sábado, 20 de julho de 2019

Trabalhar para que o novo possa nascer


A crise em Itália é profunda e o xadrez político está em convulsão. Para colmatar a ausência de uma proposta política de esquerda soberanista, surgiu o movimento Nuova Direzione. Para uma leitura do Manifesto Pela Soberania Constitucional, subscrito pelas organizações da esquerda italiana que tomaram esta iniciativa, ver aqui.

Traduzo o comunicado:

Nuova Direzione

quarta-feira, 17 de Julho de 2019

As assembleias dos signatários da "Carta para o Manifesto Pela Soberania Constitucional", na sequência de um processo democrático de tomada de decisão, escolheram a designação "Nova Direcção" como o nome que os identifica.
Nova Direcção porque "o velho morre", mas trabalhamos para que o novo possa nascer.
Nova Direcção porque para atravessar o deserto é necessário substituir o "não se pode fazer" pelo "tem de ser feito".
Se a crise do velho persiste, o novo deve nascer, e o novo é o socialismo, entendido como um sistema em que a economia e os mercados estão subordinados às necessidades dos indivíduos e da comunidade - à democracia - e não vice-versa.
Um socialismo do século XXI que parte de análises concretas do mundo real e das condições históricas, das transformações dos modos de produção, do regresso do Estado, das novas formas de luta de classes.
A Nova Direcção nasceu com os pés bem assentes na melhor tradição do movimento operário e democrático italiano e internacional.
A Nova Direcção quer retomar o caminho percorrido pelos Pais Constituintes, denunciando a plena incompatibilidade entre os Tratados europeus e a Constituição da República.
A Nova Direcção é um movimento de mulheres e homens que quer romper as pontes com todas as expressões do pensamento neoliberal, inclusive as que se enraizaram na esquerda (tanto a institucional como a "radical").
Uma Nova Direcção que finalmente coloca no centro os temas do trabalho, da democracia, da soberania e do ambiente, e que é capaz de conjugar a questão "social" com a questão "nacional".
Uma Nova Direcção consciente de que só o Estado é capaz de assegurar um desenvolvimento compatível com o bem-estar social e ambiental.
Uma Nova Direcção que defende a República Italiana do risco de voltar à "mera expressão geográfica", de se tornar um simples segmento administrativo do mercado único liderado pela Franco-Alemanha.
Uma Nova Direcção contra aqueles que acreditam que o mundo é apenas uma soma de indivíduos que maximizam os seus lucros. Porque a sociedade existe e as forças colectivas podem sempre criar uma alternativa.
Uma Nova Direcção para assumir o sonho de uma sociedade livre e igualitária, de uma pátria independente e da solidariedade internacional entre os explorados.

7 comentários:

Anónimo disse...

Os democratas em portugal não vêem qualquer incompatibilidade entre os tratados europeus e a democracia, os incapazes não têm capacidade de ver o óbvio e os capazes mentem, mentem deliberadamente e descaradamente.

Anónimo disse...

Muito bom. "Big picture".
Porque será que estes italianos anunciam:
"...Uma Nova Direcção que defende a República Italiana do risco de voltar à "mera expressão geográfica", de se tornar um simples segmento administrativo do mercado único liderado pela Franco-Alemanha...".
quando todos bem sabemos que o mercado único é liderado apenas pela Alemanha?.
Graças à Madame Ursula, ainda iremos assistir à réplica francesa, corregindo a frase. Provavelmente mais cedo do que se esperava.

Jaime Santos disse...

Como diria Helmut Schmidt, 'quem tem uma visão, o melhor é procurar um médico' :-) ... Projectos políticos sem um programa consistente e detalhado que elenque as medidas que permitam alcançar os objectivos (e o modo de implementação das mesmas) a que se propõem têm normalmente o destino do costume, o caixote do lixo da História...

Anónimo disse...

Helmut schmidt é citado aqui por Jaime Santos como tendo afirmado que "quem tem uma visão,o melhor é procurar um médico"

Frase singular. E também singularmente idiota. A acção ou efeito de ver, a percepção pelo órgão da vista não necessita de per si de uma visita ao medico.

Anónimo disse...

Mas a frase,singularmente idiota, tem também um singular significado político

É um convite perverso à submissão e ao conformismo. A um mundo cinzento e parado no tempo, despido do conhecimento científico e da força das artes. E singularmente um mundo opressivo e ditatorial

Um mundo em que a visão de homens como Darwin ou Einstein fosse eliminada. Ou que a visão dum Van Gogh ou dum Bach tivesse sido rasurada.Ou que a visão que levou à Revolução Francesa ou ao 25 de Abril fosse abolida.

Por imposição de políticos medíocres. Por imposição dos novos ditadores

As coisas que defendem um tal tipo de mundo, um tal tipo de mundo, têm o destino do costume, o caixote do lixo da História

Anónimo disse...

Ha-Ha-Ha-Ha-Ha-Ha-Ha, esta obsessão pelos programas detalhados do comendador Jaime Santos...

Relembrando um outro personagem que tinha planos tão astuciosos que se tivessem cauda se chamariam furões...

I've got a plan so cunning...

https://www.youtube.com/watch?v=Gp5St7hORyw

Geringonço disse...

"Projectos políticos sem um programa consistente e detalhado que elenque as medidas que permitam alcançar os objectivos" - Jaime Santos


Pois é, programa detalhado... Era bom que os europeístas tivessem detalhado a destruição social-económica que o Euro provocou a Portugal e não só, mas não o fizeram.
E não é porque não sabiam que a zona Euro seria um zona monetária disfuncional, sabiam!! A crise do Euro foi e está a ser usada para subjugar países e destruir as suas democracias.

Os detalhes miseráveis da União Europeia e Euro, a sua natureza anti-democrática e regressiva, não quer o Jaime Santos ouvir falar...

A culpa de tudo isto é do Maduro! Não é verdade Jaime Santos?