terça-feira, 23 de setembro de 2008

Tantas perguntas

Não sei se João César das Neves (JCN) dirá melhor do que isto sobre a crise financeira: «Deve ser horrível ser Deus. Afinal quem é que quereria ser Deus, para ter tanto trabalho, fazer tudo tão bem, tão perfeito e depois acabar esquecido, desprezado, incompreendido?» (DN de ontem). Basta substituir Deus pelo Mercado Livre (assim com maiúsculas). Até há pouco tempo quase que não se dava pela diferença. Não vou poder ir ao debate. Aqui ficam algumas perguntas que eu gostaria de fazer a JCN:

Por que é que teve de recorrer, muito recentemente, a Keynes para «explicar» a actual crise financeira? Onde é que está a sua economia ortodoxa povoada de agentes omniscientes, de pequenos deuses, e de mercados sem falhas relevantes? Ainda acha que Keynes é neoclássico? Por que é que nunca refere que Keynes defendia, e bem, que a instabilidade financeira é um atributo necessário de mercados financeiros desenhados de acordo com as prescrições liberais? Será que mantém as suas posições a favor do incremento do papel dos mercados financeiros liberalizados (por exemplo, na área da Segurança Social)?

As perguntas multiplicam-se. Para a próxima não se esqueçam de convidar também um economista crítico dos desvarios neoliberais. João Ferreira do Amaral é dos poucos que, como académico e intelectual público, sempre resistiu ao que era até há pouco «a ideologia intransponível do nosso tempo». Ali onde era mais difícil. Na macroeconomia e na política económica. Muitos beneficiámos com isso. JCN, pelo contrário, sempre esteve muito entretido a escrever as vulgatas da ideologia dominante.

3 comentários:

Filipe Moura disse...

Então aparece logo, pá!

Anónimo disse...

A reflexão que decorre nos EUA, em particular em Princeton é muito interessante e parece-me que este link e docs que se podem ver são verdadeiro serviço público. Aqui vê-se as universidades a discutir a realidade pungente que nos atormenta, e não a mçada das reorias soporiferas de nos lembramos das aulas do curso... o link é : http://econ.princeton.edu/news/crisis-panel.html
Alguns dos investigadores fazem parte da equipa restrita que está a investigar bolhas financeiras, com modelização econométrica e outros instrumentos de análise, desde a 2 anos a esta parte.

Anónimo disse...

Correcção: maçada das teorias sporiferas. the same as before