sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Economia Política em Portugal


A Associação Portuguesa de Economia Política constituiu-se com o objetivo de promover a consolidação, em Portugal, do domínio científico da economia política. A economia política pressupõe uma abordagem ampla que não separa o económico do social ou do político. A economia é inevitavelmente uma relação social e política. Muitos equívocos teriam sido evitados se esta constatação simples não tivesse sido a dada altura abandonada.

Em janeiro de 2018, realizou-se o 1º Encontro Anual de Economia Política promovido pela associação. O tema escolhido foi a economia enquanto realidade substantiva, convocando a tradição institucionalista nesta área, em especial o contributo de Karl Polanyi.

O último número da Revista Crítica de Ciências Sociais dedica um dossier temático a este primeiro encontro, contando, entre outros contributos, com três artigos dos oradores convidados – Ben Fine, Helena Lopes e José Luís Garcia. Boas leituras.

1 comentário:

Henrique Sousa disse...

A "Economia política em Portugal" passou a ser tratada e escrita em inglês, como sucede com quase todos os textos do Congresso publicados nesta edição da Revista Crítica de Ciências Sociais? Quais são afinal os destinatários desejados do que escrevem e reflectem os que não abdicam do pensamento crítico? As imposições académicas justificam isto? Para que serve a nossa língua comum? E quem estamos assim a excluir do debate?