quarta-feira, 31 de julho de 2019

Veja lá se percebe


A proposta do CDS, que teve todo o destaque mediático, só pode ser resumida em modo jovem conservador de direita. Tudo bem nasalado é então assim: se não tem o chamado mérito para entrar no ensino superior público, não faz mal, os papás compram-lhe o lugar no ensino superior público; o menino já tem idade para saber a grande lição dos negócios estrangeiros do Paulo: tudo se compra e tudo se vende.

Sim, veja lá se percebe de uma vez por todas: o mérito e o dinheiro são uma e a mesma coisa. Olhe para o tio Soares dos Santos, o herdeiro do tio Alexandre, a falar de meritocracia ou para a tia Amorim a falar de moral; sim, é a que tem por mão o nosso Adolfo, que trabalha tanto, o coitado; da Galp ao nosso programa eleitoral, deve ser uma canseira.

De resto, foi para chegar aqui que o tio Pedro criou, em 2014, o estatuto do estudante internacional, tornando o ensino superior público num negócio estrangeiro a preços ditos de mercado. O máximo da sofisticação reformista neoliberal, sei lá.

27 comentários:

Jose disse...

É, acontece que ter dinheiro traz vantagens, para quem o tem e para quem o recebe.

Só pode ser resumido em modo evidência.

Veja lá se percebe.

Tavisto disse...


Lavoisier, segundo Cristas:

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se compra e vende.

Unknown disse...

O mérito não está en ter dinheiro, está na forma como se ganhou. E daqui decorre também a legitimidade das vantagens que traz. Ou a sua ausência. Se o acesso bens a importantes, como a educação, não depender do dinheiro que se tem mas do mérito que se demonstra, será mais justo.
Entende mais facilmente quem não o tem nem ver forma de o vir a ter.

Anónimo disse...

É fácil de perceber.
Se os estrangeiros podem faze-lo, porque não os Portugueses. A proposta não tem nada de errado.

A esquerda discorda porque quer que seja igual para todos. correto. Então, convinha ganhar as eleições. Lembro que o PS governa no essencial á direita, e isso garante-lhe vitoria nas eleições.


Para a direita não igualitarista, faz todo o sentido, A maioria dos lugares esão garantidos para todos, com seleção de mérito, e esta medida permite até ás universidades publicas um financiamento adicional, e entrar na concorrência com as privadas.


Esta medida não interessa á esquerda por motivos ideológicos. E não interessa obviamente ás universidades privadas que sentem a concorrência das publicas.


No fundo é como na abolição das taxas moderadoras. O privado esfrega as mãos de contente.

Ricardo C. disse...

Sim,essa do PS governar à direita é verdade. Sempre foi assim: na luta pela democracia, na adesão à Europa, na criação do SNS, na adesão ao Euro, etc. Muito parecido com a direita!
Até nos dias de hoje se nota a orientação à direita: a subida do salário mínimo, a reposição dos rendimentos, a baixa de impostos no IRS e a manutenção no IRC, enfim....
Ao contrário do dito, na cabeça de alguns, uma mentira repetida não se transforma em verdade.
Tomáramos nós que a direita portuguesa governasse à direita. Seria à direita, mas seria alguma coisa.

Geringonço disse...

O comentário de Ricardo C. demonstra bem a loucura que se tornou o "europeísmo"...

Então a adesão à "Europa" (Portugal antes não fazia parte da Europa?) e posteriormente ao Euro são positivos?

Portugal aderiu à "Europa" e ao Euro, Portugal abdicou de instrumentos de desenvolvimento e está praticamente há 2 décadas no pântano, muitos ficaram de tanga, emigração como não se via desde o tempo do Salazar, desemprego atingiu níveis da grande depressão de 1929, enorme precariedade promovida pelo PS como os outros partidos de direita em nome do "europeísmo" sem alternativa.

O PS distribui mais umas migalhas que os restantes partidos de direita e não muito mais...

O PS é, sem dúvida nenhuma, um partido com amplas responsabilidades pela regressão que se tem assistido há 2 décadas para cá.

Outros PS europeus já foram punidos pelo comportamento que o PS português continua a ser um (mau) exemplo.

Bendita Geringonça, salvou o PS da pasokização, na minha modesta opinião, o PS e a carreira política de Costa já deviam ter acabado como outros PS desta decadente Europa.

Num ponto eu concordo com o Anónimo Pedro Aonio Pimentel o PS é, no essencial, um partido neoliberal, logo, de direita...

Ricardo C disse...

Sim a Europa foi muito mau, não foi?
Conhecia o país antes da adesão? Tem aí algum indicador (um só!) que mostre o contrário? Vá lá, só um...
As "migalhas que são distribuídas, compara com quê? Com o Luxemburgo ou com Bulgária? É melhor comparar com o nosso passado.
De facto podia ser muito melhor. Aí estou de acordo. Mas, para a próxima, juntem-se outra vez com a direita para fazer oposição "patriótica e de esquerda" e chamar novamente a troika!
Os PS europeus que já foram "punidos" tiveram o resultado, justamente, de governar como dizia Carlos Carvalhas: "piscam o olho à esquerda mas viram à direita"!
O PS é, com frequência, neoliberal porque a esquerda, em geral, esquece-se de quem é quando lhe cheira a caviar ou a negócios de oportunidade!

