língua portuguesa sempre soube com uma mestria inigualável transmitir a força da palavra, galvanizando mentes e corações de um povo valente, mas sofredor. Lamento aqueles cujas mentes impregnadas de delírios e "diarreias intelectuais" se deixaram ofuscar por ódios rasteiros e que não tivessem valorizado o homem na sua plenitude como merecia. Infelizmente a situação não deixará muitos surpresos, não nos esqueçamos que ainda há uns anos, tivemos um Nobel, e o presidente do país desse homem não se dignou sequer em mencionar seu nome, quanto mais não seja.

Anónimo disse...

Sim, na RTP uma excelente vídeo biodocumento e um invulgar "Musical". Respeitosamente não-pimba.
O Zeca compositor, com meia dúzia de acordes, melhor do que muito exímios dodecafonistas.
O Zeca cantor, voz doce, expressiva, explícita, sem vâs pretensões, incomparável,
O Zeca letrista, letrado, hábil, subtíl, feliz entre as suas dores... Tinha a sua fé.
Génio, Homem.

Anónimo disse...

Obrigado, Zeca. Eternamente agradecido ao Zeca.