domingo, 25 de julho de 2021

Sem um programa apresentável, resta o chavão do facilitismo


«Na semana passada, perante o fracasso argumentativo do seu grupo parlamentar na audição em Comissão, veio o vice-presidente do PSD, David Justino, em dose dupla - artigo de jornal e conferência de imprensa – tentar fazer esquecer a tibieza dos seus parlamentares e repetir os já estafados chavões, naquela prática recorrente de dizer algo as vezes que for preciso, independentemente da veracidade do que diz e escreve. É o facilitismo político.
David Justino, enquanto político, não vive sem exames. Ele e outros companheiros de partido ou seus amigos comentadores são professores do ensino superior. Gostava de ver a sua reação se alguém lhes dissesse duas coisas: 1. A avaliação que faz dos seus alunos não é credível porque não há um exame feito por uma entidade externa independente a validá-la. 2. Eu sei que só ensina a sério quando há exames externos.
(...) Como é possível alguém minimamente sério afirmar, como Rui Rio, que o Governo tem “pressionado as escolas para passar os alunos mesmo que estes não saibam”? (...) Nem repara no apoucamento que faz dos professores. Para o PSD e o seu líder parlamentar, os professores são pessoas que avaliam os seus alunos em função das ordens que recebem do Governo. Como se não fossem profissionais responsáveis, que sabem o que fazem.
O PSD, por alguma razão, não gosta do ensino assente na aquisição de competências. Acha que um currículo por competências dispensa conhecimentos. Mas é mesmo só achismo, porque nunca o currículo português foi construído sem conhecimentos a adquirir. Basta consultar qualquer documento curricular de qualquer disciplina desde sempre e também atualmente. Os mais de 200 documentos curriculares desenvolvidos nos últimos 5 anos de forma participada e discutida têm, como é óbvio, conteúdos declarativos. Ora, das duas uma… ou ninguém no PSD olhou para um único documento ou o PSD está apenas num malabarismo para chegar à catástrofe do facilitismo. A palavra sem a qual o PSD sabe falar sobre educação
».

João Costa, O PSD tornou-se facilitista (recomenda-se a leitura na íntegra aqui).

3 comentários:

Jaime Santos disse...

O link não funciona...

Nuno Serra disse...

Obrigado Jaime Santos. O problema está corrigido

António Ladrilhador disse...

De facto, o chavão do facilitismo seria muito mais bem aplicado a um certo Governo que, alegadamente apenas por ser 'difícil de explicar', deixou de fora do modelo de classificação do risco de contágio da doença COVID-19 um critério essencial para evitar que, como atualmente, acontece, voltem a ficar confinadas populações inteiras no seio das quais está mais do que resolvida a situação.
Se o tema lhe interessar, poderá ler o desenvolvimento em https://mosaicosemportugues.blogspot.com/2021/07/castigos-inuteis-da-covid.html
Bom Domingo!