Anónimo disse...

Uma excelente posta com um humor ácido que destrói logo pela base as propostas de classe do CDS/PP e dos tios e tias afins

Jose dá o seu ámen, "esquecido" das tretas que andou a impingir sobre o mérito e coisas assim. Como se vê,o mérito para estes cabe na ponta do livro de cheques. De quem os tem claro, porque o resto é treta.

Tavisto acrescenta humor ao humor da posta.

E o anónimo pedro aonio pimentel ferreira acrescenta o que tem que acrescentar. Por motivos ideológicos não larga a "tasca". Embora continue a aldrabar e a lamber as botas a tudo que seja neoliberalismo destrambelhado

Anónimo disse...

Basta agitar um pouco as águas e logo se desvenda a hipocrisia incrível ( e peçonhenta) duma direita sem escrúpulos.

E boçal

Citando um outro blog:

"A proposta do CDS fala por si e dispensaria mais comentários. Na verdade, o que ela desvenda é toda uma concepção de vida, de sociedade e de país em que o dinheiro - sempre ele - é a grande força motora.E, tudo visto, a mim só me apetece acrescentar que, tendo passado décadas a ouvir a direita proclamar o seu apego ao mérito individual, agora apanho com esta e tenho de concluir que afinal essa velha milonga era pura demagogia".

Anónimo disse...

Há mais, só para os que pensam que os outros são idiotas

É que aqueles tentam vender a bondade da proposta do CDS, como tentaram vender Passos como campeão do combate ao desemprego e outras anormalidades equivalentes

Estrangeirices e outras asnices ... Pimentalices, claro. Ao serviço dos interesses privados e das negociatas à moda da tralha neoliberal


A pergunta impõe-se:


" Coisa espantosa é que nenhum jornalista tenha feito a Cristas a seguinte pergunta: se as Universidades têm vagas para quem tiver dinheiro para pagar porque é que não teriam vagas para os alunos com melhores notas logo a seguir aos últimos que entraram?"

Vitor Dias

Anónimo disse...

O PS é, frequência, neoliberal, porque a esquerda ...?

Não há o mínimo pudor em fazer esta afirmação, tão longamente desmentida pelos factos?

O exemplo da legislação laboral está aí tão fresquinho e tão prontinho a atestar o ideário do PS e o “ negócio de oportunidades” para satisfazer esse mesmo ideário?



Anónimo disse...

Nem o privado nem o público são grande coisa no ensino, superior ou outro, daí o porradão de desempregados licenciados e afins.

Geringonço disse...

Ricardo C.,

Portugal saído do Estado Novo apresentava indicadores de país subdesenvolvido porque esse regime nunca (nunca!!!) quis verdadeiramente desenvolver o país e proporcionar melhores condições de vida à maioria da população.

Por acaso achava que Portugal pós Estado Novo ia atingir níveis de desenvolvimento escandinavos de um dia para o outro?

É curioso como os defensores do europeísmo sem alternativa esquecem-se deste "pequeno" detalhe...

Agora na "Europa" e com a maravilha Euro, 20 anos de pântano, carradas de emigração, desemprego, precariedade, aumento da pobreza... Estes indicadores não interessam?

Podia ser melhor?
Não, não podia. A "Europa" neoliberal e a esquizofrénica zona Euro produziram, e produzem, exactamente aquilo que os neoliberais desejam, uma sociedade onde uns quantos concentram o poder e riqueza e os restantes nem tanto...

Nenhum governo que tem como intenções desenvolver o país devia ter assinado o tratado de Maastricht, o tratado de Maastricht institucionalizou a austeridade, o tratado de Maastricht é uma construção neoliberal, o Partido Socialista não só foi a favor do tratado de Maastricht como depois impingiu a este país o tratado de Lisboa de modo que Portugal nunca mais se livrasse da "Europa".

Sim, o partido Socialista é um partido neoliberal!
A austeridade, o Euro, o défice democrático da União Europeia, tudo isto foi feito porque o PS concordou, porque acreditou e acredita que não há alternativa ao "Europeísmo".

Joselito disse...

A ver se percebi: tudo se compra e tudo se vende? É evidente?

Anónimo disse...

Joselito está em transe para perceber exactamente o quê?

Uma adivinha.

E esta é evidente.

Val Tudo disse...

Corolário: só não vendes a tua mãe se não houver quem compre!

Anónimo disse...

O porradãio de desempregados licenciados e afins tem outras causas bem mais fundas do que o apontado por um comentário aí em cima. Este parece ser um tiro irremediavelmente ao lado

Duplamente.

Porque disfarça a realidade do mercado de trabalho com este argumento primário

Porque não é isto que este post denuncia.

Pretende-se esconder a atribuição de quotas em função dos euros.?Pela mão dos que papaguearam durante anos a meritocracia individual etc e tal

Jose disse...

Uma trapalhada.
Quem tem mérito tem a vantagem de estudar à borla.
Quem não o tem, paga.

Onde isto afecta a noção de mérito pressupõe que é demérito ter dinheiro para pagar.

E é aqui, neste fundamento da esquerda, que não distingue o poupado do assaltado, que vibra a indignação das virgens do nosso tempo, como seguramente já fez vibrar no seu tempo os familiares dos Santo Ofício.

Anónimo disse...

Ê

De facto esta tralha neoliberal só não vende a sua mãe se não houver quem a compre.

E depois ainda vêm papaguear para aqui sobre a “extorsão do privado pelo público”.

Vamos aprendendo os métodos desta gente

Aónio Eliphis disse...

José cono sempre, sucinto, acutilante e certeiro: "Quem tem mérito tem a vantagem de estudar à borla. Quem não o tem, paga."

Anónimo disse...

Temos assim que jose quer comprar o mérito

Uma espécie de dádiva conferida pelo dinheiro. O dito "elevador social" com paragem obrigatória na ponta do cheque. Para perpetuar a mediocridade das nossas elites?

Sabemos que a classe patronal do país é aflitivamente ignorante. Os seus níveis de escolaridade são absurdamente baixos, inferiores, bem inferiores aos de outros países e aos dos que empregam

Jose quer corrigir isto na ponta do livro de cheques

Percebe-se porquê.

Anónimo disse...

Jose continua, em forma de pregador ideológico contumaz:

"Onde isto afecta a noção de mérito pressupõe que é demérito ter dinheiro para pagar."

A tentativa de violar os princípios de acesso ao ensino superior, permitindo o acesso por quem não tem o mérito para nele entrar, faz lembrar muita coisa.

Faz também lembrar aquela anedota já aqui contada sobre o mérito do dinheiro e do seu uso em prostitutas. Quando alguém pergunta a uma dondoca da sociedade se quer fazer sexo a troco de 10 euros, ela recusa indignada. No entanto a sua indignação vai diminuindo de forma acentuada à medida que sobe o "mérito " do dinheiro, até se apagar de vez

Com a conclusão refinada por parte de quem assim compra a cliente. Um problema está resolvido. Já tem puta. Falta só o dinheiro

Anónimo disse...

Qual será a proxima invenção desta direita nauseabunda?
Tribunais e juízes à medida das bolsas dos réus?
Autorização para circular nos corredores BUS dos transportes públicos?
Será que esta gentinha não tem uma medida do ridiculo?

Anónimo disse...

Diz jose:

"Uma trapalhada.
Quem tem mérito tem a vantagem de estudar à borla.
Quem não o tem, paga."

Essa de estudar à borla é uma coisa estranha. Como "à borla" se se têm que pagar propinas e se se têm uma outra série de despesas relacionada com o tema

Começa bem este tipo. Trapalhão a falar em trapalhada... como é de resto habitual entre estes trapalhões

Anónimo disse...

A trapalhada continua:

"Quem não o tem ( ao mérito), paga.

Hum. Há critérios de acesso ao ensino superior. Um deles consiste na prestação de provas. Jose quer criar uma quota para a entrada no dito ensino de acordo com a riqueza de cada um


Quem não tem mérito para ser juiz paga para ter acesso a sê-lo. Chegados às provas finais, quem tem mérito passa. Quem não tem mérito compra o canudo

Porque como dizia de forma assaz cabotina este jose:

"Onde isto afecta a noção de mérito pressupõe que é demérito ter dinheiro para pagar ( o canudo)?

Anónimo disse...

A trapalhada continua

Num singular processo de manipulação de palavras, jose vê uma "noção de mérito".

Mas apressa-se a colocar em causa o mérito, equivalendo-o ao não demérito. Desta forma trapalhona e desonesta aí em cima apontada. De forma estranha, ignorante e desonesta

O mérito é mérito. Mas interroga-se logo de seguida um angustiado jose: "Será demérito comprar o mérito de entrada?

O mérito é mérito. Mas será demérito comprar um canudo?

O mérito é mérito. Mas será demérito fazer batota?

Um processo grotesco e anedótico de fazer passar o "não demérito" por mérito


Há definitivamente qualquer coisa de aflitivamente medíocre neste fado rançoso


(Que significativamente tem o apoio do coitado do pedro aonio eliphis pimentel ferreira.
Este, em 16 de Julho fazia uma pantomina com jose acerca do seu seminal, em tons pretensamente agressivos. Como se vê por aqui são só amores correspondidos.
Estas coisas gostam de emparelhar)


Anónimo disse...

Há mais ainda

Veja-se como vibra a indignação das virgens do nosso tempo, em torno da denúncia de se tentar legitimar quotas para o acesso ao ensino superior, com base no livro de cheques


Tal já fez vibrar seguramente no seu tempo os familiares do Santo Ofício e os seus antecessores

Quem não se lembra do comércio das indulgências. Da compra e venda das ditas, com o rol dos pecados a serem perdoados, de acordo com a bolsa do pecador


Adivinham-se os beatos jose e aonio eliphis pedro pimentel ferreira, no meio dos seus pregões berrados:

"Quem tem mérito tem a vantagem de ir para o céu à borla. Quem não o tem, paga."

É abjecto?

É